segunda-feira, 29 de julho de 2013

Marcopolo ganha Prêmio Abrasca de Criação de Valor 2013



O comitê do Prêmio Abrasca de Criação de Valor, formado por 13 entidades do mercado de capitais, concedeu à Marcopolo S.A. o prêmio de melhor caso de criação de valor de 2012. A companhia criou 62,17% de valor aos seus acionistas, na média dos últimos três anos. Os analistas que avaliaram os resultados da Marcopolo atribuiram conceito excelente a todos os quesitos qualitativos da análise.



O Prêmio será também entregue a outras 15 companhias que foram Destaques Setoriais. A solenidade ocorrerá no dia 16 de outubro, durante um almoço que será realizado em São Paulo.A Ernst & Young Terco foi a empresa de auditoria responsável pela revisão e acompanhamento do Prêmio.



Os destaques setoriais foram conquistados pelas empresas dos seguintes setores: SÃO MARTINHO (Açúcar e Álcool); MINERVA (Alimentos); AMBEV ( Bebidas e Fumo); LOJAS RENNER (Atacado e Varejo); BRADESCO (Bancos e Crédito); HELBOR (Mercado Imobiliário); ESTÁCIO PARTICIPAÇÕES (Educação); TRACTEBEL (Energia Elétrica); DURATEX (Papel, Celulose e Madeira); SABESP (Saneamento); CIELO (Serviços Financeiros); ODONTOPREV (Serviços de Saúde); CIA.HERING (Vestuário e Calçados); TOTVS (Tecnologia da Informação); e, Triunfo Participações (Transporte e Logística).



De acordo com a metodologia, o prêmio é concedido às empresa que tiveram o maior índice de criação de valor nos últimos três anos; apresentaram sustentabilidade nos resultados e excelência em controle de riscos, transparência e atuação socioambiental. O objetivo da Abrasca com esta iniciativa é distinguir as companhias com boas práticas de governança corporativa, princípio defendido pela entidade e postura exigida das empresas pelo mercado.



Esta é a sexta edição do Prêmio, criado pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), com a coordenação técnica da GRC Visão. A metodologia foi desenvolvida em 2007 a partir de um estudo realizada pela Universidade de Navarra (Espanha), sobre os resultados das companhias na Nasdaq (EUA). "O Prêmio, analisado dentro de critérios eminentemente técnicos e com o aval das mais importantes entidades do mercado, é mais uma contribuição que a Abrasca dá ao mercado de capitais", destaca Antonio Castro, presidente da entidade







Metodologia - Inicialmente, as empresas são selecionadas com base em dados quantitativos para identificar as que conseguiram os mais elevados percentuais de criação de valor em relação a seu market value, ao longo dos últimos três anos.



Posteriormente são consultados analistas de investimentos buy side que acompanham as empresas para obter avaliações sobre o trabalho que elas desenvolvem em áreas-chave como governança corporativa, relação com os acionistas e o mercado, política ambiental e atuação social.



As finalistas são submetidas ao Comitê de Premiação, formado por 13 entidades do mercado de capitais, que indica a vencedora e os destaques setoriais. Este Comitê, que é soberano em seu voto, é composto por representantes das seguintes entidades: Amec, Anbima, Abrapp, Ancord, Anefac, Apimec, Abvcap, BM&FBovespa Fipecafi, Ibef, Ibgc, Ibracon e Ibri.





HISTÓRICO - Desde a sua criação, o Prêmio foi outorgado a DROGASIL

(2008), ULTRAPAR (2009), CIA. HERING (2010), BRASKEM (2011) ,TRIUNFO PARTICIPAÇÕES (2012) e agora à Marcopolo S.A.




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