quinta-feira, 29 de setembro de 2016

NOTÍCIAS CODIM
CODIM debate Novo Relatório do Auditor Independente
Rogério Garcia, diretor Técnico do IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil) Nacional, conduziu apresentação sobre o NRA (Novo Relatório do Auditor), durante reunião do CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado), em 15 de setembro de 2016. A reunião ocorreu na sede do IBRACON de forma mista (presencial e teleconferência) das 16 às 18 horas.
O Novo Relatório do Auditor será aplicado no Brasil nas auditorias de demonstrações contábeis a partir do exercício findo em 31/12/2016.
Haroldo Levy Neto, coordenador do CODIM pela APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), destacou que o CODIM quer salientar a importância das companhias refletirem e abrirem as discussões sobre a nova forma de divulgar informações.
Ana Paula Tarossi, representante da ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), e Rogério Andrade, representante do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), aceitaram ser os relatores do Pronunciamento que o CODIM vai produzir sobre a Preparação para o Relatório do Auditor.
Apresentação – Rogério Garcia disse que o Novo Relatório do Auditor é uma iniciativa da IFAC (International Federation of Accountants) e traz mudanças significativas no formato e conteúdo de maneira a torná-lo mais transparente para os usuários.
Helmut Bossert, coordenador do CODIM pelo IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), destacou a importância da transparência para o mercado de capitais. “O Novo Relatório do Auditor resulta de exigência de mais informações por parte dos investidores”, declarou Garcia. A implantação do NRA foi um dos desdobramentos da demanda por mais transparência na divulgação dos resultados das companhias, após a crise das grandes corporações norte-americanas e europeias em 2008.
Leia Mais



CODIM: 40 anos da Comissão de Valores Mobiliários e os Rumos da Governança Corporativa
Haroldo Levy Neto, coordenador do CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado), e vários outros membros do Comitê prestigiaram, em 15 de setembro de 2016, o início das comemorações dos 40 anos da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), como parte das reflexões que serão realizadas ao longo do ano.
O IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e a CVM realizaram o seminário internacional, que objetivou debater a Governança Corporativa no Brasil e as oportunidades do seu aprimoramento. Leonardo Pereira, presidente da CVM, liderou o evento, que contou com palestrantes nacionais e estrangeiros.
Durante o evento, Leonardo Pereira entregou os 10 comentários pedidos pelo Grupo de Trabalho Interagentes sobre a minuta do Código Brasileiro de Governança Corporativa para Companhias Abertas a Emilio Carazzai, presidente do Conselho de Administração do IBGC e coordenador do GT Interagentes.
“A CVM merece os parabéns. Tem todo o nosso respeito pelo brilhante trabalho que sempre fez e pelo constante apoio que dá ao CODIM e a todas as entidades de mercado”, declarou Haroldo Levy.
Leia Mais


Veja entrevista de Haroldo Levy sobre Pronunciamentos do CODIM para a TV ANEFAC
Haroldo Levy Neto, coordenador do CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado), concedeu entrevista para a TV ANEFAC.
A entrevista ocorreu, na manhã de 13 de julho de 2016, na apresentação do CODIM para associados da ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).
A apresentação aconteceu a convite de Marcus Vinícius Biazzin Beszile, diretor executivo de Controladoria da ANEFAC. Beszile é também membro do CODIM.
A reunião foi realizada na sede da Praesum Contabilidade Internacional, que tem Cecilia Moraes Santostaso Geron, como sócia. Cecilia Geron é também membro do CODIM, representando a ANEFAC.
As apresentações foram feitas por Haroldo Levy Neto, coordenador do CODIM, e pelos outros membros e relatores dos Pronunciamentos discutidos. Marco Antonio Muzilli, representante do IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), Cecilia Geron, representante da ANEFAC, e Rogério Vieira de Andrade, representante do CFC (Conselho Federal de Contabilidade).
Leia Mais

Compartilhe com seus amigos. Para que passem a receber o INFORME CODIM, basta que enviem e-mail, fazendo a solicitação paracodim@codim.org.br

Nenhum comentário: