quarta-feira, 7 de junho de 2017

IBRI comemora 20 anos de fundação em evento na B3 em 05 de junho de 2017 

O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) comemorou 20 anos de fundação em solenidade, no dia 05 de junho de 2017, a partir das 09 horas, na sede da B3 - Brasil, Bolsa, Balcão, em São Paulo (SP). A cerimônia foi prestigiada por associados e representantes das principais entidades do mercado de capitais brasileiro. 

Edmar Prado Lopes Neto, presidente do Conselho de Administração do IBRI, salientou que a presença de todos mostra a importância que o Instituto tem de melhor: “as pessoas e a capacidade de agregar”. “Se podemos considerar o relacionamento do IBRI com o mercado de capitais brasileiro um casamento, então hoje estamos comemorando as nossas bodas de porcelana. A porcelana é uma cerâmica delicada e bela, muitas vezes única, que requer zelo e cuidado para que não quebre”, enfatizou.

Edmar Lopes declarou que “há uma atuação sempre voltada para os que virão depois de nós”. “Ética, transparência, comunicação, equidade e governança, entre outros, são conceitos presentes em todas as nossas ações”. “Lançamos um olhar para o futuro e vemos mais Ética, mais governança, mais transparência, mais empresas listadas, um mercado de acesso, mais investidores e mais investimentos e acima de tudo mais desenvolvimento”, observou. “É por isso que hoje renovamos os votos do grupo que nos criou. Acreditamos no mercado de capitais brasileiro e continuaremos a trabalhar para desenvolvê-lo. Que venham os próximos 20 anos”, concluiu Edmar Lopes.

Histórico - Geraldo Soares, membro do Comitê Superior de Orientação, Nomeação e Ética do IBRI, representou na solenidade os ex-presidentes do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva do Instituto. Soares observou que o IBRI nasceu dinâmico, com as melhores práticas de governança corporativa, uma área administrativa ágil e com contínuo aprimoramento. O Instituto se desenvolveu de forma significativa e se transformou “na maior representação de profissionais pessoas físicas de Relações com Investidores da América Latina”. Soares frisou que houve “muito suor” nessa trajetória de desenvolvimento nos seguintes pontos principais: pesquisas; fóruns de discussão; ampliação da visibilidade profissional; reguladores e autorreguladores; e educação.

Soares citou em seu discurso os principais marcos da história do IBRI, além de parcerias, publicações e eventos. E destacou o lançamento da certificação do Profissional de Relações com Investidores e o fato da profissão ter sido incluída no CBO (Cadastro Brasileiro de Ocupações) no Ministério do Trabalho. É cada vez mais relevante para as companhias abertas e para o mercado ter em sua estrutura um profissional competente de Relações com Investidores, concluiu Geraldo Soares.

CVM - Leonardo Pereira, presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), observou em seu discurso que "a figura do RI é fundamental para o mercado de capitais". Segundo Leonardo Pereira, o trabalho de Relações com Investidores não é fácil, pois cabe ao profissional comunicar com o mercado e levar para dentro da empresa a visão de analistas e investidores. "Este é um dia de celebração de tudo o que o profissional de RI pode fazer", comentou. Pereira mencionou, também, que o IBRI representa “legitimamente uma classe importantíssima do mercado de capitais”. 

B3 - Juca Andrade, diretor executivo de Produtos e Clientes da B3, ressaltou a parceria de longa data com o IBRI e mencionou a criação da Central de Inteligência de Relações com Investidores, uma plataforma de informações e serviços exclusivos, que oferece análises e relatórios de negociação e conhecimento técnico sobre o mercado de atuação das companhias listadas. "Trata-se de mais uma importante ferramenta disponível no sentido de dar valor ao negócio e aumentar a liquidez das ações", declarou. 

A solenidade terminou com o toque da campainha na B3 por Edmar Lopes, presidente do Conselho de Administração do IBRI, Geraldo Soares, representando ex-presidentes do Conselho e da Diretoria Executiva; Leonardo Pereira, presidente da CVM; Juca Andrade, diretor executivo da B3 e Edina Biava, representando o grupo de profissionais fundadores do IBRI. 

Linha do Tempo - O site do IBRI passa a registrar a partir de 05 de junho de 2017 a linha do tempo com os principais fatos da história do Instituto. Acompanhe em: http://www.ibri.com.br/linha-do-tempo


Nenhum comentário: