quarta-feira, 16 de março de 2016

Conheça diretrizes que ajudam na hora de formatar balanços e relatórios financeiros 


Orientações do Codim mostram como criar soluções de comunicação objetivas e transparentes para atender os públicos estratégicos da companhia.

Que tal conhecer alternativas mais adequadas para a divulgação de informações sobre balanços e relatórios financeiros? Este é o trabalho que oferece o Codim (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado). Sua missão é elaborar pareceres de orientação para alinhar as melhores práticas de comunicação, estabelecendo princípios básicos e a utilização de recursos tecnológicos compatíveis com as necessidades dos agentes do mercado de capitais. Em outras palavras, a instituição poderia ser chamada de uma “ABNT” na área de relações com investidores.

Para exemplificar como funciona a atuação do Codim, no dia 9 de março, foi feita a exposição de um Pronunciamento (um novo parecer) com sugestões de regras para melhorar a divulgação de notas explicativas nos documentos. Isso porque observou-se que, muitas empresas, utilizavam um volume grande de informações de forma repetitiva, com uma linguagem muito técnica que mesclavam dados relevantes com não relevantes e aspectos contraditórios, além de copiar, em alguns momentos, textos das próprias normas.

Segundo Rodney Vergili, da assessoria de comunicação e imprensa do Codim, as notas precisam ser objetivas e claras. “Já vimos notas de 250 páginas. Isso não é uma nota. Por isso, a finalidade da instituição é direcionar para as melhores práticas na divulgação destes dados”, explica.

Já Helmut Bossert, coordenador da entidade, destaca a importância da criação dos Pronunciamentos como forma de tornar a comunicação compreensível para o mercado. “Os públicos estratégicos de uma empresa precisam entender os princípios básicos da organização”, diz.   Também lembra que é importante ficar atento as legislações emanadas em órgãos reguladores para isso.

Por outro lado, Haroldo Levy, relator do Pronunciamento, traz a questão da mudança cultural como premissa para a alteração das práticas adotadas hoje nas instituições. “É preciso focar o usuário dos dados. Há usuários que entendem as informações de mercado e outros que tem interesse em compreender. Portanto, o material precisa estar adequado para ambos, ou seja, o leigo e o expert”.

Levy ainda traz a importância da revisão periódica no documento. “É preciso criar um cronograma de atualização dentro da empresa para que as informações não fiquem obsoletas. Outro ponto relevante é o fato dos dados não poderem ser omitidos no trabalho. A transparência é fundamental. Neutralidade também. Isso quer dizer que a divulgação não pode pender nem para um lado otimista, nem para um lado pessimista, e sim dizer, a verdade”.

Marco Antonio Muzilli, também relator do Pronunciamento, alega que toda empresa deve fundar um Comitê de Divulgação multidisciplinar para transmissão dos dados financeiros. “Esse grupo deve ser coordenado pela área de relações com investidores. Entretanto, a presença de um profissional de comunicação se faz necessária para que não haja ruído na divulgação das informações ao público. O comitê é responsável por tratar o documento de forma mais adequada”.

“As notas explicativas não podem ser lacônicas e prolixas, é preciso fazer um trabalho conjunto com o usuário da informação, escutando-o para melhorar a divulgação. Por isso, sugerimos que a empresa convide o público que consome os dados para apresentação do balanço”, fala Muzilli. “As empresas ainda precisam ficar atentas ao prazo para elaboração das notas. O ideal é que as façam no decorrer do ano, não no fechamento do relatório. A criação de um índice geral para estruturação do material também ajuda muito na leitura”, recomenda.

Para concluir, Muzilli, destaca pontos chaves do Pronunciamento: “Ao elaborar o material, tenha convicção que ele ajudará o mercado com assuntos relevantes, de forma que os públicos estratégicos da companhia consigam captar o significado; foque na direção da transparência; e, principalmente, tenha conhecimento de seus públicos e dos interesses da empresa para que ambos possam ser casados”.

Para conferir o Pronunciamento sobre Notas Explicativas,
 clique aqui (.http://www.codim.org.br/downloads/PO_CODIM_n_19_Melhores_Praticas_Divulgacao_Notas_Explicativas_20160309.pdf)
Já para conhecer o Codim e outros pareceres,
 clique aqui http://www.codim.org.br/.


Fonte: Alexandra Ebert, Coordenadora de conteúdo na ABRACOM (Associação Brasileira das Agências de Comunicação)


sexta-feira, 11 de março de 2016

CODIM divulga Pronunciamento sobre Notas Explicativas de Demonstrações Contábeis


O CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado) divulgou, em 09 de março de 2016, o Pronunciamento de Orientação do CODIM n° 19, que trata das Melhores Práticas de Divulgação de Informações em Notas Explicativas.

Haroldo Levy, coordenador do CODIM pela APIMEC e relator do Pronunciamento, Marco Antonio Muzilli, do IBRACON, também relator do Pronunciamento, e Helmut Bossert, coordenador do CODIM pelo IBRI, participaram de Coletiva de Imprensa sobre o assunto, no dia 9 de março de 2016, na sede da APIMEC – SP.

As Notas Explicativas são obrigatórias nas demonstrações contábeis e devem apresentar informações financeiras relevantes e de forma clara. O objetivo do Pronunciamento é fornecer orientação quanto ao aprimoramento da qualidade das informações divulgadas pelas companhias abertas.

A ideia é que se trate efetivamente de Notas e não de textos extensos. Ao mesmo tempo, o objetivo é que se tornem efetivamente Explicativas, sintéticas e objetivas utilizando linguagem simples e clara para os usuários, e que ainda continuem a atender aos requerimentos previstos nas normas contábeis aplicáveis.

A coordenação do CODIM é dividida entre o IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e a APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), além da participação das entidades: ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar); ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade); AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias); BM&FBOVESPA, CFC (Conselho Federal de Contabilidade), IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), tendo ainda como membro observador a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Segue o link com o Pronunciamento de Orientação sobre Notas Explicativas de demonstrações contábeis:




Segue o link com o Pronunciamento de Orientação sobre Notas Explicativas de demonstrações contábeis:


sábado, 5 de março de 2016


COLETIVA DE IMPRENSA DO CODIM
(Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado)

09/03/2016 – quarta-feira – 11 horas – APIMEC SP

CODIM divulga Pronunciamento sobre Notas Explicativas de demonstrações contábeis


O CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado) tem o prazer de convidá-lo (a) para a Coletiva de Imprensa, que será realizada, no dia 09 de março de 2016, quarta-feira, às 11 horas, na sede da APIMEC – SP (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), na Rua Líbero Badaró, 300 - 2º andar -  Centro -  São Paulo - SP.

Na ocasião, ocorrerá a divulgação do Pronunciamento de Orientação do CODIM n° 19 sobre Melhores Práticas de Divulgação de Informações em Notas Explicativas.

O objetivo do Pronunciamento é fornecer orientação quanto ao aprimoramento da qualidade das informações divulgadas pelas companhias abertas.

Haroldo Levy, coordenador do CODIM pela APIMEC e relator do Pronunciamento,   
Marco Antonio Muzilli, do IBRACON, também relator do Pronunciamento, e Helmut Bossert, coordenador do CODIM pelo IBRI, participarão da Coletiva de Imprensa.

A coordenação do CODIM é dividida entre o IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e a APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), além da participação das entidades: ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar); ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade); AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias); BM&FBOVESPA, CFC (Conselho Federal de Contabilidade), IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), tendo ainda como membro observador a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).




Serviço: CODIM divulga Pronunciamento de Orientação n° 19 sobre Notas Explicativas

Data: 09/03/2016 (quarta-feira)
Horário: 11 horas
Local: APIMEC SP (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais)
Rua Líbero Badaró, 300 - 2º andar – Centro -  São Paulo – SP

Para credenciamento de Imprensa, favor enviar e-mail para : rodney@digitalassessoria.com.br