quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Apimec adere ao PRI.org como Network Supporter
A Apimec, Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de capitais, alinhada com a sua missão, adere ao PRI - Principles for Responsible Investment,
para auxiliar na promoção dos princípios de investimento responsável na América Latina.

O PRI (ou Princípios para o Investimento Responsável) foi criado, em 2006, pelo então Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi A. Annan, em conjunto com 20 investidores institucionais de 12 países. Foi lançado na NYSE, com a missão de criar um sistema financeiro sustentável. Hoje ele conta com mais de 1.300 signatários, que possuem US$ 59 trilhões de ativos sob gestão. No Brasil, já são 60 signatários, dentre investidores institucionais, gestores e prestadores de serviço.


Aderir ao PRI representa o compromisso dos investidores em integrar os aspectos ESG (Environmental, Social and Governance), na análise de investimentos e monitoramento de ativos e carteiras. Neste contexto, a Apimec, como representante dos analistas e profissionais de investimento do mercado de capitais, adere oficialmente ao PRI como Network Supporter, assumindo o compromisso de promover os 6 princípios (veja aqui) para o investimento responsável que o compõe, perante seus associados, certificados e credenciados.

Uma das inciativas, já iniciada em 2014, é a organização da segunda edição do evento Latino Americano ESG 2015 - “Taking ESG into Account” – Podemos evoluir para uma Economia Sustentável?, que será realizado no dia 06 de outubro.  (http://www.esg-apimecsp-effas.com.br/ ). O objetivo do evento é o de gerar discussões sobre o processo de análise das empresas de capital aberto e outros ativos, levando em consideração os critérios ESG.

“A integração dos aspectos ESG na análise e no monitoramento dos investimentos aprimora a gestão de riscos e melhora os retornos financeiros. Os aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa já são observados pelos analistas e gestores, mas na maioria dos casos isso não acontece de forma sistêmica; o que buscamos no PRI é fomentar a análise desse aspecto de forma cada vez mais sistêmica. É um grande desafio, mas o mercado de capitais só tem a ganhar com isso.” Tatiana Assali, Head of South America do PRI.

“Considerar os critérios ESG na análise de investimento é um caminho sem volta, e uma realidade mundial, a exemplo do que vivemos hoje no país com a crise hídrica e energética, além dos problemas de governança em empresas importantes para a economia do país” Eduardo Werneck, Diretor de Educação e Sustentabilidade da Apimec Nacional. 


“Sem dúvida, este compromisso só tem a acrescentar aos analistas de investimentos, ao mercado de capitais e à maior interação com o ambiente externo”, finaliza Reginaldo Alexandre, Presidente da Apimec Nacional.

As duas instituições planejam para este ano ainda, uma agenda de cursos online e workshops, além de dar continuidade ao programa de eventos sobre o tema Investimento responsável para a comunidade de analistas, profissionais de investimento, associados da Apimec e signatários do PRI.

Sobre o PRI:
“O PRI trabalha em conjunto com sua rede internacional de signatários para colocar em prática os seis Princípios para o Investimento Responsável. O objetivo dos Princípios é compreender as implicações nos investimentos dos temas ambientais, sociais e de governança corporativa, além de oferecer suporte para os signatários na integração desses temas em suas decisões de investimento e propriedade de ativos”.

Sobre a Apimec:
A Apimec é uma das instituições mais tradicionais do mercado de capitais com 45 anos de existência. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento do mercado de capitais, atuando no desenvolvimento pessoal e na capacitação técnica de analistas e profissionais de investimento. Ela também é autorreguladora, certificando, credenciando e supervisionando estes profissionais em suas diversas especialidades, em âmbito nacional e internacional.  


Ricardo Tadeu Martins - Presidente da Apimec SP
Eduardo Werneck - Diretor de Educação e  Sustentabilidade da Apimec Nacional                               

Nenhum comentário: