Gerdau, BMF&BOVESPA e Petrobras Distribuidora são eleitas Destaques no Troféu Transparência 2013
A Gerdau, BMF&BOVESPA e Petrobras Distribuidora foram escolhidas como Destaques no Troféu Transparência 2013. O anúncio ocorreu na noite de 26 de setembro de 2013, em solenidade no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo (SP). Foi entregue o Troféu Transparência - Prêmio ANEFAC-FIPECAFI-Serasa Experian para as 20 vencedoras da premiação. A avaliação levou em conta os números das demonstrações financeiras referentes ao exercício de 2012.
Com o resultado, a Gerdau torna-se a empresa que mais obteve menções de destaque (quatro) desde a instituição do prêmio em 1997. Embraer e Sabesp já tinham obtido três menções de destaque. Petrobras Distribuidora e BMF&BOVESPA receberam a menção pela primeira vez.
Os destaques do ano foram eleitos na tarde do dia 26 de setembro de 2013 após avaliação da Comissão Julgadora formada pelo Prof. Ariovaldo dos Santos da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) e Professor da FEA- USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo); Eliseu Martins, Presidente do Conselho Curador da FIPECAFI e Professor do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP; Prof. Nelson Carvalho, Diretor de Pesquisas da FIPECAFI e Professor da FEA-USP e José Ronoel Piccin, integrante do Conselho de Administração da ANEFAC e Presidente da JRP Planejamento de Negócios Empresariais; Prof. Sérgio de Iudícibus, membro do Conselho Curador da FIPECAFI e Professor Emérito da FEA-USP.
As empresas vencedoras do Troféu Transparência em 2013 foram:
Categoria Empresas de Capital Aberto com Receita Líquida acima de R$ 5 bilhões:
AES Eletropaulo, Braskem S.A., SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo); CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais); Embraer S.A.; Gerdau S.A.; Grupo Pão de Açúcar; Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A.); USIMINAS (Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A.) e VALE S.A.. Na Categoria Empresas de Capital Aberto com Receita Líquida até R$ 5 bilhões: AES Tietê; BMF&FBOVESPA S.A.; Fibria Celulose; JSL S.A. e Tractebel Energia S.A.. E na Categoria Empresas de Capital Fechado: Eletrobras Furnas; Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A.); Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S.A.; Petrobras Distribuidora S.A. e Samarco Mineração S.A.
Embraer e VALE lideram ranking após 17 edições de avaliação da ANEFAC-FIPECAFI-Serasa Experian
Gerdau, Petrobras, Sabesp, Usiminas e Cemig se destacam por integrar há pelo menos dez anos a lista das mais transparentes
Após 17 anos de edição do Troféu Transparência – Prêmio ANEFAC-FIPECAFI-Serasa Experian, que destaca a qualidade das demonstrações financeiras expostas nos balanços anuais das maiores empresas do país – 74 diferentes empresas já receberam o prêmio, sendo que 86% estiveram presentes em até 5 vezes. Ao dispor os dados em formato de ranking, Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) e VALE S.A. podem ser consideradas líderes por terem sido nominadas 15 vezes.
1. Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. 15
1. Vale S.A 15
3. Gerdau S.A 14
4. PETROBRAS - Petróleo Brasileiro S.A 13
5. Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP 12
6. Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A - USIMINAS 11
7. CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais 10
8. Brasil Telecom(Oi) 09
9. CESP- Companhia Energética de São Paulo 07
10. Copesul (2007 comprada pela Braskem) 06
Bloco Número Empresas % % acumul
até 1 vez 32 43% 43%
de 2 a 5 vezes 32 43% 86%
de 6 a 10 vezes 4 5% 92%
de 11 a 15 vezes 6 8% 100%
total 74 100%
Não há inscrições para se disputar o Prêmio ANEFAC-FIPECAFI- Serasa Experian. Todas as empresas sediadas em território nacional, que publicam seus balanços contábeis, com atuação nas áreas de comércio, indústria e serviços - exceto serviços financeiros são candidatas. Para terem chances de integrarem a lista das mais transparentes e serem eleitas como destaque do ano em uma das categorias, as corporações devem obrigatoriamente divulgar as seguintes demonstrações: Balanço patrimonial; Demonstração do resultado do exercício; Demonstrações das mutações do patrimônio líquido; Demonstração das origens e aplicações de recursos; Notas explicativas; Demonstrações comparativas; - Relatório da Administração; Parecer dos auditores independentes.
Não há restrições quanto ao formato jurídico (podem ser S/As, Ltdas. etc). Também não há restrições quanto aos resultados e situação econômico-financeira das empresas, os quais não interferem no processo de seleção. O Prêmio ANEFAC-FIPECAFI-Serasa Experian não avalia os resultados dos balanços, mas sim a transparência e a clareza das informações prestadas pelas corporações.
Efeitos da premiação do Troféu Transparência nas empresas
A conquista do Troféu Transparência é o mais alto grau de reconhecimento da qualidade das demonstrações financeiras de uma empresa. Estar na lista das mais transparentes é, hoje, estratégico para os negócios. Conforme esta cultura se desenvolve entre as maiores empresas, estudos acadêmicos e sondagens de opinião têm permitido a apuração dos efeitos da premiação no mercado.
Amador Alonso Rodriguez, Presidente da ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), diz que o mercado percebe melhor as corporações de capital aberto reconhecidas pelo Troféu Transparência, uma vez que o prêmio é significativo reconhecimento de que as demonstrações refletem, com clareza, o real posicionamento da companhia. “E nas empresas de capital fechado, o prêmio também é um valor agregado para a imagem da empresa”.
Rodriguez ressalta que “a premiação se apoia em instituições de peso como a ANEFAC, FIPECAFI e Serasa Experian”.
O Prof. Iran Siqueira Lima, Presidente da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), diz que o Troféu Transparência incentiva a empresa a disponibilizar maior número de informações para que as decisões dos usuários da informação contábil (analistas de crédito, de investimento e outros públicos estratégicos) sejam as mais acertadas possíveis. “O objetivo maior da transparência é fazer com que o usuário da informação receba o máximo de esclarecimentos sobre a empresa para que possa tomar a decisão mais adequada, observadas as grandes funções de Finanças (financiamento, investimento e distribuição de resultados)”, declara o Prof. Iran Siqueira Lima.
O Prof. Ariovaldo dos Santos, integrante da Comissão Julgadora e Professor da FIPECAFI e da FEA-USP, explica que “para o Troféu Transparência, não se avalia o resultado financeiro da empresa. O que interessa mesmo é a transparência das demonstrações contábeis”, frisa. Para o professor, “o prêmio representa um incentivo a melhores práticas de divulgação das demonstrações financeiras”. O especialista considera o Prêmio ANEFAC-FIPECAFI-Serasa Experian como o “Oscar da Contabilidade brasileira”. O Troféu Transparência demonstra para todos os públicos estratégicos, que a organização não só presta contas, mas também tem o desejo de informar, declara.
“Há 15 anos que a Serasa Experian apoia essa iniciativa o que nos dá muito orgulho”,diz Ricardo Loureiro, Presidente da Serasa Experian. Nosso negócio está baseado em garantir ao mercado, informações atuais, completas e precisas para ajudar as empresas a progredirem, realizando negócios seguros. A transparência com que as informações são divulgadas é fundamental para nosso trabalho. As demonstrações contábeis são importantes matérias-primas para garantir assertividade nas análises das empresas, com consequente adequada classificação de risco, uma vez que reflete suas reais posições patrimoniais”.
Mais informações:
digitalcomunicacao@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário