terça-feira, 19 de setembro de 2017


23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e
METROFERR Lounge Experience

Data: 19 a 22 de setembro de 2017

Dia 19/09/2017: das 14:00 às 17:30
Dias 20, 21 e 22/09/2017: das 09:00 às 17:40
Local: Universidade Paulista – UNIP – Campus Paraíso
Endereço: Rua Vergueiro, 1.211 - São Paulo - SP
Confira a programação:
http://www.aeamesp.org.br/23semana/programacao/

Telefones da Sala de Imprensa
Sala de Imprensa – (11) 9 9740-6122 (Vivo) / (11) 9 6465-4211 (Tim)
(11) 9 5740-3632 (Oi)

Assessoria de Imprensa da AEAMESP
Digital Assessoria Comunicação Integrada
(11) 3667-0640/ (11) 5081-6064 / (11) 9 9740-6122
Katia Siqueira – siqueira.katia@digitalassessoria.com.br
Letícia Silvi – leticia@digitalassessoria.com.br
Rodney Vergili – rodney@digitalassessoria.com.br
________________________________________________
Mobilidade urbana, uma questão social e econômica
Ao longo dos últimos anos, a mobilidade urbana tornou-se não só uma questão social, mas também econômica.

Ganha força a visão de que a mobilidade nos grandes centros deve estar lastreada em redes estruturadoras metroferroviárias.

Na 23a Semana de Tecnologia Metroferroviária - composta de nove painéis, vários workshops, seminário, oficinas, reuniões e 65 trabalhos técnicos – haverá debates sobre propostas e possíveis soluções para a questão da mobilidade nas cidades brasileiras.

Do exterior, haverá a experiência de um especialista alemão que mostrará a relevância das receitas não operacionais nas estações ferroviárias e a de um executivo francês especializado em mobilidade urbana que fará uma apresentação sobre articulação urbanismo-transportes e a proposta francesa de desenvolvimento urbano por meio dos trilhos. Outras experiências vindas de Portugal, Chile, Colômbia serão apresentadas em painéis do Congresso.

Estarão, também, em pauta o crescimento dos sistemas, com expectativas e planos governamentais, a mobilização da sociedade civil organizada, e o tema da reestruturação das empresas para enfrentar os desafios no setor, pois, neste momento, além da tecnologia e dos recursos, é preciso ter seriamente em conta a readequação das equipes e a motivação dos profissionais.

Resumos dos temas da 23a Semana de Tecnologia Metroferroviária
A 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária terá como tema central: “+Trilhos+Desenvolvimento”.

O evento acontece a partir de terça-feira (19 de setembro de 2017) até sexta-feira (22 de setembro de 2017), na Universidade Paulista – UNIP – Campus Paraíso, em São Paulo (SP), paralelamente à Metroferr Lounge Experience, espaço para que os participantes do evento possam interagir com os representantes das empresas fabricantes de equipamentos, fornecedores de peças e serviços, que estarão divulgando as mais recentes inovações para atender ao mercado metroferroviário.

19/09/2017 – terça-feira – 14 horas - Após a solenidade de abertura, marcada para as 14 horas do dia 19 de setembro de 2017 será realizada a cerimônia de premiação do 4º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU.
Em seguida, será realizada a conferencia internacional “Relevância e fatos-chaves das receitas não operacionais nas estações ferroviárias: Um estudo de caso da Deutsche Bahn AG na Alemanha”.

Conferência a cargo do especialista Oliver Wittik, que trabalha na DB Station & Service AG e DB International Brasil, atuando como analista de marketing da gigante alemã de transporte ferroviário Deutsche Bahn. Wittik compartilhará o conhecimento da Deutsche Bahn em relação a receitas não diretamente relacionadas com o transporte. “Trata-se de um fator essencial para a otimização do volume de negócios nas estações”, afirma Oliver Wittik.

Em seguida, Etienne Lhomet, diretor da consultoria DVDH (Des Villes et Des Hommes), especializado em mobilidade urbana, fará apresentação sobre “Articulação urbanismo-transportes e a proposta francesa de desenvolvimento urbano através dos trilhos”.

20/09/2017 - quarta-feira - No segundo dia, além dos trabalhos técnicos que serão realizados todos os dias na parte da manhã e da tarde, haverá o Painel 1 – 09:00 às 10:20 – “Formas inovadoras para obtenção de recursos para empreendimentos metroferroviários”. Participam: José Roberto Generoso, secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana; Eleonora Pazos, coordenadora da Divisão América Latina da UITP (União Internacional de Transporte Público); Luciene Machado, superintendente da Área de Saneamento e Transporte do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social); e Raquel Verdenacci, gerente de Negócios da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô.
Em pauta o panorama internacional da modelagem econômico-financeira, novas possibilidades para composição de garantias de financiamentos e as receitas não tarifárias do Metrô de São Paulo. Em discussão, os investimentos em transportes sobre trilhos como fator de promoção do desenvolvimento, com o aproveitamento do entorno das linhas e das estações para empreendimentos associados que tragam retorno, assegurando recursos para o custeio e para expansão dos próprios sistemas metroferroviários.
.
20/09/2017 – quarta-feira - No painel 2 – 10:40 às 12:00 - Constantin Dellis, chefe da Secretaria Geral da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), fará palestra sobre “O impacto do Metrô no desenvolvimento urbano” e apresentará documento intitulado “Por que o desenvolvimento de projetos de transporte sobre trilhos é a melhor opção para a sustentabilidade das grandes cidades latino-americanas”.

Participam, também, do debate especialistas dos Metrôs do Porto (Portugal); Santiago (Chile), e Medellín (Colômbia), que divulgarão casos que se relacionam com a implantação de sistemas sobre trilhos com o desenvolvimento urbano em cidades latino-americanas e da Península Ibérica. Jorge Delgado, presidente do Metrô do Porto (Portugal); Roland Zamora, gerente de Estudos do Metrô de Santiago do Chile; Juan Alvaro Gonzalez, especialista de Planejamento do Metrô de Medellín (Colômbia).

20/09/2017 – quarta-feira - 14:00 às 15:20 - No Painel 3 –– Haverá palestras de David Borille, diretor-presidente da Trensurb; Paulo Sérgio Amalfi Meca, diretor de Engenharia e Construções do Metrô-SP; Marcelo Dourado, diretor-presidente do Metrô-DF; e Ronaldo Margini, gerente de Meio Ambiente e Território da CPTM.
Durante o painel, serão tratados temas a respeito da capacidade que tem o transporte sobre trilhos de induzir o desenvolvimento e apresentados casos brasileiros de inovação que trouxeram aperfeiçoamentos e novas abordagens para os problemas do setor.

20/09/2017 – quarta-feira – 15:40 às 17:00 Com a contribuição de diferentes sistemas sobre trilhos em operação no Brasil, os participantes do painel 4 “A gestão e o desenvolvimento dos transportes de passageiros sobre trilhos no Brasil”, discutirão de que maneira os conhecimentos obtidos pelas empresas que já se firmaram no setor poderão apoiar a expansão da rede metroferroviária. O objetivo é apresentar experiências e propostas para como um caminho para os novos empreendimentos, consideradas as especificidades e o contexto em que cada projeto esteja inserido.
Participam do debate no dia 20/09/2017 – quarta-feira – das 15:40 às 17:00: Guilherme Walder Mora Ramalho, presidente do Metrô Rio; Milton Gioia Júnior, diretor de Operações do Metrô-SP; José Eduardo Ribeiro Copello, presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia – CTB; e Paulo de Magalhães, presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

21/09/2017 – quinta-feira - Os participantes do painel 5 – 09:00 às 10:20 – “A inovação tecnológica e a Pesquisa Origem Destino de São Paulo” levarão informações sobre a evolução da Pesquisa Origem-Destino da Região Metropolitana de São Paulo, que em 2017 completa 50 anos, e se constitui em uma das mais antigas do gênero em todo o mundo e referência para estudos similares no Brasil e no Exterior. Estará, também, em discussão de que forma as novas tecnologias de obtenção e tratamento de dados poderão contribuir para ampliar a capacidade de análise.
No painel 5, realizarão palestras: Orlando Strambi, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP); Luiz Antonio Cortez Ferreira, gerente de Planejamento, Integração e Viabilidade de Transportes Metropolitanos do Metrô-SP; Haydée Svab, conselheira da AEAMESP e Mestra em Planejamento de Transportes e Engenharia do Metrô-SP; e Bianca Bianchi Alves, doutora em Planejamento de Transportes pela Poli-USP e especialista em Transporte do Banco Mundial.

21/09/2017 – quinta-feira - Painel 6 – 10:40 às 11:20 – Tema central: “Planos de desenvolvimento urbano e sua relação com os transportes sobre trilhos”.
Anie Amicci, gerente do Departamento de Mobilidade Urbana e Logística do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Anie Amicci fará o pré-lançamento do Guia de Mobilidade BNDES/Ministério das Cidades/KfW, que procura orientar os gestores públicos na definição do modo de transporte ainda na etapa de planejando do transporte e em função das características da cidade, levando em conta fatores como aspectos geográficos, estruturação urbana, composição socioeconômica, demanda, recursos financeiros disponíveis e outros.
Os palestrantes colocarão em debate a necessidade de considerar a inserção dos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos já na fase de elaboração dos planos de desenvolvimento urbano.

No mesmo painel, Françoise Méteyer-Zeldine, conselheira de Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da França no Brasil, fará o lançamento do "Guia de boas práticas - Quem paga o quê no transporte urbanode sua autoria; Joaquim Lopes da Silva Júnior, presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo); e Tácito Pio da Silveira, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UNIP.

Seminário
Infraestrutura de Transporte Ferroviário
21/09/2017 – 14:00 às 18:00

Programa preliminar
Em seus últimos planos, o governo federal propôs diversos projetos para a expansão da malha ferroviária, a fim de desenvolver a infraestrutura do país e contribuir para a retomada dos investimentos. Dessa forma, propõe-se antecipar a renovação das atuais concessões, de modo a estimular os investimentos necessários para o aumento da eficiência modal ferroviária. O evento discutirá, além deste tema, as alternativas para acelerar a expansão das ferrovias e de sua participação na matriz de transportes diante das perspectivas futuras do país.

14:00 - Abertura:

Luís Felipe Valerim Pinheiro, diretor adjunto do Deinfra (Departamento de Infraestrutura) da  FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo); Jorge Bastos, diretor Geral da ANTT;|José Carlos Medaglia Filho, diretor-presidente da EPL (Empresa de Planejamento e Logística); Pedro Machado, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô - AEAMESP

14:20 - Sessão 1: Perspectivas do setor ferroviário

Coordenador: Laurence Casagrande Lourenço, secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo.
Henrique Pinto, secretário de Articulação de Políticas Públicas da SPPI (Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos) da Presidência da República



As concessões ferroviárias do PPI  (Programa de Parcerias e Investimentos)
Jean Pejo, secretário geral da Associação Latino Americana de Estradas de Ferro (ALAF Brasil)
Soluções para trechos de baixa demanda (short lines); direito de passagem tráfego mútuo; interoperabilidade e transporte de passageiros de longo percurso.
Gustavo Gardini, diretor de Desenvolvimento de Negócios da DBI (Deutsche Bahn International) Brasil.
Plataformas logísticas e intermodalidade: como ampliar o transporte de contêineres
Debatedor: Representante da EPL (Empresa de Planejamento e Logística S.A.)

15:40 - Coffee break

16:00 às 18:00 - Sessão 2: Renovações das concessões atuais
Coordenador: Vicente Abate, presidente da Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária)

Fernando Paes, diretor executivo da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários)
Renovação antecipada das concessões atuais; duplicações de vias e implantação de contornos ferroviários; investimentos em outras malhas e desfazimento de vagões/locomotivas.

Debatedor: Dalmo Marchetti, engenheiro do Departamento de Transportes e Logística do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)

22/09/2017 – sexta-feira – 09:00 – 10:20 - Painel 7 – Tema: O novo perfil dos profissionais do setor metroferroviário” - Os palestrantes vão debater em que medida o setor necessita de profissionais mais especializados, que sejam preparados para a área de transportes sobre trilhos de passageiros e cargas pelas próprias instituições de ensino, e não mais de profissionais com preparação generalista, cuja formação deva ser concluída pelas empresas do setor. Participam como palestrantes:
Jesuíno Junior, diretor do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Paulista – UNIP; o consultor Paulo Sabbag; e o professor Edegar Keretch, coordenador do curso de Transporte Terrestre da FATEC Tatuapé.

22/09/2017 – sexta-feira – 10:20 – 12:00 - Painel 8 Tema do painel: “O transporte nas Smart Cities”. O painel terá como palestrantes: Sérgio Avelleda, secretário Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo; Fabio Kon, professor e doutor do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP; Ana Waksberg Guerrini, doutora em e-Governance pela Universidade Oberta de Catalunya, de Barcelona (Espanha) e André Machado Galvão, diretor de Desenvolvimento e Operações de Sistema da Prodam.
Na ocasião, os palestrantes devem discorrer sobre como os usos das tecnologias e dos dados disponíveis podem melhorar a relação dos usuários com os transportes urbanos, em particular com os sistemas sobre trilhos, e como também podem facilitar a vida nas cidades e trazer ganhos para a gestão pública.

22/09/2017 – sexta-feira – 14:00 às 16:00 - Painel 9 – Tema: Avançar em tempos de crise”. O painel vai ser desenvolvido com a participação da Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM).
Os participantes abordarão questões prioritárias para o setor, como a implementação dos trens regionais; a renovação e o aproveitamento da malha ferroviária paulista para a prestação de novos serviços, onde for possível e viável; e o estabelecimento de sistemáticas ágeis, rápidas e juridicamente seguras para licenciamento de empreendimentos metroferroviários. Participam como palestrantes do painel: João Caramez, deputado Estadual de São Paulo e coordenador da FTRAM; Alberto Epifani, diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos do Metrô de São Paulo; Milton Xavier, assessor de Planejamento de Transportes da Secretaria de Logística e Transportes; Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros); e José Manoel Ferreira Gonçalves, presidente da FerroFrente; coordenador de Pós-Graduação de Infraestrutura de Transportes da UNIP; Gilson da Cruz Rodrigues, líder Comunitário de Paraisópolis; e Emiliano Affonso, Conselheiro Consultivo da AEAMESP.

A palestra de encerramento da 23ª edição da Semana de Tecnologia será realizada das 16:20 até 17:00, tendo como palestrante Clodoaldo Pelissioni, secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.

Confira a programação: http://www.aeamesp.org.br/23semana/programacao/

Assessoria de Imprensa da AEAMESP 
(Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô)
Katia Siqueira – siqueira.katia@digitalassessoria.com.br
Letícia Silvi – leticia@digitalassessoria.com.br
Rodney Vergili - rodney@digitalassessoria.com.br

(11) 3667-0640 / (11) 5081-6064 / (11) 9 9740-6122

Nenhum comentário: