segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Renata Oliva Battiferro é a nova presidente do Conselho de Administração do IBRI


O Conselho de Administração do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) elegeu presidente e vice-presidentes para o biênio 2024-2025. Renata Oliva Battiferro foi eleita presidente do Conselho de Administração. Alessandra Gadelha e André Vasconcellos foram eleitos vice-presidentes.


Renata Oliva Battiferro substitui Geraldo Soares, que presidiu o Conselho do Instituto no período 2022-2023. “Parabenizo todos os eleitos ao novo Conselho de Administração, formamos o Colegiado com maior diversidade etária, de gênero e geográfica da história do IBRI. Tenho certeza de que conduziremos o Instituto a um posicionamento diferenciado no mercado de capitais, convicta de que serão dois anos para consolidar e expandir várias iniciativas do Instituto, tangibilizando e maximizando a percepção da importância do profissional de Relações com Investidores, nas esferas pública e privada, no Brasil e no exterior. O meu agradecimento especial ao Geraldo Soares pela condução do Conselho de Administração no biênio 2022-2023”, declara Renata Oliva Battiferro.


Geraldo Soares ressalta que “Renata Oliva Battiferro tem experiência profunda sobre as iniciativas do IBRI, uma vez que trabalhou voluntariamente na área Executiva e no Conselho. Sua ótima projeção no mercado possibilita uma contribuição institucional relevante. Tenho plena convicção que Renata Oliva prosseguirá com a estratégia iniciada há quatro anos pelo Anastácio Fernandes Filho”.


Breve currículo – Renata Oliva Battiferro lidera a área de Relações com Investidores da Gerdau. Atua há quase 20 anos em Relações com Investidores, passando por empresas como Positivo Tecnologia, Track&Field, CSU Digital, Smiles, Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) e Banco Unibanco. Em 2018, assumiu a Vice-Presidência Executiva do IBRI, sendo eleita em 2019 (mandato 2020/2021) e em 2021 (mandato 2022/2023) como membro do Conselho de Administração do Instituto, este último como Vice-Presidente.


Alessandra Eloy Gadelha é Consultora de Relações com Investidores. Tem mais de 20 anos de experiência na área financeira, principalmente em Relações com Investidores, Governança e Planejamento Estratégico, tendo trabalhado na Vale S.A. (2002-2010), Mills Estruturas e Serviços de Engenharia S.A. (2010-2015), Springs Global Participações (2015-2023) e Enauta Participações S.A. (2023). E é Membro das Comissões Técnica e de Educação e Inovação do IBRI, e de Mercado de Capitais do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).


André Vasconcellos é Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na Companhia Carioca de Securitização (Rio Securitização) e Assessor Especial na Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPAR). Já trabalhou na Marinha do Brasil, na Organização das Nações Unidas (ONU), nas companhias abertas: Vale e Eletrobras. Na Eletrobras atuou na área de Relações com Investidores com foco no preparo de eventos societários, na elaboração de relatórios, no compliance de RI e na adoção de melhores práticas do mercado de capitais.


Conselho de Administração – Em ordem alfabética, os eleitos para o Conselho de Administração do IBRI para o biênio 2024-2025 foram: Alessandra Eloy Gadelha; André Luiz Carneiro de Vasconcellos; Bruna Rodrigues Gambôa; Carolina Luiza Ferreira Antunes Campos de Senna; Eduardo Pavanelli Galvão; Geraldo Soares Leite Filho; Guilherme Setubal Souza e Silva; Janaina Storti; Melissa Angelini; Renata Costa Couto; Renata Oliva Battiferro; e Sandra Silva Calcado.


Conselho Fiscal – Em ordem alfabética, os eleitos para o Conselho Fiscal do IBRI para o biênio 2024-2025 foram: Luis A. O. Navarro; Rodrigo Lopes da Luz; e Vagner Ricardo Alves.


Participação O IBRI registrou número recorde de 19 candidaturas ao Conselho. O número de mulheres no pleito quadruplicou. Foram eleitas 8 mulheres e 7 novos Conselheiros de Administração.


Processo Eleitoral – O Conselho de Administração será composto por 12 membros, que foram eleitos para mandato de dois anos e que obtiveram maior número de votos válidos.


Já o Conselho Fiscal será composto por 3 membros, que foram eleitos, também, para mandato de dois anos e que obtiveram maior número de votos válidos.


O processo eleitoral do Instituto teve início com o registro das candidaturas até o dia 31 de outubro de 2023. Entre 06 e 10 de novembro de 2023, o Comitê Superior de Orientação, Nominação e Ética do IBRI registrou e homologou as candidaturas dos interessados a concorrer às vagas ao Conselho de Administração e ao Conselho Fiscal. Em 12 de dezembro de 2023, houve o término da votação para o Conselho de Administração e Conselho Fiscal e anunciados os novos Conselheiros. Os associados puderam votar presencial ou via processo eletrônico. Tanto o sistema de votação quanto o resultado foram auditados pela PwC.






Assessoria de Comunicação do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores)

www.ibri.com.br

Digital Assessoria-Comunicação Integrada

Rodney Vergili / Jennifer Almeida / Rafael V. Pereira / Natália Martins

Fones (11) 5081-6064

+ 55 (11) 9 9123-5962

rodney@digitalassessoria.com.br




terça-feira, 12 de dezembro de 2023

 IBRI divulga resultado de eleição para Conselho de Administração e Fiscal


O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) divulga resultado de processo eleitoral para membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal para o biênio 2024-2025. A eleição se iniciou em 13 de novembro de 2023 e foi concluída em 12 de dezembro de 2023.


Em ordem alfabética, os eleitos para o Conselho de Administração do IBRI para biênio 2024-2025 foram: Alessandra Eloy Gadelha; André Luiz Carneiro de Vasconcelos; Bruna Rodrigues Gambôa; Carolina Luiza Ferreira Antunes Campos de Senna; Eduardo Pavanelli Galvão; Geraldo Soares Leite Filho; Guilherme Setubal Souza e Silva; Janaina Storti; Melissa Angelini; Renata Costa Couto; Renata Oliva Battiferro; e Sandra Silva Calcado.


Em ordem alfabética, os eleitos para o Conselho Fiscal do IBRI para biênio 2024-2025 foram: Luis A. O. Navarro; Rodrigo Lopes da Luz; e Vagner Ricardo Alves.


Participação O IBRI registrou número recorde de 19 candidaturas ao Conselho. O número de mulheres no pleito quadruplicou. Foram eleitas 8 mulheres e 7 novos Conselheiros de Administração.


Nessas eleições, há destaques relevantes: recorde de candidatos; ampla participação dos associados; significativa representatividade feminina no novo Conselho de Administração; e 60% de conselheiros em primeiro mandato. Tudo isso denota o trabalho importante do Conselho nos últimos quatro anos. Agradeço muito aos membros do Conselho de Administração e Diretoria Executiva”, declara Geraldo Soares, Presidente do Conselho de Administração do IBRI.


Processo Eleitoral – O Conselho de Administração será composto por 12 membros, que foram eleitos para um mandato de dois anos e que obtiveram maior número de votos válidos.


Já o Conselho Fiscal será composto por 3 membros, que foram eleitos, também, para um mandato de dois anos e que obtiveram maior número de votos válidos.


O processo eleitoral do Instituto teve início com o registro das candidaturas até o dia 31 de outubro de 2023. Entre 06 e 10 de novembro de 2023, o Comitê Superior de Orientação, Nominação e Ética do IBRI registrou e homologou as candidaturas dos interessados a concorrer às vagas ao Conselho de Administração e ao Conselho Fiscal.


Normas Gerais – Os Associados do IBRI puderam votar nas Assembleias, com exceção de Associados da categoria Estudante.


A partir do dia 13 de novembro de 2023, foi enviado e-mail com “link individual” e senha para votar na eleição. Ao acessar o link contido no e-mail, foi preciso colocar a senha, efetivar o voto e automaticamente o mesmo foi contabilizado no servidor do IBRI, sem a identificação de remetente, proporcionando, assim, o sigilo necessário ao processo e o modo secreto e direto de eleição.


Os Associados que registraram seu voto na forma prevista foram considerados presentes à Assembleia Geral, para todos os fins, incluindo o cômputo do quórum de instalação necessário.


Opcionalmente, os Associados puderam votar presencialmente na sede do IBRI, depositando seu voto em urna específica e lacrada, entre os dias 13 de novembro e 12 de dezembro de 2023 (até às 10 horas), e assinando lista de presença física que foi mantida para controle da recepção do voto.


De conformidade com o cronograma, o prazo máximo para o recebimento de votos pela via eletrônica foi o dia 12 de dezembro de 2023, às 10 horas, horário de Brasília; em seguida foi feita a apuração dos votos. No mesmo dia, às 11 horas, teve início, em primeira convocação, ou trinta minutos depois, em segunda convocação, nos termos do Artigo 14 do Estatuto Social, Assembleia Geral Ordinária, em que foram anunciados os eleitos. Tanto o sistema de votação quanto o resultado foram auditados pela PwC.



Assessoria de Comunicação do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores)

www.ibri.com.br

Digital Assessoria-Comunicação Integrada

Rodney Vergili / Jennifer Almeida / Rafael V. Pereira / Natália Martins

Fones (11) 5081-6064

+ 55 (11) 9 9123-5962

rodney@digitalassessoria.com.br


sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Prêmio APIMEC IBRI divulga vencedores


O 4º Prêmio APIMEC IBRI anuncia vencedores em sete categorias. A premiação tem como objetivo reconhecer profissionais e empresas com as melhores práticas do mercado de capitais brasileiro.


A APIMEC Brasil (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil) e o IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) revelam os nomes das empresas e profissionais vencedores em cada uma das sete categorias do 4º Prêmio APIMEC IBRI. A solenidade de Premiação aconteceu em 07 de dezembro de 2023, no Blue Tree Premium Faria Lima, em São Paulo (SP).


Desde seu lançamento, em 2020, a premiação tem como objetivo reconhecer os profissionais e as empresas com as melhores práticas, para construir um mercado de capitais cada vez mais forte, transparente e equânime no Brasil. Pelas regras da premiação, são os próprios profissionais que reconhecem e premiam os seus pares, de forma cruzada: analistas votam em profissionais de RI que, por sua vez, escolhem os analistas.


Para Luiz Henrique Valverde, diretor-presidente do IBRI, o prêmio é um reflexo da constante evolução do mercado de capitais brasileiro. “A iniciativa do Prêmio APIMEC IBRI é realmente diferenciada, pois valoriza atores relevantes e integrados da cadeia de valor da informação para o investidor. O analista é uma das principais interlocuções do profissional de RI, e vice-versa. A atuação conjunta dos profissionais é fundamental na construção de um mercado de capitais cada vez mais eficiente”, declara.


Para Lucy Sousa, presidente executiva da APIMEC Brasil, na premiação deste ano “já foi possível notar uma evolução, mais especificamente no quesito diversidade de gêneros, pois, pela primeira vez, havia sete mulheres na relação dos cinco finalistas nas categorias profissionais, sendo que duas venceram em Melhor Profissional de RI – Small/Middle Cap e Melhor Profissional de RI – Large Cap”.


Eu queria dar os meus parabéns especialmente às mulheres vencedoras nas categorias de Melhores Profissionais de RI. Como uma veterana de quase quatro décadas no mercado, posso afirmar que essa é uma conquista importantíssima e difícil de imaginar há alguns anos. É preciso pontuar que na medida em que o mercado cresce, são necessários mais profissionais bem capacitados. Esse é o momento de apoiarmos, também, o aumento da diversidade, não só de gênero, como de raça. Entidades como a APIMEC Brasil e o IBRI precisam estimular as casas de análise e empresas a dar a devida atenção ao “S” da sigla ESG (do inglês, Environmental, Social and Governance; em português, ASG – Ambiental, Social e Governança) na hora de contratar, promovendo ações de diversidade e inclusão”, conclui Lucy Sousa. 


Os profissionais e empresas, vencedores e mais votados nas sete categorias são:


1 - Melhor Analista de Valores Mobiliários:


Pedro Leduc (Itaú BBA) é o vencedor.


Os cinco mais votados em ordem alfabética foram:

André Salles (UBS Brasil CCTVM);

André de Mello Sampaio (Banco Santander);

Eduardo Whitaker de Assumpção Mattos Rosman (Banco BTG Pactual);

Pedro Leduc (Itaú BBA); e

Thiago Batista (UBS Brasil CCTVM).


2 - Melhor Casa de Análise de Valores Mobiliários:


BTG Pactual é a Casa de Análise de Valores Mobiliários vencedora.


As cinco mais votadas em ordem alfabética foram:

BTG Pactual;

J.P. Morgan;

Bradesco;

Itaú Unibanco; e

XP Investimentos.


3 - Melhor Casa de Análise Independente de Valores Mobiliários:


A Eleven Financial Research é a vencedora.


As cinco mais votadas em ordem alfabética foram:

Eleven Financial Research;

Empiricus Research Publicações;

Levante Ideias de Investimentos;

TC Matrix; e

Toro Investimentos.


4 - Melhor Profissional de RI – Small/Middle Cap:


Larissa Boness (Estapar) é a vencedora.


Os cinco mais votados em ordem alfabética foram:

Alisandra Reis (SLC Agrícola);

Guilherme Setubal (Dexco);

Larissa Boness (Estapar);

Mariana Mayumi Oyakawa (Auren); e

Rafaella Nolli (Positivo Tecnologia).


5 - Melhor Profissional de RI – Large Cap:


Licia Rosa (Itaúsa) é a vencedora.


Os cinco mais votados em ordem alfabética foram:

Alfredo Setubal (Itaúsa);

André Menegueti Salgueiro (Weg);

Licia Rosa (Itaúsa);

Luiza Chaves Gabriel Aragão (Klabin); e

Renata Oliva Battiferro (Gerdau).



6 - Melhor Prática e Iniciativa de RI – Small/ Middle Cap:


A Randoncorp é a vencedora.


As cinco mais votadas em ordem alfabética foram:

AES Brasil;

Fras-le;

Randoncorp;

Simpar; e

SLC Agrícola.


7- Melhor Prática e Iniciativa de RI – Large Cap:


A Itaúsa foi a vencedora.


As cinco mais votadas em ordem alfabética foram:

Banco do Brasil;

Gerdau;

Itaúsa;

Itaú Unibanco; e

Weg.


O evento contou com os seguintes patrocinadores: Patrocínio Diamante – B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); Patrocinadores Ouro – BNY Mellon; Innova All Around The Brand; Madrona Fialho Advogados; Mazars; e MZ.


Para mais informações, acesse o link:

https://www.premioapimecibri.com.br/


Sobre a APIMEC Brasil


A APIMEC Brasil (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil) é uma entidade de pessoas físicas, com fins técnicos, culturais e não lucrativos. A associação realiza a interface entre entidades do mercado financeiro e de capitais, órgãos fiscalizadores, poderes executivo e legislativo, imprensa e profissionais de investimentos, participando de diversos fóruns de discussão em outras entidades, no Brasil e no exterior.


Presente há 52 anos no mercado, anteriormente como ABAMEC, a associação é uma das mais longevas e relevantes entidades do mercado financeiro brasileiro, promovendo eventos técnicos e educacionais e atividade de autorregulação do analista de valores mobiliários.


Sobre o IBRI


O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1997, e cujos associados são pessoas físicas. A sua Missão é contribuir para formar e valorizar os profissionais de RI (Relações com Investidores), atuando como centro de conhecimento e de geração de conteúdo em Relações com Investidores e Mercado de Capitais.


Com cerca de 400 associados, o IBRI tem atuação nacional e desenvolve iniciativas nas áreas de Educação, promoção de networking, além de atuar institucionalmente objetivando o fortalecimento da Profissão de Relações com Investidores e do Mercado de Capitais do Brasil.




Assessoria de Comunicação do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores)

www.ibri.com.br

Digital Assessoria-Comunicação Integrada

Rodney Vergili / Jennifer Almeida / Rafael V. Pereira / Natália Martins

Fones (11) 5081-6064

+ 55 (11) 9 9123-5962

rodney@digitalassessoria.com.br




sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Prêmio APIMEC IBRI divulga os mais votados em sete categorias

Em sua quarta edição, o Prêmio APIMEC IBRI se consolida como uma das mais importantes premiações para profissionais do mercado de capitais do Brasil. Os vencedores serão divulgados em cerimônia no dia 07/12/2023.

A APIMEC Brasil (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil) e o IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) anunciam os cinco mais votados profissionais e empresas em cada uma das sete categorias do 4º Prêmio APIMEC IBRI.

A solenidade de Premiação acontece em 07 de dezembro de 2023, no Blue Tree Premium Faria Lima, em São Paulo (SP).

Desde seu lançamento, em 2020, a premiação objetiva agraciar os profissionais e as melhores práticas para construir um mercado de capitais cada vez mais forte, transparente e equânime.

O Prêmio tem abrangência nacional e está dividido nas seguintes categorias: melhor analista de valores mobiliários; melhor casa de análise de valores mobiliários; melhor casa de análise independente de valores mobiliários; melhor profissional de RI – Small/Middle Cap; melhor profissional de RI – Large Cap; melhor prática e iniciativa de RI – Small/Middle Cap; e melhor prática e iniciativa de RI – Large Cap.

Para Luiz Henrique Valverde, diretor-presidente do IBRI, o prêmio é um reflexo da constante evolução do mercado de capitais brasileiro. “A iniciativa do Prêmio APIMEC IBRI é realmente diferenciada, pois valoriza atores relevantes e integrados da cadeia de valor da informação para o investidor. O analista é uma das principais interlocuções do profissional de RI, e vice-versa. A atuação conjunta dos profissionais é fundamental na construção de um mercado de capitais cada vez mais eficiente”, destaca.

Pelas regras da premiação, são os próprios profissionais que reconhecem e premiam os seus pares, de forma cruzada: analistas votam em profissionais de RI que, por sua vez, escolhem os analistas. Os vencedores serão divulgados em um evento que ocorrerá no dia 7 de dezembro de 2023, a partir das 19 horas, no Hotel Blue Tree Faria Lima, em São Paulo (SP).

O objetivo é justamente integrar em um só prêmio as duas categorias de profissionais que no dia a dia estão sempre se relacionando. Os analistas e profissionais de Relações com Investidores, que representam as empresas frente ao mercado e que nos dão as informações para que possamos fazer uma avaliação, um valuation da companhia. No dia a dia, essa relação permite aos analistas, fazer uma boa recomendação de investimento. Daí a relevância do prêmio, valorizar esses profissionais”, explica Lucy Sousa, presidente executiva da APIMEC Brasil.

A seguir, acompanhe os cinco mais votados em cada uma das sete categorias. Os nomes estão organizados em ordem alfabética:

Os cinco mais votados em cada categoria foram:

1. Melhor Analista de Valores Mobiliários: André Salles (UBS Brasil CCTVM); André de Mello Sampaio (Banco Santander); Eduardo Whitaker de Assumpção Mattos Rosman (Banco BTG Pactual); Pedro Leduc (Itaú BBA); e Thiago Batista (UBS Brasil CCTVM).

2. Melhor Casa de Análise de Valores Mobiliários: BTG Pactual; J.P. Morgan; Bradesco; Itaú Unibanco; e XP Investimentos.

3. Melhor Casa de Análise Independente de Valores Mobiliários: Eleven Serviços de Consultoria e Análise; Empiricus Research Publicações; Levante Ideias de Investimentos; TC Matrix; e Toro Investimentos.

4. Melhor Profissional de RI – Small/Middle Cap: Alisandra Reis (SLC Agrícola); Guilherme Setubal (Dexco); Larissa Boness (Estapar); Mariana Mayumi Oyakawa (Auren); e Rafaella Nolli (Positivo Tecnologia).

5. Melhor Profissional de RI – Large Cap: Alfredo Setubal (Itaúsa); André Menegueti Salgueiro (Weg); Licia Rosa (Itaúsa); Luiza Chaves Gabriel Aragão (Klabin); e Renata Oliva Battiferro (Gerdau).

6. Melhor Prática e Iniciativa de RI – Small/ Middle Cap: AES Brasil; Fras-le; Randon; Simpar; e SLC Agrícola.

7. Melhor Prática e Iniciativa de RI – Large Cap: Banco do Brasil; Gerdau; Itaúsa; Itaú Unibanco; e Weg.  

O evento conta com os seguintes patrocinadores: Patrocínio Diamante – B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); Patrocinadores Ouro – BNY Mellon; Innova All Around The Brand; Madrona Fialho Advogados; Mazars; e MZ.


Para mais informações, basta acessar:

https://www.premioapimecibri.com.br/


Sobre a APIMEC Brasil

A APIMEC Brasil (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil) é uma entidade de pessoas físicas, com fins técnicos, culturais e não lucrativos. A associação realiza a interface entre entidades do mercado financeiro e de capitais, órgãos fiscalizadores, poderes executivo e legislativo, imprensa e profissionais de investimentos, participando de diversos fóruns de discussão em outras entidades, no Brasil e no exterior.

Presente há 52 anos no mercado, anteriormente como ABAMEC, a associação é uma das mais longevas e relevantes entidades do mercado financeiro brasileiro, promovendo eventos técnicos e educacionais e atividade de autorregulação do analista de valores mobiliários.

Sobre o IBRI

O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1997, e cujos associados são pessoas físicas. A sua Missão é contribuir para formar e valorizar os profissionais de RI (Relações com Investidores), atuando como centro de conhecimento e de geração de conteúdo em Relações com Investidores e Mercado de Capitais.

Com cerca de 400 associados, o IBRI tem atuação nacional e desenvolve iniciativas nas áreas de Educação, promoção de networking, além de atuar institucionalmente objetivando o fortalecimento da Profissão de Relações com Investidores e do Mercado de Capitais do Brasil.




Assessoria de Comunicação do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores)

www.ibri.com.br

Digital Assessoria-Comunicação Integrada

Rodney Vergili / Jennifer Almeida / Rafael V. Pereira / Natália Martins

Fones (11) 5081-6064

+ 55 (11) 9 9123-5962

rodney@digitalassessoria.com.br