segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Semana de Tecnologia Metroferroviária ocorre de 13 a 16 de setembro de 2016
 
A 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e a Metroferr Expo acontecerão, de 13 a 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

O maior congresso metroferroviário da América Latina debaterá perspectivas e soluções para a mobilidade de passageiros e de cargas sobre trilhos no Brasil.

O Congresso terá 11 painéis e mais de 40 trabalhos técnicos. Haverá debates sobre tendências e regulamentações, além de casos de sucesso na adoção de tecnologias e técnicas construtivas. Por meio de painéis estratégicos e apresentações de trabalhos científicos, o evento tem o compromisso de difundir informações qualificadas bem como promover novas tecnologias para impulsionar o setor.

O tema central de debates da 22ª Semana é “Investir e Avançar com Eficiência”, buscando discutir alguns dos aspectos mais relevantes deste momento de crise. De um lado, as possíveis consequências da insistente retração da economia e da queda de arrecadação nos três níveis de governo sobre os projetos de sistemas estruturadores do transporte público urbano, em especial dos sistemas sobre trilhos. De outro, os caminhos disponíveis para que os projetos já existentes sejam garantidos e, efetivamente implantados no prazo, e para que novos sejam estudados e definidos, afirma Emiliano Stanislau Affonso Neto, Presidente da AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô).

Nos painéis centrais, estarão em discussão temas como a manutenção da eficiência e o aperfeiçoamento dos projetos dos sistemas metroferroviários, contratos de gestão, regras para aprovação e licenciamento de projetos e perspectivas de ampliação metroferroviária no País. Em sessão coordenada pela Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), serão desenvolvidas apresentações concernentes às melhores práticas para gestão eficiente das empresas metroferroviárias.

Investimentos - No último dia (16/09/2016), haverá cinco painéis, que focalizarão temas cruciais, como investimentos privados, fontes de recursos para implantação e operação dos sistemas metroferroviários e o que fazer para aproveitar o momento e avançar na crise, observa Emiliano Stanislau Affonso Neto. Em salas paralelas será abordada a questão do suprimento de energia elétrica para os sistemas de transporte público sobre trilhos e a recuperação de ativos ferroviários.

A programação de apresentação dos trabalhos técnicos terá os 16 estudos finalistas do 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. Também, quanto aos trabalhos técnicos, houve uma inovação: a criação de oficinas que concentrarão as apresentações de estudos referentes a temas específicos, relacionados com diversos aspectos da tecnologia metroferroviária, o que facilitará a participação dos profissionais desses segmentos; as oficinas cobrem as seguintes áreas: Sinalização e Telecom, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Via Permanente, Infraestrutura, Vagões, Locomotivas e Carros.

Emiliano Stanislau Affonso Neto, Presidente da AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô), afirma que “é nos momentos de crise que se abrem as oportunidades. Aproveitemos a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária para traçarmos caminhos que ajudem na implantação de sistemas metroferroviários e que melhorem a mobilidade de nossas cidades e metrópoles, tornando-as eficientes e com condições de gerar mais empregos”. "Mais do que nunca precisamos avançar com as redes sobre trilhos, acelerando a retomada do crescimento econômico e melhorando a qualidade de vida", diz Emiliano Stanislau Affonso Neto, presidente da AEAMESP.

Credenciamento de Imprensa com siqueira.katia@digitalassessoria.com.br

Sobre a Metroferr Expo 2016 - Realizada paralelamente ao Congresso, a Metroferr Expo é uma exposição que reúne empresas fabricantes de equipamentos metroferroviários, fornecedores de peças e serviços, que levam ao evento as inovações oferecidas ao mercado metroferroviário.

Sobre o 3º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU -A solenidade de entrega do 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários será realizada, no dia 13 de setembro de 2016, logo após a abertura da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária programada para o horário das 14:00 às 15:30. Quinze trabalhos serão agraciados com troféus e os três melhores artigos técnicos receberão prêmio de R$ 5 mil cada um. O Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários é uma iniciativa da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportes de Passageiros sobre Trilhos) e da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) com o apoio da AEAMESP, entidade responsável pela realização do Congresso.

Sobre a AEAMESP - Fundada em 14 de setembro de 1990‏, a AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô) é uma entidade sem fins lucrativos que congrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREAs. A entidade tem por objetivo valorizar e representar os profissionais de tecnologia metroferroviária, em todas as suas modalidades, nacional e internacional, promovendo a qualidade técnica de seus associados, bem como representá-los perante empresas, órgãos e institutos da comunidade científica e tecnológica.

Confira a programação
http://www.aeamesp.org.br/22semana/programa-preliminar/

Serviço
22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e METROFERR EXPO 2016
Data: 13 a 16 de setembro de 2016
Horário dia 13/08/2016: das 14:00 às 17:30
Horário dias 14/08/2016 a 16/08/2016: 09:00 às 17:40
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 596 - 4º andar - São Paulo - SP

Após os painéis, os palestrantes atenderão a Imprensa na Sala VIP

Credenciamento de Imprensa: Katia Siqueira
siqueira.katia@digitalassessoria.com.br

Assessoria de Imprensa da AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô)
Digital Assessoria Comunicação Integrada
(11) 3667-0640/ (11) 5081-6064 / (11) 9 9740-6122
Katia Siqueira siqueira.katia@digitalassessoria.com.br
Natália Martins natalia@digitalassessoria.com.br
Nathalia Marques natsiq@hotmail.com

Rodney Vergili rodney@digitalassessoria.com.br

Nenhum comentário: