Digital: Braskem recebe o prêmio Criação de Valor 2010
O Comitê do Prêmio Abrasca de Criação de Valor, formado por 15 entidades do mercado, reuniu-se, em 08/06/2011, na sede da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras). O Conselho concedeu à Braskem o principal prêmio. A companhia criou 38,8% de valor aos seus acionistas na média dos últimos três anos e foi a melhor avaliada pelos analistas de mercado de capitais dentre as 23 empresas selecionadas para o prêmio principal. O Prêmio, auditado pela KPMG, será também entregue a outras 14 companhias que foram Destaques Setoriais. A solenidade ocorrerá no dia 24 de agosto de 2011, durante um jantar em São Paulo.
Essa é a quarta edição do Prêmio, criado pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), com a coordenação técnica da GRC Visão e da FIPECAFI. A metodologia foi desenvolvida em 2007 a partir de um estudo realizada pela Universidade de Navarra (Espanha) sobre os resultados das companhias na bolsa eletrônica Nasdaq (EUA). "O Prêmio, analisado por critérios eminentemente técnicos e com o aval das mais importantes entidades do mercado, é mais uma contribuição que a Abrasca dá ao mercado de capitais", resumiu Antonio Castro, presidente da entidade
"Os resultados desta edição mostram, acima de tudo, a coerência da metodologia em valorizar a criação de valor no longo prazo. Diversas das companhias premiadas na edição de 2011, inclusive a Braskem eleita como melhor caso de Criação de Valor nesta edição, figuraram como finalistas ou Destaques Setoriais nas edições anteriores", comentou Alexandre Fischer, gerente de Operações da Abrasca e um dos idealizadores do Prêmio.
Destaques setoriais - Os destaques setoriais foram conquistados pelas empresas dos seguintes setores: Souza Cruz (Bebidas & Fumo); M.Dias Branco (Alimentos); Drogasil (Atacado & Varejo); BR Properties (Construção Civil e Mercado Imobiliário); Anhanguera (Educação); AES Tietê (Energia Elétrica); Marcopolo ( Máquinas e Equipamentos); Sabesp (Saneamento e Serviços de Água e Gás); SulAmérica (Serviços Financeiros); Odontoprev (Serviços Médico - Hospitalares, Análises e Diagnósticos); Cia. Hering (Tecidos, Vestuário e Calçados); TOTVS (Tecnologia da Informação);VIVO (Telecomunicações) e Triunto Participações (Transporte e Logística).
O Prêmio é concedido às empresas que, de acordo com a metodologia, tiveram o maior índice de criação de valor nos últimos três anos; apresentaram sustentabilidade nos resultados e excelência em controle de riscos, transparência e atuação socioambiental. O objetivo da Abrasca com a iniciativa é distinguir as companhias com boas práticas de governança corporativa, princípio defendido pela entidade e postura exigida das empresas pelo mercado.
Metodologia - Trata-se de uma metodologia inédita no Brasil, desenvolvida pela Universidade de Navarra, na Espanha, e adaptada pela GRC Visão para o Anuário Estatístico das Companhias Abertas, publicação da Abrasca. Esta quarta edição do Prêmio contou com a participação da FIPECAFI, instituição que a Abrasca firmou convênio para aprimoramento constante da metodologia de premiação.
Inicialmente, as empresas são selecionadas com base em dados quantitativos para identificar as que conseguiram os mais elevados percentuais de criação de valor em relação a seu market value, ao longo dos últimos três anos.
Posteriormente são consultados analistas de investimentos buy side que acompanham as empresas para obter avaliações sobre o trabalho que elas desenvolvem em áreas-chave como governança corporativa, relação com os acionistas e o mercado, política ambiental e atuação social.
As finalistas são submetidas ao Comitê de Premiação, formado por 14 entidades do mercado de capitais, que indica a vencedora e os destaques setoriais. Este Comitê, que é soberano em seu voto, é composto por representantes das seguintes entidades: Amec, Anbima, Abrapp, Ancord, Anefac, Apimec, Abvcap, BM&FBOVESPA, FIPECAFI, IBEF, IBGC, Ibracon, IBRI e INI.
A KPMG foi a empresa de auditoria responsável pela revisão e acompanhamento do Prêmio. Histórico - Desde a sua criação, o Prêmio foi outorgado à Drogasil (2008), Ultrapar (2009), Cia. Hering (2010) e agora à Braskem (2011).
Mais informações:
digitalcomunicacao@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário