domingo, 29 de março de 2009

Rodney Vergili faz palestra sobre Comunicação com a Mídia em curso IBRI/BM&FBOVESPA

Rodney Vergili, diretor da Digital Assessoria Comunicação Integrada, realiza palestra sobre Comunicação com a Mídia (Relacionamento com a Imprensa), em Curso do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) em convênio com a BM&FBOVESPA, no dia 31/03/2009, das 13 horas às 14:30, em São Paulo (SP). O curso é estruturado para os profissionais que têm intenção em transformar suas empresas em companhias de capital aberto ou o fizeram recentemente.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Rodney Vergili realiza palestra no Curso de Introdução ao Mercado de Capitais da APIMEC SP

A relação entre os meios de comunicação e o mercado de capitais será discutida em curso da APIMEC SP

A comunicação com a imprensa financeira e a importância desta relação com o mercado de capitais e os meios de comunicação será um dos temas discutidos no Curso de Introdução ao Mercado de Capitais da APIMEC SP (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento de São Paulo), no dia 30 de maio de 2009, às 9:00 horas, na sede da APIMEC SP (rua São Bento, 545 – 5ª sobreloja – Centro – São Paulo).

A palestra será ministrada por Rodney Vergili, diretor da Digital Assessoria Comunicação Integrada, empresa especializada no relacionamento com a Imprensa Financeira.

O curso conta com a participação das seguintes entidades na realização: Abrasca (Associação Brasileira das Companhias Abertas), Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimentos), AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), APIMEC SP (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores).

As inscrições podem ser realizadas até 19 de março. Para participar, basta fazer a inscrição pelo telefone (11) 3107-1571 ou pelo e-mail eventos@apimecsp.com.br.

Veja a grade completa do curso:

PROGRAMA
23/03

09:00 – 09:30 – Abertura do curso e apresentação sobre a APIMEC SP
Reginaldo Alexandre - Presidente da APIMEC SP
09:30 – 10:45– Por que ser uma empresa aberta
Almir da Silva Motta - Membro da Comissão de Mercado de Capitais da ABRASCA
10:45 – 12:00 - A importância dos profissionais de relações com investidores
Rodrigo Krause – Membro da Comissão Técnica - IBRI
24/03
09:00 – 10:30 - A integração dos mercados internacionais de capitais
João Francisco de Aguiar - Economista, mestre em administração e professor da Universidade
Presbiteriana Mackenzie e das Faculdades Oswaldo Cruz
10:30 – 12:00 - O papel dos analistas: fundamentalistas, gráficos, setoriais, macroeconômicos, de crédito e rating.
Antonio Carlos Colangelo Luz
25/03

09:00 – 12:00 – BM&FBovespa – Mercado de Ações e Derivativos
Carlos Alberto Barbosa da Silva– Consultor da BM&FBovespa
26/03
09:00 – 10:30 - O papel da CVM no mercado de capitais
Adriana Dullius - Procuradora Federal da CVM
10:30 – 12:00 – A relação do BNDES com o mercado de capitais
Ivan Magalhães Junior – Gerente na Área de Mercado de Capitais – BNDES
27/03

09:00 – 12:00 - Conceitos básicos de contabilidade e análise financeira
Guillermo Braunbeck - Professor e consultor
30/03
09:00 – 10:30 - A relação dos meios de comunicação com o mercado de capitais
Rodney Vergili - Diretor da Digital Assessoria Comunicação Integrada
10:30 – 12:00 – Sustentabilidade no Mercado de Capitais
Roberto Sousa Gonzalez - Diretor de estratégia de sustentabilidade da The MediaGroup
Comunicação de Valor
31/03

09:00 – 10:30 - Governança corporativa no mercado de capitais
Adriane Almeida – Coordenadora de Centro de Pesquisa e Conhecimento do IBGC
10:30 – 12:00 - A Andima e os instrumentos de renda fixa
Sandro Baroni - Gerente da área técnica da ANDIMA (a confirmar)
01/04

09:00 – 10:30 - A indústria de fundos de investimento no Brasil
Ricardo Nardini – Gerente executivo de educação da ANBID
10:30 – 12:00 – A Lei das S.As. e os direitos dos acionistas não controladores
Dr. Leslie Amendolara - Advogado especializado em direito empresarial
02/04

09:00 – 10:30 – A previdência privada no Brasil
Aparecida Pagliarini - Advogada da ABRAPP
10:30 – 12:00 – Direito do Acionista Minoritário
Edison Garcia – Superintendente da AMEC
03/04

09:00 – 10:00 – INI – Apresentação Institucional
Theo Rodrigues - Diretor Geral – INI
10:00 – 11:00 – ABVCAP – Apresentação Institucional
Sidney Chameh - ABVCAP
11:00 – 12:00 – Apresentação sobre a Expo Money
Raymundo Magliano Neto – Diretor comercial da Expo Money
12:00 - Encerramento – Reginaldo Alexandre - Presidente da APIMEC SP
Será entregue Certificado de Conclusão aos participantes que tiverem 80% de freqüência.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Digital divulga pronunciamento do CODIM sobre "release"

Digital divulta pronunciamento do CODIM sobre melhores práticas para "release"

O CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado) apresentou Pronunciamento de Orientação nº 6 sobre "Release", no dia 05 de março de 2009. Os relatores foram Helio Garcia, subcoordenador do Comitê pelo IBRI, e Alexandre Oliveira, membro do Comitê pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
O pronunciamento propõe as melhores práticas para as companhias abertas prepararem seus “releases”, ferramenta auxiliar na disseminação de quaisquer informações e assim chamar a atenção de acionistas, investidores e público em geral parainformações que a empresa considera que deva haver melhor compreensão.
O CODIM é uma iniciativa conjunta de entidades representativas do mercado de capitais e tem por função discutir e sugerir a utilização das melhores formas de divulgação de informações das companhias abertas para os seus mais diferentes usuários, por meio de Pronunciamentos de Orientação produzidos e disseminados no mercado por todas as entidades participantes direta ou indiretamente do Comitê e de apoios a outros documentos e/ou iniciativas que sirvam, também, para atingir os seus objetivos. A iniciativa objetiva a padronização das melhores práticas de divulgação e, portanto, tem como proposta ajudar no desenvolvimento do Mercado de Capitais brasileiro.
O Comitê tem a Coordenação de Geraldo Soares pelo IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e Haroldo R. Levy Neto, pela APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais) e mais oito entidades de mercado – ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimento), AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), ANCOR (Associação Nacional das Corretoras de Valores Câmbio e Mercadorias), BM&F Bovespa, CFC (Conselho Federal de Contabilidade), IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), tendo ainda como membro observador a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).


CODIM
COMITÊ DE ORIENTAÇÃO PARA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES AO MERCADO
(ABRASCA – AMEC – ANBID – ANCOR – APIMEC – BOVESPA – CFC –IBGC – IBRACON – IBRI)

PRONUNCIAMENTO DE ORIENTAÇÃO Nº 6, de 05 de Março de 2009.

EMENTA: RELEASE. NECESSIDADE DE PADRONIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA PREPARAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE RELEASE, COMO FORMA DE CONTRIBUIR PARA A ADOÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA QUE FORTALEÇAM CRITÉRIOS DE CONFIANÇA E O DESENVOLVIMENTO DO MERCADO.

O Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado – CODIM –, com base em sua competência, torna público que, após submeter a matéria em audiência pública, aprovou, por decisão de seus membros em reunião realizada no dia 12 de Fevereiro de 2009, o presente Pronunciamento de Orientação, o que faz mediante os seguintes termos:

Conceituação
O Release é um veículo de divulgação por escrito, para ser usado como ferramenta auxiliar na disseminação de quaisquer informações, sejam elas obrigatórias (Ato ou Fato Relevante – Pronunciamento de Orientação n° 5 – CODIM) ou não (Comunicados ao Mercado), entre a Área de Relações com Investidores e os públicos estratégicos(stakeholders)de sua Companhia, por intermédio dos mais variados meios de comunicação e, portanto, não deve ser confundido, nem deve substituir os procedimentos de publicação e arquivamento de informações na forma exigida pela legislação e regulamentação existentes, que deverão ser sempre executados antes da divulgação do release.

Release tem a função de chamar a atenção de acionistas, investidores e público em geral parainformações que a Companhia considera que deva haver melhor compreensão, disseminando de forma ampla, rápida e em linguagem acessível para evitar a assimetria da informação e ajustar os interesses de todos os públicos estratégicos.

Do Objetivo
O propósito deste Pronunciamento de Orientação de Conduta é o de mostrar as melhores práticas e procedimentos na disseminação de informações importantes das Companhias para o mercado em geral, com a utilização de Release, salientando que se deva observar em todos os itens aqui citados que o conteúdo do Release não deverá em hipótese alguma se constituir em si como um Ato ou Fato Relevante.
Dos Procedimentos Para Divulgação

A divulgação de um Release deve ser feita à comunidade financeira, às agências de notícias e à imprensa em geral com a indicação “Para Divulgação Imediata”.

São exemplos de Informações que devem ser tratadas como merecedoras de divulgação imediata através de Release os resultados anuais e trimestrais, anúncios de dividendos, fusões, aquisições, guidance (Guidance – Pronunciamento de Orientação n° 4 – CODIM), ofertas de compra de ações, compra de ativos relevantes, desdobramento de ações, mudanças importantes na direção da Companhia, informações sobre novos produtos e serviços, assinatura de contratos estratégicos, planos de expansão, eventos agendados, promoções, prêmios recebidos, novas parcerias importantes, novas descobertas e todas as questões substantivas de natureza não usual ou não recorrente.

4. Sendo a informação objeto do Release de interesse do mercado de valores mobiliários, a companhia deverá avaliar criteriosamente a sua divulgação via sistema IPE (Informações Periódicas e Eventuais), assegurando tratamento equitativo e igualitário de informações aos seus investidores e partes interessadas.

Da Abrangência e Divulgação do Release
5. A Companhia deve assegurar, por meio do Release, a disseminação periódica e oportuna de relatórios financeiros, que deverão ser elaborados em conformidade com as regras adotadas no Brasil e em casos específicos, com as regras adotadas por outros países, bem como publicados e arquivados na forma e nos prazos estabelecidos na legislação.
6. O Release deve conter linguagem clara, acessível, compreensível e confiável, evitando que o investidor e demais públicos estratégicos da Companhia sejam levados a erros por compreensão inadequada das informações disponibilizadas.

A divulgação do Release deve obedecer aos princípios de abrangência e de simultaneidade, garantindo a disponibilização das informações de forma igualitária, em tempo e conteúdo, em Português e em outros idiomas com demanda relevante para a Companhia.

As Companhias no processo de utilização das ferramentas de comunicação disponíveis no mercado devem enviar seus Releases a toda comunidade financeira, às agências de notícias e à imprensa em geral, além de disponibilizar no site de RI da Companhia. A divulgação dessas informações exclusivamente à imprensa local não é suficiente para assegurar a cobertura adequada ao público investidor.

Todo Release deve conter data, nome, endereço eletrônico e o telefone do profissional responsável pela área de Relações com Investidores da Companhia, o qual poderá ser acessado caso os interessados queiram confirmar ou esclarecer o teor da informação.

O mailing list de uma Companhia aberta é um ativo intangível fundamental de relacionamento com os agentes do mercado de capitais. A Companhia aberta deve envidar os seus maiores esforços na construção de seu próprio mailing. Portanto, não se recomenda a terceirização do mailing list. A utilização de outros mailing list de empresas que fazem distribuição de informações ao mercado é recomendável, mas de forma complementar ao seu próprio mailing.

10.1. Nas mensagens enviadas deve haver opção para descadastramento automático, como forma de garantir ao interessado a exclusão do mailing da Companhia de forma rápida e objetiva.


Do Tratamento Adequado do Conteúdo

A Companhia deve ter como meta principal assegurar que as informações divulgadas por meio de Release sejam tratadas dentro de uma perspectiva adequada. Isto demanda comedimento, bom discernimento, respeito aos fatos e as respectivas partes envolvidas.

O guidance deve ser bem fundamentado (vide Guidance – Pronunciamento de Orientação n° 4 – CODIM), conter as ressalvas adequadas, as limitações inerentes e ser apresentado de forma conservadora e factual. Entretanto, o conservadorismo excessivo, defensivo ou enganoso deve ser evitado, da mesma forma que previsões excessivamente otimistas, superficiais, alegações exageradas e promessas injustificadas. É muito prejudicial às relações de uma Companhia com seus acionistas ou ao valor que a comunidade financeira precifica as ações desta Companhia, informações divulgadas sem o devido embasamento.

Após a divulgação de um Release, se os desdobramentos subsequentes no mercado indicarem que o desempenho não fica à altura das projeções dadas, tal fato também deve ser novamente informado e explicado, devendo ainda ser obedecidas as regras aplicáveis à matéria, existentes na legislação.

Informações desfavoráveis devem ser igualmente divulgadas por meio de Release com a mesma presteza e franqueza que as informações consideradas favoráveis. A relutância ou a não disposição em divulgar um episódio negativo ou a tentativa de disfarçar informações desfavoráveis podem comprometer o conceito de transparência e credibilidade da administração da Companhia.

Deve-se atentar para a frequência das divulgações efetuadas ao mercado para as informações. Não faz sentido a divulgação repetitiva. Caso a Companhia tenha necessidade de efetuar um Release complementar sobre uma informação já divulgada, o contexto deve ser claro aos leitores com ênfase nos efeitos e nos aspectos que diferenciem a informação.

Como boa prática toda Companhia de capital aberto deve buscar inserir em sua “Política de Divulgação de Informações ao Mercado” instruções específicas sobre divulgação de Release para o mercado em geral. Cabe ressaltar que a política de divulgação é obrigatória conforme regulamentação existente.

16.1. Recomenda-se que o release seja enviado para conhecimento dos executivos, conselheiros de administração, comitês que assessoram a administração e conselheiros fiscais.


São Paulo, 05 de Março de 2009.

Geraldo Soares Haroldo Reginaldo Levy Neto
Coordenadores