IBRI COLUNA
Há sete anos 11 destaques nas áreas de Relações com Investidores do Brasil foram contemplados pela excelência
de seus trabalhos e competência das áreas de Relações com Investidores: nascia a primeira edição do IR Magazine
Brazil Awards. O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), a IR Magazine e a revista RI, juntos,
apostaram no prestígio que a premiação já havia conquistado em outras partes do mundo. “O evento tornou-se
extremamente importante”, destaca Ian Richman, Publisher da IR Magazine. Em 24 de novembro de 2011, ocorreu
o 7º workshop sobre a premiação, em São Paulo.
Além de reconhecer as melhores práticas nas Relações com Investidores, o objetivo principal do prêmio é
disseminá-las, como informa Ronnie Nogueira Editor da Revista RI. Em complemento ao trabalho realizado
pelo evento realiza-se, desde a primeira edição, o Workshop IR Magazine Brazil Awards para aprimorar os
critérios de avaliação e incluir novas ideias. Ao longo dos anos as opiniões e sugestões dos participantes
foram sendo agregadas às edições do prêmio.
A pesquisa do estudo de percepção e da premiação é conduzida pelo sétimo ano consecutivo com total independência
pelo IBRE-FGV (Instituto Brasileiro de Economia) da Fundação Getulio Vargas. Paula Silveira do IBRE explicou
que a amostra dos informantes englobou 505 dos principais profissionais de investimentos, cobrindo o mercado de
capitais e de ações no Brasil. As mudanças para a edição de 2011 foram: a atualização da base de informantes/
analistas (Bloomberg); atualização da linha de corte entre empresas Small e Large Cap, passando para R$ 3 bilhões,
e abertura por porte da empresa no atendimento ao investidor individual.
O painel “Comunicação Corporativa & Relações com os Individuais” foi moderado por Hélio Garcia, CEO da Business
News. Vencedor pelo segundo ano consecutivo na categoria de melhor profissional de Relações com Investidores,
Sílvio Guerra, Diretor de RI da Localiza, explicou que a estrutura da equipe da companhia é composta por quatro
pessoas para cobrir a totalidade da área de RI. A biblioteca digital da Localiza contém não só os dados e histórico
da empresa, mas também do setor e de comparativos com outros países, tudo isso para atender ao investidor de
forma mais ampla.
A entrada de um fundo de Private Equity na Kroton Educacional, no ano de 2009, fez a companhia vencer na
categoria maior evolução em Relações com Investidores. As alterações administrativas – como ressaltou Carlos
Lazar, Diretor de RI da Kroton, refletiu-se na percepção do mercado e proporcionando condições para que a empresa
dobrasse de tamanho no ano seguinte.
Uma das preocupações da Eternit é melhorar o atendimento ao investidor individual. Para tal, a empresa implantou
há dois anos plataforma para a participação nas assembleias via internet, mesmo porque conta com acionistas
em diversos Estados do país. A proatividade proporcionou o prêmio na categoria excelência no atendimento aos
investidores individuais para small & mid cap, conforme declarou Rodrigo Lopes da Luz, Gerente de RI.
Paulo Campos, Gerente de RI – Investidor Individual da Petrobras, contou que a equipe de atendimento a investidores
individuais da empresa conta com o apoio de 14 pessoas e tem como foco estar sempre muito próximo do acionista,
além de formar o investidor consciente. A gerência de investidor individual participou em 2011 de 47 eventos voltados
para esse público, sendo 12 deles reuniões APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do
Mercado de Capitais).
O segundo painel “Governança, Sustentabilidade & Relações com Investidores” foi moderado por Roberto
Gonzalez, Diretor de Sustentabilidade da TheMediaGroup. Helmut Bossert, Gerente Geral de RI da Natura, explicou
as iniciativas da empresa consagrada na categoria melhor sustentabilidade socioambiental. Para a Randon que
conquistou dois prêmios – melhor programa de Relações com Investidores small cap e melhor website de RI – é
preciso trabalhar com criatividade e inovação, afirmou o Diretor Financeiro, Geraldo Santa Catharina, e utilizar os
instrumentos disponíveis para se aproximar com o mercado de capitais.
Fernando Foz, Gerente de RI do Itaú Unibanco, fez ampla exposição sobre as iniciativas da área de RI do banco,
vencedor na categoria melhor programa de Relações com Investidores large cap. Foz destacou a importância
de demonstrar “o desejo de informar, de forma tempestiva, com transparência e equidade”. A estratégia do Itaú
Unibanco é compartilhada pela equipe de 30 profissionais, que procura antecipar ações no mercado e estar sempre
presente junto ao público estratégico.
Luiz Roberto Cardoso, Superintendente do IBRI, agradeceu o apoio dos patrocinadores Chorus Call, Eternit, MBA
FGV, Itaú Unibanco, Localiza, Randon, TheMediaGroup e Vale, o apoio de mídia do Jornal Valor Econômico e das
entidades do mercado. Informações acesse http://www.ibri.com.br/
Coluna IBRI no jornal Valor Econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário