sábado, 22 de novembro de 2014


XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL CPC

NORMAS CONTÁBEIS INTERNACIONAIS

Data: 24/11/2014 (segunda-feira)

Horário: 8 horas às 18 horas

Local:   Renaissance Hotel (Alameda Santos, 2.233 – Jardim Paulista – São Paulo -  SP)

Objetivo

Proporcionar uma visão do atual estágio de adoção das normas internacionais de relatórios financeiros (“IFRS – International Financial Reporting Standards”) no Brasil, das mudanças mais relevantes que estão em andamento e/ou por vir conforme a agenda do IASB e do CPC.


Mais Informações:


O CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) realizará o "XI Seminário Internacional CPC – Normas Contábeis Internacionais", no dia 24 de novembro de 2014 (segunda-feira), das 8 horas às 18 horas, no Renaissance Hotel (Alameda Santos, 2.233 – Jardim Paulista – São Paulo). A FACPC (Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis) é a organizadora do evento.
O seminário é válido, também, para programas de educação continuada da APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais); Conselhos Regionais de Contabilidade e IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).


                  

DESTAQUES DO PROGRAMA

08:00 - Credenciamento
08:30 - Abertura
O XI Seminário Internacional CPC conta na abertura do evento  que marca um ciclo importante de realizações na contabilidade brasileira, com:
-Alfried Plöger, Coordenador de Relações Institucionais do CPC e um dos idealizadores do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis);
-José Martonio Alves Coelho, Presidente do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), sendo um dos principais responsáveis por este Comitê existir; e
-Maria Helena Santana, hoje Trustee da IFRS Foundation, mas que também participou ativamente de todo o processo de criação e apoio ao CPC, seja pela BM&FBOVESPA, seja pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).









09:15 - 1º Painel: Notas Explicativas (OCPC 07)

No Painel, haverá debate sobre a qualidade das informações divulgadas pelas companhias. As companhias divulgam mais dados, mas se perde qualidade, quando várias das informações não possuem relevância, e pior, escondem conteúdos que realmente fazem a diferença na tomada de decisão dos interessados na empresa.

O CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) trabalhou em uma Orientação, a OCPC 07, e discutirá no XI Seminário Internacional CPC com a participação de:
- Expositor: Aldo Bertolucci – Membro observador – CPC – Representante – CNI (Confederação Nacional da Indústria);
-Debatedor: Jefferson dos Santos Junior – Membro – CANC/ABRASCA e Analista Senior de Normas e Práticas Contábeis – Braskem
-Debatedora: Vânia Maria da Costa Borgerth – Assessora da Presidência – BNDES; e
- Moderador: Eliseu Martins – Professor – FEARP/USP


09:55 – Debates
10:15 - Coffee break




10:45 - 2º Painel: Ativos e Passivos decorrentes de Atividades Reguladas (com tradução simultânea)

           No Brasil, as atividades reguladas têm particular relevância para muitas companhias, para o mercado de capitais e acabam por afetar a economia como um todo por se tratar de serviços de utilidade pública. Assim, o tema toma proporções gigantescas e tem que ser tratado com muito zelo.

O XI Seminário Internacional CPC terá como expositora a profissional que trabalhou este tema no próprio IASB (International Accounting Standards Board), Jane Pike –Senior Technical Manager e contará com os seguintes debatedores:
- Leonardo George de Magalhães – Member – Consultative Group for Rate Regulation IASB (International Accounting Standards Board); e
- Marcos Quintanilha – Coordenador do GT- Energia – Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil).
Moderador do Painel:  Ernesto Rubens Gelbcke – Vice-coordenador Técnico – CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis).

11:35 - Debates

12:00 - 3º Painel: Reconhecimento de Receitas (IFRS 15)
12:40 - Debates

O XI Seminário Internacional CPC discutirá o novo IFRS que trata do reconhecimento de receitas e as consequências sobre os lucros e sobre o balanço.
- Expositor: Idésio da Silva Coelho Jr. – Coordenador de Relações Internacionais - CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) e Diretor Técnico do Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil);
- Debatedor: Carl Douglas – Member – Transition Resource Group IASB/FASB (International Accounting Standards Board/Financial Accounting Standards Board); e
Moderadora: Verônica Cunha de Souto Maior – Coordenadora de Operações – CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) e Vice-presidente Técnica – CFC (Conselho Federal de Contabilidade).

13:00 - Almoço

14:15 - INFORME: Como vai atuar o Grupo de Estudos CPC / Receita Federal do Brasil

A Receita Federal tem participado ativamente como convidada no CPC já há vários anos. Deste harmonioso convívio nasceu este grupo que estudará as implicações fiscais dos novos pronunciamentos contábeis.

Paulo Verçosa que é Chefe da Divisão de Normas de Procedimentos Fiscais - DINOP – RFB e Membro Observador do CPC vai explicar como este grupo vai trabalhar.





14:30 - 4º Painel: Impairment dos Ativos Financeiros (PDD/PCLD)


No Painel, haverá debate sobre os principais pontos a serem avaliados para o teste de recuperabilidade de ativos (ou teste de impairment) para a PDD (Provisão para Devedores Duvidosos) e o reconhecimento de PCLD (Perdas com os Créditos de Liquidação Duvidosa) introduzidos pela IRFS 9.
- Expositor: Artur Gigueira – Diretor Setorial de Assuntos Contábeis da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos);
- Debatedor: Guillermo Braunbeck – Professor da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras); e
- Moderador: José Carlos Bezerra da Silva – Superintendente de Normas Contábeis e de Auditoria – CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e Membro Observador – CPC  (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) 


15:10 – Debates

15:30 - Coffee Break

15:50 - 5º Painel: Planos de Trabalho – IASB, GLENIF/GLASS, ASAF e CPC

No Painel, haverá debate sobre as normas internacionais de contabilidade em análise e quando entrarão em vigor.

Como convidados teremos:
- Amaro Gomes –Board Member – IASB (International Accounting Standards Board)
- Jorge José Gil – Presidente – GLENIF/GLASS (Grupo Latino-americano Emissor de Normas de Informação Financeira/Group of Latin-American Accounting Standard Setters)
- Alexsandro Broedel Lopes – Membro – ASAF (Accounting Standards Advisory Forum)
- Edison Arisa Pereira – Coordenador Técnico do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis)


17:25 - Encerramento

O Encerramento terá palestra de Leonardo Pereira, Presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), e de Edison Arisa Pereira, Presidente da FACPC (Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis) e Coordenador Técnico do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis).




Nenhum comentário: