quarta-feira, 19 de julho de 2017


APIMEC e CVM lançam livro “TOP Análise de Investimentos”

A APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) realizaram o lançamento do livro “TOP Análise de Investimentos”, em solenidade, na noite de 6 de julho de 2017, no restaurante Rosmarino, em São Paulo (SP).

A publicação é parte de uma série criada no âmbito do Programa TOP (Treinamento de Professores) da CVM. O Programa é conduzido pelo Comitê Consultivo de Educação da CVM, com a participação de algumas das principais instituições do mercado.

O livro “TOP Análise de Investimentos” tem como objetivo mostrar a evolução da análise de investimentos, as metodologias mais usadas atualmente e os desafios que o século XXI traz em relação a mudanças conceituais exigidas cada vez mais pelos investidores. O Livro apresenta conteúdo histórico que faz parte do desenvolvimento das metodologias mais usadas, como a Análise Técnica e a Análise Fundamentalista, destacando, também, o papel da contabilidade moderna e os desafios de integração das questões ambientais, sociais e de governança corporativa (Critérios ASG) para a análise de investimentos.

Para Ricardo Martins, presidente da APIMEC Nacional, o livro é “um marco de suma importância, especialmente por possibilitar a simplificação do tema para que qualquer pessoa possa entender melhor o processo de análise financeira”.

“O livro TOP foi um grande desafio, minuciosamente trabalhado por mais de um ano!”, relatou Eduardo Werneck, vice-presidente da APIMEC Nacional. Werneck espera que outras instituições do mercado de capitais se sintam estimuladas a produzir publicações para o programa TOP.

Roberto Teixeira da Costa, primeiro presidente da CVM, falando em nome dos autores, ressaltou a atenção que o Livro dá para as questões ambientais, sociais e de governança para o aperfeiçoamento da análise de investimentos.

José Alexandre Cavalcanti Vasco, superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, destacou o trabalho coletivo do Comitê de Educação, que possui reconhecimento internacional.

Vasco observou que a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) demonstrou a importância das realizações no Brasil com o acordo firmado com a CVM para criar o Centro de Educação Financeira para a América Latina e o Caribe, que funciona, na sede da autarquia, no Rio de Janeiro (RJ).
“O Brasil evolui também com a criação de multiplicadores e com os desafios da ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira), concluiu José Alexandre Vasco.

Evento - O evento de lançamento contou com discursos de autoridades do mercado como Leonardo Pereira, presidente da CVM; Roberto Teixeira da Costa, primeiro presidente da CVM; José Alexandre Cavalcanti Vasco, superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM; Rodrigo Lopes da Luz, diretor-presidente do IBRI; Daniel Pfannemüller, superintendente da B3 Educação; Ana Paula Reis, representante da ABRASCA no Conselho Consultivo de Educação da CVM; Cassio Namur, representante da ABRASCA  no Conselho Consultivo de Educação da CVM e Lavínia Martins, diretora da Planejar.

“Todas as questões para serem resolvidas passam pela educação”, destacou Leonardo Pereira, observando que o programa TOP é de grande qualidade e altamente multiplicador.

Conheça o Comitê Consultivo de Educação da CVM

O Comitê é formado por membros da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), da ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), da ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital), da ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias), da APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e da Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros).  


Download dos Livros - Os livros da Série TOP estão disponíveis para download gratuitamente no portal do investidor, criado pela CVM:


Segue link para fazer o download gratuito do livro “TOP Análise de Investimentos”:



Nenhum comentário: