sexta-feira, 11 de março de 2016

CODIM divulga Pronunciamento sobre Notas Explicativas de Demonstrações Contábeis


O CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado) divulgou, em 09 de março de 2016, o Pronunciamento de Orientação do CODIM n° 19, que trata das Melhores Práticas de Divulgação de Informações em Notas Explicativas.

Haroldo Levy, coordenador do CODIM pela APIMEC e relator do Pronunciamento, Marco Antonio Muzilli, do IBRACON, também relator do Pronunciamento, e Helmut Bossert, coordenador do CODIM pelo IBRI, participaram de Coletiva de Imprensa sobre o assunto, no dia 9 de março de 2016, na sede da APIMEC – SP.

As Notas Explicativas são obrigatórias nas demonstrações contábeis e devem apresentar informações financeiras relevantes e de forma clara. O objetivo do Pronunciamento é fornecer orientação quanto ao aprimoramento da qualidade das informações divulgadas pelas companhias abertas.

A ideia é que se trate efetivamente de Notas e não de textos extensos. Ao mesmo tempo, o objetivo é que se tornem efetivamente Explicativas, sintéticas e objetivas utilizando linguagem simples e clara para os usuários, e que ainda continuem a atender aos requerimentos previstos nas normas contábeis aplicáveis.

A coordenação do CODIM é dividida entre o IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e a APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), além da participação das entidades: ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar); ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade); AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias); BM&FBOVESPA, CFC (Conselho Federal de Contabilidade), IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), tendo ainda como membro observador a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Segue o link com o Pronunciamento de Orientação sobre Notas Explicativas de demonstrações contábeis:




Segue o link com o Pronunciamento de Orientação sobre Notas Explicativas de demonstrações contábeis:


Nenhum comentário: