sábado, 11 de dezembro de 2021

Instituto Heleninha lança livro de Tatiana Piccardi

 

O Instituto Heleninha realizou live, em 09 de dezembro de 2021, para o lançamento do livro “A arte de narrar para sobreviver: impactos das narrativas de pacientes e familiares na construção do saber médico” de Tatiana Piccardi.

 

A AHPAS (Associação Helena Piccardi de Andrade Silva), que agora é Instituto Heleninha, realizou live, em 09 de dezembro de 2021, com a participação da autora do livro sobre o poder da linguagem no processo curativo do câncer infanto-juvenil.

 

A autora Tatiana Piccardi, em sua obra, ao dar voz a jovens pacientes, seus familiares e cuidadores, mostra de forma sensível como diferentes perspectivas do câncer infanto-juvenil podem nos revelar um inesperado sentido para a vida. Sua impactante pesquisa ensina que a “narrativa de doença” favorece a compreensão e auxilia no tratamento de câncer, onde o principal objetivo é aliviar o sofrimento humano.

 

Publicado pela Editora CRV, o livro é resultado de pesquisa realizada pela autora na Universidade de São Paulo, com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Os valores da venda do livro serão revertidos integralmente ao Instituto Heleninha.


 

O Instituto Heleninha, entidade sem fins lucrativos, proporciona gratuitamente, há 21 anos, transporte e apoio socioemocional a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que se encontram em tratamento de câncer.

 

 

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), assim como nos países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

 

Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença têm boas chances de cura, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. E a maioria deles, terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

 

Isso só vem reforçar a importância da causa que o Instituto Heleninha vem apoiando ao longo desses anos, inspirado em seu propósito, desde a fundação pelos pais da pequena Helena, vítima da doença aos 5 anos de idade, que tem sido o de “transformar dor em amor, salvando vidas pelo caminho”.

 

 

Em que se deve basear a relação entre médicos e pacientes?  Segundo Vicente Odome Filho, Médico Professor Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, “cada célula de seu organismo celebra as alegrias e amarguras do que envolve o todo sempre predominando sobre as partes. A alegria e a tristeza humanas não permitem reações localizadas e dissociadas de um todo”.

 

O livro, com clareza e sensibilidade, ensina como conexões humanizadas podem organizar fatos e sentimentos, revelando a complexidade dos indivíduos.

 

Tatiana Piccardi é Doutora em Letras pela USP, professora e pesquisadora do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), cofundadora e voluntária do AHPAS/ Instituto Heleninha e membro da GENAM (Grupo de Estudos e Pesquisa Literatura, Narrativa e Medicina) da USP.

 

 

Serviço:

Data: 09 de dezembro de 2021

Horário: 17 horas

Evento de lançamento on-line, gratuito e aberto.


 

 

 

Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Instituto Heleninha e saber como colaborar, basta acessar: http://www.ahpas.org.br/

 

Mais informações: contato@ahpas.org.br

 

 

 

Nenhum comentário: