terça-feira, 17 de junho de 2014


Marcopolo é a empresa do ano no ranking “Melhores & Maiores” da revista EXAME



Na premiação das “Melhores & Maiores” da revista Exame realizada na noite de 16 de junho de 2014, a empresa gaúcha Marcopolo foi apontada como a empresa do ano.

Na 41ª edição de “Melhores e Maiores” da revista EXAME, a Marcopolo foi eleita a Empresa do Ano. A Marcopolo começou como uma pequena oficina mecânica. Hoje é uma das principais fabricantes de ônibus do mundo.  O anúncio foi feito na noite de 16 de junho de 2014 durante solenidade, no Clube Atlético Monte Líbano, que contou com a presença de presidentes das maiores empresas nacionais. 

A equipe de análises financeiras da publicação é liderada pelo Prof. Dr. Nelson Carvalho, diretor de Pesquisas da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), e pelo Prof. Dr. Ariovaldo dos Santos, coordenador técnico..

Fábio Barbosa, presidente da Editora Abril, destacou a importância do país investir em “educação, produtividade e valores”.

A premiação destacou empresas em 18 setores da economia. Para chegar ao resultado, a equipe da FIPECAFI considerou o resultado econômico das empresas em 2013 e analisou comparativamente o desempenho delas dentro de seu segmento.


O presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, Mauro Bellini, atribuiu o título de Empresa do Ano aos seus colaboradores e funcionários e reforçou o título da empresa global, atuando na África do Sul, Argentina, Austrália, China, Colômbia, Egito, Índia e México. De forma bem humorada, usou uma frase retirada, segundo ele, do Facebook, para reafirmar a importância do transporte coletivo na sociedade: “País desenvolvido não é o país em que pobre tem carro, e sim onde o rico anda de transporte coletivo”.

Por fim, chamou seu pai e fundador da empresa, Paulo Bellini, ao palco, que foi aplaudido de pé pelo público.

Confira abaixo a lista de todas as empresas premiadas:

Atacado: Ipiranga
Autoindústria: Marcopolo
Bens de Capital: Jacto
Bens de Consumo: Natura
Eletroeletrônico: Whirlpool
Energia: CPFL Paulista
Farmacêutico: Aché
Indústria da Construção: Votorantim
Indústria Digital: Dataprev
Mineração: Samarco
Papel e Celulose: Mili
Química e Petroquímica: Innova
Serviços: Cielo
Siderurgia e Metalurgia: Gerdau
Telecomunicações: Telefônica|Vivo
Têxteis: Grendene
Transporte: ALL
Varejo: Via Varejo
Empresa do Agronegócio: Jacto

A publicação EXAME Melhores & Maiores” resulta da avaliação de dados de mais de 3 mil empresas, além dos maiores grupos privados do país. Também abrangem as companhias limitadas que enviaram seus dados para análise da equipe e responderam questionários.



terça-feira, 10 de junho de 2014

Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor: iniciativa do Comitê Consultivo de Educação da CVM


No dia 06/06/2014, foi realizada em São Paulo a cerimônia de premiação do 8º Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor.

Foram  vencedoras: Priscila Yazbek Marques, do Portal Exame (Mídia digital); Mariana Segala, da revista Capital Aberto (Revista); e Alessandra Bellotto e Beatriz Cutait, do Jornal Valor Econômico (Jornal), na ordem em que aparecem na foto. 

As matérias premiadas podem ser lidas no Portal do Investidor:http://www.investidor.gov.br/entrevistas/index.html?pager.offset=10

O Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor é uma iniciativa do Comitê Consultivo de Educação da CVM, que além da CVM é formado pela ABRASCA, ANBIMA, ANCORD, APIMEC, BM&FBOVESPA, CETIP, IBGC e IBRI.

Veja mais informações sobre o Prêmio na página do Comitê:www.comitedeeducacao.cvm.gov.br.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

CODIM divulga Pronunciamento sobre Relacionamento da Companhia com a Imprensa


O CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado) divulgou, em 02 de junho de 2014, Pronunciamento de Orientação do CODIM n° 17 sobre Relacionamento da Companhia com a Imprensa.

O bom relacionamento das companhias com a imprensa sinaliza o comprometimento da organização com a transparência. Ter uma política de “portas abertas” significa que seus administradores têm interesse em ampliar a disseminação do conhecimento sobre a companhia e seus negócios. Muitas das companhias de capital aberto são acompanhadas por veículos de comunicação, inclusive especializados, o que exige a adoção de melhores práticas no relacionamento com a imprensa.

Os relatores Helio Garcia, representante do IBRI, e Patrícia Pellini, representante da BM&FBOVESPA e Haroldo Levy, coordenador do CODIM (APIMEC), participaram de Coletiva de Imprensa sobre o assunto realizada a partir das 11 horas, do dia 02 de junho de 2014, na sede do IBRI.

A coordenação do CODIM é dividida entre o IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e a APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), além da participação das entidades: ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar); ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade); AMEC (Associação dos Investidores no Mercado de Capitais), ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias); BM&FBOVESPA - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, CFC (Conselho Federal de Contabilidade), IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), tendo ainda como membro observador a CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Mais informações:


Segue link com a íntegra do Pronunciamento de Orientação do CODIM n° 17 sobre Relacionamento da Companhia com a Imprensa.