segunda-feira, 10 de novembro de 2014



Revista ISTOÉ DINHEIRO premia “As Melhores do Middle Market”

Entrega do prêmio AS MELHORES DO MIDDLE MARKET reúne empresários e executivos que comandam algumas das mais vibrantes empresas brasileiras


A grande campeã: José Janguiê Diniz, controlador da Ser Educacional, recebeu do diretor editorial da Editora Três, Carlos José Marques, o troféu de Empresa do Ano do prêmio AS MELHORES DO MIDDLE MARKET.

O capitalismo brasileiro vem se destacando no cenário mundial por conta do prestígio obtido por empresas dos mais diversos setores. São gigantes como Ambev, JBS, BRF (nascida da fusão entre Sadia e Perdigão), Embraco e Embraer. E não poderia ser diferente. Afinal, são marcas reconhecidas pelo grande público e que souberam cavar seu espaço em mais de 100 países, de todos os continentes. Mas é o pelotão intermediário, formado por companhias que têm receita entre R$ 70 milhões e R$ 500 milhões, que está chamando a atenção do mercado. Afinal, as médias de hoje serão as gigantes de amanhã.

Foi para celebrar o trabalho desse contingente que a DINHEIRO criou o ranking AS MELHORES DO MIDDLE MARKET. Na edição 2014 do prêmio, a grande vencedora foi a Ser Educacional, grupo que controla as Faculdades Mauricio de Nassau (Uninassau) e Joaquim Nabuco, entre outras espalhadas pelos Estados das regiões Norte e Nordeste. “A nossa empresa é genuinamente nordestina, assim como eu, que nasci no sertão da Paraíba e, graças à educação, consegui ser bem-sucedido”, disse José Janguiê Diniz, fundador e acionista majoritário da Ser Educacional, ao receber o prêmio das mãos de Carlos José Marques, diretor editorial da Editora Três.

A cerimônia ocorrida em São Paulo, em 31 de outubro, reuniu empresários e autoridades, como o ministro Guilherme Afif Domingos, titular da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República. Foram homenageadas as campeãs de 32 setores da economia. Dentre elas, a Dudalina, da empresária Sônia Hess, campeã do Middle Market em 2013 e vencedora deste ano na área têxtil. Afif destacou o papel estratégico das integrantes do middle market para o crescimento da economia brasileira. Segundo ele, esses empresários lidam com um duplo desafio.

Por um lado não têm a flexibilidade dos pequenos e, de outro, carecem do fôlego financeiro dos grandes. “Parabéns aos heróis do middle market por se manterem ativos e atuantes”, disse. Por sua vez, Osvaldo Roberto Nieto, presidente da consultoria Baker Tilly Brasil, parceira da DINHEIRO na elaboração do ranking, destacou a faceta mais vibrante dessas empresas, muitas das quais representam o futuro do capitalismo brasileiro. Para ilustrar sua tese, citou como exemplo a JSL (ex-Júlio Simões), a Hering e a Lorenzetti. Em 2003, nenhuma delas ultrapassava a marca de faturamento de R$ 450 milhões.

Hoje, integram o bloco das bilionárias. Em sua palestra, Nieto destacou que para suavizar as dores do crescimento é preciso seguir um roteiro que inclui, entre outros pontos, planejamento sucessório, estratégia de crescimento bem definida e foco na governança corporativa. Da porta para fora, ele sugeriu a adoção de um ambiente que facilite os negócios. “As médias empresas precisam de menos regras, menos tributos e mais apoio para continuar crescendo.” Outro indicador da importância desse segmento do capitalismo brasileiro é o fato de ele ter entrado no radar das grandes agências de publicidade, como o Grupo ABC.

Um de seus fundadores, Nizan Guanaes, é quem está à frente da Africa Zero, agência focada no middle market. Em sua palestra no evento de premiação de AS MELHORES DO MIDDLE MARKET, Guanaes destacou que a ambição de continuar crescendo deve ser trabalhada diariamente. “Nós apostamos nas empresas que têm fome de crescer”, diz o publicitário, que cuida pessoalmente de mais este filhote do grupo. “A Editora Três é visionária, pois aposta em um setor que é vibrante e inovador.” Na mesma linha seguiu o bilionário Carlos Wizard Martins, que amealhou R$ 1,9 bilhão com a venda do grupo Multi, dono das redes de idioma Yazigi, Skills e Microlins, à britânica Pearson.

Recentemente, ele voltou à ativa com a compra da rede varejista Mundo Verde, especialista em produtos orgânicos. “Para ser bem sucedido, é preciso ter disciplina e cuidar bem do dinheiro”, afirmou durante palestra na qual ele conta detalhes de sua carreira empresarial, que serviu de base para seu livro “Desperte o Milionário que Existe em Você”. São lições que Diniz, líder do clã que controla o grupo Ser, certamente incorporou ao longo de sua trajetória. “Dedico este prêmio aos funcionários”, afirmou o empresário.

Lista completa das empresas premiadas:

Prêmios Especiais
Empresa
Empresa do Ano
Ser Educacional
Gestão Financeira
Ser Educacional
Gestão Empresarial
Painco
Categorias
Empresa
Alimentos
Baldo
Artefatos Plásticos
Poly Vac
Autopeças
CINPAL
Bebidas
COMPAR
Cana, Açúcar e Álcool
AGROPÉU
Comércio Varejista
Grazziotin
Energia Elétrica
AREMBEPE Energia.
Hospitais
Hospital e Maternidade Santa Joana
Limpeza Urbana
Vital Engenharia Ambiental.
Logística
Transauto
Metalúrgica
Morlan S.A.
Laticínios
Gonçalves Salles - Aviação
Concessionárias de Rodoviárias
ECOCATARATAS
Moinhos e Massas
Richard Saigh
Operadoras de Terminais
Tecon Suape
Planos de Saúde
INTERODONTO
Saneamento
Águas Guariroba
Concessionárias de Veículos
Ribeiro Veículos
Construção de Infraestrutura
Cimcop
Transporte Rodoviário de Passageiros
UTIL
Aves, Ovos e Peixes
Somai Nordeste
Educação
Ser Educacional
Farmacêutico
Apsen Farmacêutica
Papel e Celulose
Stora Enso Arapoti
Química
Companhia Nitro Química Brasileira
Tecnologia
Linx
Têxtil
Dudalina
Couros e Calçados
Mastrotto Brasil
Comércio Atacadista
Frohlich
Construção e Incorporação
Emccamp Residencial
Projetos de Engenharia
Planave
Serviços Especializados de Engenharia
Reframax




Fonte: Revista Isto é Dinheiro - Data: 07/11/2014





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