segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ANEFAC-FIPECAFI-SERASA EXPERIAN entregam prêmios para empresas de melhor transparência contábil

ANEFAC-FIPECAFI-SERASA Experian entregam prêmios para empresas com melhor transparência contábil

Embraer, Bandeirante Energia e Albras foram as vencedoras do prêmio Destaque do Troféu Transparência 2009

A Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) realizou ontem à noite (24) a 13ª edição do Troféu Transparência – Prêmio Anefac-Fipecafi – Serasa Experian. Foram premiadas as 20 companhias que apresentaram maior transparência contábil em seus balanços. Este ano, a premiação inovou e acrescentou mais uma modalidade de classificação aos destaques (passou de duas para três). Agora, as empresas de capital aberto concorrem em duas categorias distintas: com faturamento acima e até 4 bilhões. As de capital fechado somam a qualificação.
O presidente da Anefac, Carlos Matavelli, iniciou a premiação enfatizando a importância do evento. “Nesta época de mudanças significativa das práticas contábeis, esta certificação e reconhecimentos públicos são um modelo a ser seguido por outras que estejam firmemente dispostas a obter a confiança e refletirem a integridade que o mercado, principalmente de capitais e a sociedade esperam de nossas corporações”.
Durante um agradável jantar, que reuniu cerca de 400 convidados, entre representantes das empresas, parceiros da Anefac e imprensa, as vencedoras receberam os troféus. As atenções estavam dobradas para quais seriam os três destaques. No final da noite, elas foram reveladas: Albras levou o troféu na categoria capital fechado, Bandeirante Energia S/A, capital aberto com faturamento até 4 bilhões, e capital aberto acima de 4 bilhões foi Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A – Embraer.

Os representantes dos Destaques finalizaram a celebração. “Estou aqui representando 17 mil funcionários. É uma honra muito grande receber este prêmio. Conseguimos ousar mais uma vez este ano, dessa vez demonstrando com muita clareza a nossa contabilidade”, afirmou o vice-presidente executivo financeiro e de relação com investidores da Embraer, Luiz Carlos Aguiar. “Primamos pela transparência. O trabalho da empresa em conjunto nos fez ganhar esse prêmio”, afirmou o gestor executivo de consolidação e contabilidade da Bandeirante Energia S/A, Sérgio Martins. Já o diretor e vice-presidente da Albras, Maeda Takeshi agradeceu a todas as empresas que participaram e concluiu “Espero nos vermos aqui novamente o ano que vem. Será uma honra”.


As vencedoras do Transparência 2009 por categoria são:

Destaques

Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A –Empresa aberta com faturamento acima de 4 bilhões
Bandeirante Energia S/A - Empresas abertas com faturamento abaixo de 4 bilhões
ALBRAS - Alumínio Brasileiro S/A - Empresa Fechada

Empresas abertas com faturamento acima de 4 bilhões
Brasil Telecom S/A Braskem S/A Grupo Pão de Açúcar CPFL Energia CSN - Companhia Siderúrgica Nacional Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A GERDAU S/A PETROBRAS - Petróleo Brasileiro S/A Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A - USIMINAS Vale

Empresas abertas com faturamento abaixo de 4 bilhões
Bandeirante Energia S/A BM&F Bovespa S/A Cemig Geração e Transmissão S/A
Marcopolo S/A Saraiva S/A Livreiros Editores

Empresas Fechadas

ALBRAS - Alumínio Brasileiro S/A ALUNORTE - Alumina do Norte do Brasil S/A ELETROSUL Centrais Elétricas S/A Liquigás Distribuidora S/A Furnas Centrais Elétricas S/A



Histórico

O Troféu Transparência (ou Prêmio Anefac - Fipecafi - Serasa Experian) é um dos prêmios mais valorizados no mercado empresarial brasileiro. Nasceu em 1997 com o objetivo de ser um reconhecimento público da melhor demonstração financeira publicada no Brasil em duas categorias: empresas de capitais aberto e fechado. Esta ação deu início à nova cultura organizacional baseada na responsabilidade contábil, bem antes dos grandes escândalos corporativos que deram origem às regras da Sarbanes-Oxley.

Para a Anefac não importa se a empresa é de capital aberto ou fechado. O futuro aponta um cenário de objetividade nos números apresentados à sociedade de modo alinhado à globalização da economia. Para alcançar esse objetivo algumas empresas envolvem o corpo funcional, modificam estruturas internas, reforçam as consideradas melhores práticas e implantam outras na busca de maior aprimoramento.

A apuração das empresas com demonstrações contábeis efetivamente mais claras realizada para o Prêmio Anefac Fipecafi Serasa registra que as companhias estão mais precisas com seus números. Neste ano, das 584 empresas abertas registradas na CVM, 131 passaram pelo rígido crivo da premiação e tiveram os seus dados submetidos à análise derradeira que selecionou as dez companhias mais transparentes. O número se mantém estável em relação aos últimos anos, mas tem uma qualidade cada vez melhor, o que pode ser interpretado como sinal de que as empresas abertas estão atentas ao valor demandado pela sociedade, logo pós-escândalos econômicos da segunda metade da década passada e do início deste século. No ano passado se manteve a média de empresas de capital fechado de grande porte que abrem os seus números, mesmo desobrigadas pela lei. O importante é que cada vez mais os balanços têm maior quantidade de dados detalhados. As notas nos relatórios têm sido cada vez mais explicativas. E isto pode ser notado na comparação dos relatórios de uma mesma empresa nos diversos anos em que foi analisada.

Assessoria de Imprensa da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras)
digitalcomunicacao@gmail.com

Nenhum comentário: