CODIM reforça a transparência com pronunciamento sobre Release
O Pronunciamento
de Orientação nº 6 do CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de
Informações ao Mercado) focou a questão dos Releases divulgados pelas
companhias abertas brasileiras.
O objetivo do
pronunciamento é o de melhorar a qualidade dos documentos e aumentar a
transparência das informações que chegam ao mercado.
O IBRI (Instituto
Brasileiro de Relações com Investidores) como coordenador do Comitê -ao lado da
APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de
Capitais)- busca constantemente as melhores práticas de Relações com
Investidores.
O release -
ferramenta auxiliar utilizada pela companhia na disseminação das informações -
é um instrumento de comunicação utilizado pela área de RI das companhias que
possibilita dar mais informação ao mercado, sejam elas obrigatórias (Ato ou
Fato Relevante - Pronunciamento de Orientação n° 5 – CODIM) ou não (comunicados
ao Mercado).
O pronunciamento
de Orientação do CODIM nº 5 considera como Ato ou Fato Relevante qualquer
decisão tomada pela empresa e/ou seus administradores que altere a cotação dos
valores mobiliários e a decisão dos investidores de comprar, vender ou
mantê-los.
O pronunciamento
do Comitê destaca ser preciso fazer outro release para tirar dúvidas sobre
qualquer assunto que tenha um desdobramento e orienta que o conteúdo do release
deve ser explicativo e com linguagem acessível para que acionistas, analistas,
investidores e público em geral possam entender a mensagem.
O documento deve
estar o mais próximo da realidade da empresa e informar tanto os dados
positivos quanto os negativos. Os membros do Comitê estudaram as melhores
práticas americanas e européias sobre release para elaborar o pronunciamento,
além disso analisaram alguns pontos, divididos por tópicos, como: Objetivo;
Procedimentos para Divulgação; Abrangência e Divulgação do Release e Tratamento
Adequado do Conteúdo.
São alguns
exemplos que o Comitê recomenda como informações passíveis de divulgação:
resultados anuais e trimestrais, anúncios de dividendos, fusões, aquisições,
guidance, ofertas de compra de ações, compra de ativos relevantes,
desdobramento de ações e mudanças importantes na direção da companhia.
Deve existir
sensibilidade por parte da administração da companhia para definir quais
informações deverão ser divulgadas, ou não É preciso tomar cuidado com a
frequência de envio de releases, pois não faz sentido a divulgação repetitiva
com o mesmo conteúdo.
Cabe a toda
companhia de capital aberto buscar inserir instruções específicas sobre a
divulgação de Release em sua “Política de Divulgação de Informações ao
Mercado”.
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