segunda-feira, 4 de julho de 2016

Rodrigo Luz, presidente do IBRI, participa da entrega do 10º Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor

Rodrigo Luz, presidente da Diretoria Executiva do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores); Luiz Cardoso, superintendente do IBRI e Rodney Vergili, Assessor de Comunicação do IBRI, participaram da cerimônia de entrega do 10º Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor, em 01 de julho de 2016, na sede da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), em São Paulo (SP).

Leonardo Pereira, presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), enfatizou o apoio das principais entidades do mercado de capitais a iniciativas de educação financeira. 

Rodrigo Luz, presidente do IBRI, destacou que a educação financeira colabora para criar capital humano consistente que ajuda os cidadãos a passarem pelos períodos de turbulência econômica e viabilizar um futuro melhor. Rodrigo Luz disse que a premiação a partir deste ano da categoria local/regional do Prêmio Imprensa está em linha com a estratégia do IBRI de expandir a atuação em todas as regionais da entidade. O IBRI tem como missão a formação e o desenvolvimento profissional de Relações com Investidores. Ao mesmo tempo, o Instituto contribui de forma efetiva para a disseminação da educação financeira por meio do Prêmio TOP (Treinamento de Professores) da CVM, Prêmio Imprensa, livros, elearning, área específica no site (
www.ibri.com.br) para professores universitários, além de participar com palestras em universidades e entidades parceiras em todo o Brasil.

Robert Van Dijk, presidente da ANBIMA, abriu as portas da entidade para a iniciativa e declarou que o Prêmio é o reconhecimento ao papel desempenhado pela Imprensa na educação financeira, que é pilar do desenvolvimento econômico.

Inscrições abertas – Leonardo Pereira, presidente da CVM, anunciou que já estão abertas as inscrições para o 11º Prêmio Imprensa. Podem concorrer matérias publicadas ao longo de 2016. 

A iniciativa contemplará os autores dos trabalhos com R$ 3.500,00, além de certificado e placa alusiva (os classificados em primeiro lugar). Em caso de coautoria, o valor será dividido entre o número de autores.

Inscrições - Os interessados devem ser inscrever até às 20 horas de 27/04/2017 no site do Comitê Consultivo de Educação da CVM, onde também está disponível o regulamento e mais informações sobre o prêmio.
Os trabalhos devem ser redigidos em português, publicados ou veiculados no Brasil ao longo de 2016 (até 31/12) e de autoria de um profissional, admitida a coautoria, desde que limitada a três pessoas (autor e até dois coautores).

Os participantes poderão concorrer em mais de uma categoria, com até três matérias em cada:

• Jornal – Cobertura Nacional: publicações em jornais de cobertura ou distribuição nacional.
• Jornal – Cobertura Local/Regional: publicações em jornais de circulação local ou regional, que não tenham cobertura ou distribuição em todo território nacional.
• Revista: publicações em revistas, de tiragem nacional, regional ou local.
• Mídia Digital: publicações veiculadas por meios eletrônicos em portais de empresas jornalísticas com domínio brasileiro.

A mesma reportagem não poderá ser inscrita em mais de uma categoria. Também não são elegíveis os textos divulgados em blogs, artigos, colunas, guias, ensaios ou coberturas sequenciadas de eventos.

Vencedores da 10ª edição recebem prêmio e celebram conquista

O presidente da CVM, Leonardo Pereira, fez a seguinte declaração durante a entrega do 10º Prêmio Imprensa: "A mídia jornalística também é uma forte aliada na promoção da educação do investidor, auxiliando na maior conscientização e entendimento, por parte desses cidadãos, acerca dos produtos, riscos e aspectos do mercado de valores mobiliários. Por isso, a CVM e os demais membros do Comitê Consultivo de Educação têm a alegria de entregar o prêmio pessoalmente a cada um dos vencedores".

Cada premiado pelo Comitê Consultivo de Educação da CVM do 10º Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor recebeu na solenidade do dia 01 de julho de 2016: certificado, placa alusiva e prêmios individuais no valor de R$ 3.500,00.

Conheça os vencedores em cada categoria:

• Jornal (Cobertura Nacional): Beatriz Cutait
Matéria: "Tesouro mais direto", publicada em 27/05/2015 no Jornal Valor Econômico.
• Jornal (Cobertura Local/Regional): Mariana Cristina Mendes Areias
Matéria: "Aplicação financeira é alternativa de presente", publicada em 15/11/2015 no Correio Braziliense.
• Revista: Danylo Dias Martins
Matéria: "Coloque seu dinheiro para trabalhar", publicada em 26/11/2015 na revista Você S/A.
• Mídia Digital: Priscila Yazbek Marques
Matéria: "4 investimentos simples e seguros que batem a poupança", publicada em 20/08/2015 no site Exame.com.

Leia a íntegra das matérias no Portal do Investidor.
http://www.portaldoinvestidor.gov.br/entrevistas/index.html?pager.offset=20

Saiba mais sobre o Prêmio Imprensa

José Alexandre Vasco, superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, afirma que o objetivo do Prêmio é colaborar com a educação financeira, estimulando a imprensa a veicular matérias e reportagens que, de modo didático, esclareçam as oportunidades e os riscos dos diversos investimentos disponíveis para pessoas físicas no mercado de capitais, auxiliando na formação de investidores mais conscientes.

O Comitê Consultivo de Educação é o organizador da iniciativa e é formado por membros da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA), da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP),da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD), da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC NACIONAL), da BM&FBOVESPA, da Cetip S.A. – Mercados Organizados, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI).

Veja mais informações sobre o Comitê na página 
www.comitedeeducacao.cvm.gov.br.

Nenhum comentário: