quarta-feira, 27 de junho de 2018


20º Encontro de Relações com Investidores debate propostas para aumentar o número de companhias abertas

O 20º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais - promovido pelo IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e pela ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas) – teve painel sobre a "Simplificação das obrigações de prestação de informações nas companhias".

O 20º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais - promovido pelo IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e pela ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas) - teve painel sobre a "Simplificação das obrigações de prestação de informações nas companhias".

Eduardo Lucano, presidente executivo da ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), destacou a importância da redução de custos e flexibilização de regras para ampliar o número de companhias abertas no mercado de capitais brasileiro.

Roberto Dias Carneiro, sócio do escritório BMA (Barbosa, Müssnich, Aragão Advogados), sugeriu a eliminação da obrigatoriedade de publicações legais em Diário Oficial. Ele destacou que hoje já existem diversas outras formas de comunicação com os acionistas, como o próprio site da companhia, a página da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e os jornais de grande circulação. A questão foi apontada como um peso que onera, principalmente, empresas de menor porte.

Tiago Isaac, superintendente de Relações com Empresas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), defendeu a redução da burocracia e citou o exemplo positivo da criação do voto a distância, prática que permite ao acionista exercer seu direito a voto, mesmo não estando presente na Assembleia.

Enrique Pessoa, diretor da Donnelley Financial Solutions, disse que o voto a distância não só permitiu a participação de acionistas estrangeiros, como trouxe benefícios às companhias, que reduziram custos para verificar a documentação.

O 20.º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais conta com o patrocínio das seguintes empresas: B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); BMA (Barbosa, Müssnich, Aragão Advogados); BNY Mellon; Bradesco; Bridge Comunicação com Investidores; Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados; Datev Sinfopac; Deloitte; Diligent; Donnelley Financial Solutions; Greenberg Traurig; Itaú Unibanco; MZ Group; Petrobras; RIWeb; Sabesp; S&P Global; TheMediaGroup; Thomson Reuters; e Valor Econômico.

Assessoria de Comunicação do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores)
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