segunda-feira, 26 de março de 2012

Vencedores do Prêmio Revista Ferroviária

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Vencedores do Prêmio Revista Ferroviária são homenageados em São Paulo

Encerrada a apuração do Prêmio Revista Ferroviária, foram definidos os nomes dos vencedores em sete categorias de fornecedores. Os vencedores foram eleitos através do site www.revistaferroviaria.com.br entre os candidatos pré-selecionados pela redação da RF. A votação foi realizada entre 16 de janeiro e 20 de março, aberta aos assinantes da Revista Ferroviária, aos inscritos no site www.revistaferroviaria.com.br até 31 de dezembro de 2011 e aos visitantes da Feira Negócios nos Trilhos 2011. O processo de votação e o resultado foram auditados pela Prada Assessoria, dirigida por Letícia Costa.


Confiram a relação dos premiados:
• Melhor Construtora:
1º lugar – Odebrecht Infraestrutura
2º lugar – Tiisa Triunfo Iesa Infraestrutura


• Melhor Criador de TI:
1º lugar – Sysfer
2º lugar – Daiken


• Melhor Fabricante de Componentes para Material Rodante
1º lugar – AmstedMaxion
2º lugar – MWL Rodas e Eixos


• Melhor Fabricante de Componentes para Via Permanente
1º lugar – IAT Fixações Elásticas
2º lugar – Hidremec


• Melhor Fabricante de Sistemas
1º lugar – Bombardier
2º lugar – Daiken


• Melhor Fabricante de Veículos de Carga
1º lugar – Randon
2º lugar – AmstedMaxion


• Melhor Fabricante de Veículos de Passageiros
1º lugar – Alstom
2º lugar – CAF


Além dos Fornecedores, foram também escolhidas as Melhores Operadoras de 2011, apontadas pelo Conselho Editorial da Revista Ferroviária com base no incremento verificado nos indicadores de desempenho entre os anos de 2010 e 2011. Os indicadores para as operadoras de carga foram obtidos junto à ANTT, e os indicadores para as operadoras de passageiros foram apurados diretamente junto às operadoras pela redação da Revista Ferroviária.


São vencedoras:
• Melhor Operadora de Carga:
1º lugar – ALL Malha Oeste
2º lugar – EF Carajás


• Melhor Operadora de Passageiros:
1º lugar – Metrô de Brasília
2º lugar – Metrô de São Paulo


O Ferroviário do Ano é Marcos Lutz, presidente da Cosan, que foi escolhido diretamente pelo Conselho Editorial da Revista Ferroviária.
A premiação será realizada no dia 29 de março, em São Paulo. Confirmaram presença o ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, o secretário de Transportes do Rio de Janeiro, Julio Lopes e o presidente da Valec, José Eduardo Castello Branco.




Notícias do Prêmio Revista Ferroviária

Marcos Lutz: um ano sem fila de caminhões em Santos
O presidente da Cosan recebeu o troféu de Ferro viário do Ano das mãos do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, durante o jantar promovido pela Revista Ferroviária, nesta quinta-feira, em São Paulo.

Bombardier e IAT vencem Prêmio RF pela 1ª vez
Empresas, novatas na premiação, ganharam nas categorias Melhor Fabricante de Sistemas e Melhor Fabricante de Componentes para Via Permanente.


Sysfer é a melhor Criadora de TI pela segunda vez
Sistema de gestão de patrimônio, que permite controlar os ativos da operadora, foi o destaque da Sysfer em 2011. Consultoria já havia vencido nesta categoria em 2002.

Prêmio RF: Alstom ganha pela nona vez
A empresa foi eleita a melhor fabricante de veículos de passageiros em 2011. Desde 2002, a Alstom já levou nove prêmios e é a fabricante que mais ganhou desde a criação do Prêmio, em 1989.

Odebrecht é ele ita a Melhor Construtora do setor
A empresa recebeu pela terceira vez consecutiva o Prêmio Revista Ferroviária como a Melhor Construtora do setor. A Odebrecht participar de importantes obras como a da nova Transnordestina e a duplicação da EFC.


AmstedMaxion ganha mais um troféu no Prêmio RF
A empresa recebeu nesta quinta-feira o sétimo troféu do Prêmio Revista Ferroviária. Nesta edição do evento, a AmstedMaxion foi escolhida a melhor fabricante de componentes para material rodante.


Randon é a melhor fabricante de 2011
O grupo, que levou o prêmio da Revista Ferroviária pela segunda vez, teve um ano recorde no faturamento e na produção de vagões - foram produzidas 913 unidades.


ALL e Metrô DF são as melhores operadoras de 2011
As operadoras tiveram o melhor desempenho entre todas as outras, comparando 2010 e 2011. Elas foram homenageadas durante o jantar da 23ª edição do Prêmio Revista Ferroviária.


Ferroviários padrões são do Metrô SP e MRS
Soraya Meirelles é analista de Responsabilidade Social sênior da MRS Logística e Ivan Pereira Gomes supervisor da estação Anhangabaú, da Linha 3 -Vermelha, do Metrô de São Paulo.







Informações para a Imprensa
Digital Assessoria Comunicação Integrada

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domingo, 25 de março de 2012

IBRADEMP realiza ciclo de debates sobre o Projeto do Novo Código Comercial

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IBRADEMP realiza ciclo de debates sobre o Projeto do Novo Código Comercial



O IBRADEMP (Instituto Brasileiro de Direito Empresarial) realiza Ciclo de Debates sobre o Projeto do Novo Código Comercial. Haverá palestra sobre o assunto, em 12 de abril de 2012, a partir das 19 horas, do Prof. Dr. Erasmo Valladão Azevedo Novaes e França da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e o do Prof. Dr. Ivo Waisberg da PUC-SP.

Os coordenadores dos ciclos são: Henrique Barbosa (IBRADEMP); Rogério Barbosa e Sérgio Botrel (IBMEC), Leonardo Beraldo e Antonio Nohmi (OAB-ESA).



Serviço:
Ciclo de Debates sobre o Projeto do Novo Código Comercial
Data: 12/04/2012 – quinta-feira
Local: Auditório do IBMEC
Horário: 19 horas
Local: Rua Rio Grande do Norte, 300 – Funcionários – Belo Horizonte – MG


Inscrições e Informações pelo e-mail: ibradempmg@ibradempmg.org.br ou
pelo telefone (11) 3255-0399


Assessoria de Imprensa do IBRADEMP (Instituto Brasileiro de Direito Empresarial)
www.ibrademp.org.br
Digital Assessoria Comunicação Integrada
Rodney Vergili

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sábado, 24 de março de 2012

Agenda de Eventos da Apimec

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Agenda de Eventos da Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais)

29/03/2012 - 10:30 - Reunião com o BANCO PINE (Nível 1 - Apimec SP)
Local: Auditório da BM&FBOVESPA (R. XV de Novembro, 275 - Térreo - SP/SP) | RSVP obrigatório até 28/03: apimecsp@apimecsp.com.br ou 11 3107-1571 | (*) Às 9h00 acontecerá o Evento de Adesão ao Nível 2 e Celebração de Aniversário do Banco | Esta reunião confere 0,5 crédito para o Programa de Educação Continuada da APIMEC | Obs: Associados APIMEC: gratuito / Não associados: R$ 50,00 (pagamento na recepção do evento) Na ocasião o banco receberá o Selo Assiduidade APIMEC SP Prata 6 anos.

03/04/2012 - 09:00 - Reunião com a JSL (Novo Mercado)
Horário: 9h00 (welcome-coffee às 8h30) Local: Hotel Intercontinental (Al. Santos, 1123 - SP/SP) RSVP obrigatório até 02/04: apimecsp@apimecsp.com.br ou 11 3107-1571 Obs: Associados APIMEC: gratuito / Não associados: R$ 50,00 (pagamento na recepção do evento) Esta reunião confere 0,5 crédito para o Programa de Educação Continuada da APIMEC Na ocasião a empresa receberá o Selo Assiduidade APIMEC SP 3 anos



03/04/2012 - 19:00 - Reunião com o ITAÚ UNIBANCO S.A. (Apimec Sul)
Local: Expo Money Curitiba (Espaço Unimed) | Confirme sua presença pelo telefone (51) 3224.3121 ou pelo e-mail eventos@apimecsul.com.br



09/04/2012 - 14:00 - Reunião com a CIA. HERING (Novo Mercado)
Data: 09/04/12 (segunda-feira) Reunião com a CIA. HERING (Novo Mercado) Horário: 14h00 (welcome-coffee às 13h30) Local: Hotel Blue Tree Faria Lima (Av. Brig. Faria Lima, 3989 - SP/SP)RSVP obrigatório até 05/04: apimecsp@apimecsp.com.br ou 11 3107-1571 Obs: Associados APIMEC: gratuito / Não associados: R$ 50,00 (pagamento na recepção do evento) Esta reunião confere 0,5 crédito para o Programa de Educação Continuada da APIMEC Na ocasião a empresa receberá o Selo Assiduidade APIMEC SP Ouro 10 anos





10/04/2012 - 16:30 - Reunião com a CEMIG (Nível 1 - Apimec SP)
Local: Hotel Renaissance (Al. Santos, 2233 - SP/SP) | RSVP obrigatório até 09/04: apimecsp@apimecsp.com.br ou 11 3107-1571 | Esta reunião confere 0,5 crédito para o Programa de Educação Continuada da APIMEC | Na ocasião a empresa receberá o Selo Assiduidade APIMEC SP Platina 16 anos.


26/04/2012 - 14:00 - Reunião do Conselho Consultivo das Entidades Certificadoras (CCEC)
Local: Sede do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) | Av. das Nações Unidas, 12.551 - Conj. 2508 - São Paulo/SP



30/08/2012 - 08:30 - 22º Congresso APIMEC
Local: Fecomércio (Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista - São Paulo/SP)

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sexta-feira, 23 de março de 2012

Evento IASB / CPC / FACPC

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Evento IASB / CPC / FACPC





O IASB (International Accounting Standards Board), em associação com o CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) e a FACPC (Fundação de Apoio ao CPC) realiza diálogo técnico aberto com representantes senior do staff do IASB e do Financial Accounting Standards Board (FASB, dos Estados Unidos), interessados em conhecer a visão dos protagonistas brasileiros envolvidos com o preparo de demonstrações financeiras de empresas com finalidades lucrativas.

O encontro acontecerá em 27/03/2012 (terça-feira), das 9 horas às 11 horas, no Auditório do IBRACON (Rua Maestro Cardim, 1.170 – 8º andar – São Paulo/SP), e tem por objetivo dar a oportunidade para serem apresentados e discutidos os seguintes assuntos: “Agenda Consultation” e “Revenue Recognition”.

O tema Revenue Recognition (reconhecimento de receita) será apresentado por Allison McManus, Technical Manager do IASB e Kristin Denise Bauer, Practice Fellow do FASB; e a discussão sobre Agenda Consultation será conduzida pelo membro do Board do IASB, Amaro Gomes.



* As apresentações sobre Revenue Recognition (Reconhecimento de Receita) serão feitas em inglês com tradução simultânea e os lugares são limitados seguindo a ordem de inscrição.




Nelson Carvalho
Coordenador de Relações
Internacionais do CPC Amaro Gomes
Membro do Board do IASB Edison Arisa Pereira
Presidente da FACPC



Serviço:

27/03/2012 (terça-feira)
Evento IASB / CPC / FACPC
9 horas às 11 horas
Auditório do IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil)
Rua Maestro Cardim, 1.170 – 8º andar – São Paulo – SP



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quinta-feira, 22 de março de 2012

Analistas brasileiros partem para a certificação internacional

Analistas brasileiros partem para a certificação internacional

A Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), a FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) e a EFA (European Finance Association) firmaram parceria para possibilitar ao analista brasileiro - sem a necessidade de sair do País - obter certificação internacional.

A partir de agora, o analista de valores mobiliários brasileiro – já certificado com o CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento) - com validade nacional – terá a possibilidade de atuar no mercado externo e obter, no Brasil, a certificação internacional CIIA (Certified International Investment Analysts).

A certificação CIIA proporciona valorização na carreira do profissional, uma vez que abre a possibilidade de atuação também nos mercados de capitais da América Latina, Europa (incluindo Reino Unido), Ásia e África. Para obter a certificação, o analista poderá realizar as provas da ACIIA (Association of Certified International Investment Analysts) aqui mesmo no Brasil, não havendo, portanto, a necessidade de fazer uma viagem internacional e treinamento no exterior para tal finalidade.

Com o objetivo de auxiliar os analistas a se preparem adequadamente para as provas, a Apimec Nacional e a FIPECAFI estão disponibilizando curso preparatório para o Exame de Certificação Internacional de Analista de Investimentos (CIIA), que será ministrado pela FIPECAFI e tem o objetivo de preparar os analistas para atuação no mercado globalizado.

Os desafios dos profissionais de investimentos são cada vez maiores. A internacionalização da economia brasileira, as sofisticações dos mercados financeiros e os fluxos de capitais migrando de maneira acelerada entre todos os continentes representam motivação de aperfeiçoamento para os profissionais de investimentos.


Apimec:
http://www.apimec.com.br/apimec/show.aspx?id_canal=186&id_materia=34833


Fipecafi:
http://www.fipecafi.org/extensao/extensao-curso-preparatorio-certificacao-internacional-ciia.aspx

CIIA:
http://www.aciia.org/pages/home.asp




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terça-feira, 20 de março de 2012

CODIM abre audiência pública sobre comunicação eletrônica via e-mail

Digital Assessoria informa:
CODIM abre audiência pública sobre comunicação eletrônica via e-mail


O CODIM – Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado – coloca em audiência pública o tema “Comunicação Eletrônica - E-mail ", no prazo de 19 de março a 19 de abril de 2012.

Segue link para o tema: http://prn.to/GHUedf



O Comitê tem o objetivo divulgar as melhores práticas do mercado de capitais, incentivando assim as companhias a manterem o diálogo permanente com seus públicos estratégicos.

O CODIM foi fundado em 2005 e já divulgou 11 Pronunciamentos de Orientação sobre: Teleconferências; Apresentações Públicas Periódicas; Reuniões Restritas; Guidance; Ato ou Fato Relevante; Release; Período de Silêncio antes das Divulgações Públicas das Demonstrações Contábeis; Melhores Práticas de Divulgação de Resultados Periódicos; Instruções Preparativas para o Formulário de Referência; Comunicação Eletrônica – Website de Relações com Investidores e Período de Silêncio em Ofertas Públicas de Distribuição de Valores Mobiliários – Manifestação na Mídia.

A coordenação do CODIM é dividida entre a APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) e o IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), e as 12 entidades-membro agora são as seguintes: ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar); ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias); ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade); BM&FBOVESPA (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros), CFC (Conselho Federal de Contabilidade), IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), tendo ainda como observadora a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Mais informações http://www.codim.org.br/


ou

digitalcomunicacao@gmail.com


CODIM
COMITÊ DE ORIENTAÇÃO PARA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES AO MERCADO
(ABRAPP – ABRASCA – AMEC – ANBIMA – ANCORD – ANEFAC - APIMEC – BM&FBOVESPA – CFC – IBGC – IBRACON – IBRI)

Ref. Audiência Pública pelo CODIM do tema " Comunicação Eletrônica - E-mail "
Prazo: de 19 de março a 19 de abril de 2012

PRONUNCIAMENTO DE ORIENTAÇÃO Nº XX, de XX de xxxxxxxxx de 2012.

EMENTA: COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA E-MAIL: PADRONIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA PREPARAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE INFORMAÇÕES CORPORATIVAS ATRAVÉS DE E-MAIL, COMO FORMA DE CONTRIBUIR PARA A ADOÇÃO DE MELHORES PRÁTICAS DE DIVULGAÇÃO.

O Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado – CODIM –, com base em sua competência, torna público que, após submeter a matéria em audiência pública, aprovou, por decisão de seus membros em reunião realizada no dia XX de xxxxxxxx de 2012, o presente Pronunciamento de Orientação, o que faz mediante os seguintes termos:

Conceituação
Um eficiente sistema de distribuição de e-mail é peça fundamental na política de divulgação publica de uma companhia aberta e deve ser utilizado como ferramenta na comunicação de informações e prestação de contas entre a Área de Relações com Investidores da companhia e seus públicos estratégicos. . Trata-se de um veículo de comunicação eletrônico que permite a uma companhia informar, comunicar e promover suas atividades por meio da Internet. Esta correta articulação revela-se decisiva para o êxito de uma estratégia ou política de divulgação.


Do Objetivo
1. O propósito deste Pronunciamento de Orientação de Conduta é o de identificar as melhores práticas e procedimentos nas ações de comunicação das companhias pela utilização de e-mail, valendo-se do meio digital da Internet.


Das Considerações Gerais
2. A distribuição de e-mails em grande quantidade por parte de uma companhia tem por função divulgar suas atividades, conquistar novos investidores ou melhorar a sua rede de relacionamentos.

3. A distribuição de e-mails utiliza canais de distribuição eletrônicos para chegar a seus públicos estratégicos rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

4. A distribuição de e-mails é uma forma simples de se conectar e ser lembrado. Esta ferramenta não apenas permite enviar mensagens direcionadas regularmente, mas também receber respostas rápidas e alcançar resultados imediatos.


5. A adoção de um sistema de distribuição de e-mails por parte de uma companhia permite a esta alcançar uma série de benefícios:
a. Proatividade – em vez de esperar o interesse do seu público estratégico a empresa pode encontrá-lo;
b. Interatividade – o leitor interage imediatamente com a mensagem;
c. Segmentação – é possível direcionar a mensagem por grupos de diferentes interesses;
d. Personalização – a mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do destinatário;
e. Mensuração – o retorno da ação realizada pode ser acompanhado em tempo real;
f. Custo x Benefício – tanto grandes como pequenas companhias podem arcar com seu custo, que é relativamente baixo;
g. Uniformidade – os canais eletrônicos permitem a circulação de informações sem limitação de destinatários, e sua comunicação em progressão geométrica tende a combater a assimetria de informações entre investidores;
h. Aumento na Qualidade das Informações Divulgadas - os canais eletrônicos permitem ampla divulgação de informações entre as bases acionárias e entre essas e profissionais de mercado, resultando em decisões de investimento melhor informadas;
i. Aumento na Quantidade de Informações Disponíveis - adequadamente utilizado, os canais eletrônicos de comunicação reduzem as limitações de espaço e custos que comumente se apresentam como obstáculo à divulgação eficiente de informações.


Da Confidencialidade


6. A companhia deve manter controle escrito e detalhado de quem pode enviar mensagens de comunicação, de forma a evitar o mau uso do instrumento. O procedimento de envio de comunicações deve ser detalhado e prever todas as situações em que podem ser enviadas mensagens, os responsáveis e os níveis de autorização necessários.

7. A companhia deve dar atenção especial a comunicações eletrônicas com conteúdo considerado confidencial, atentando para o não uso do instrumento nesta oportunidade. Em caso de dúvida de como classificar a informação, os profissionais de comunicação devem buscar orientação do DRI para classificação da informação como pública ou restrita. Importante destacar que apenas funcionários autorizados para o uso adequado das informações deverão ter livre acesso ao conteúdo dessas comunicações.



Da Lista de Distribuição
8. Trata-se uma lista privada e com certa quantidade de endereços de e-mail da qual uma companhia pode valer-se para enviar uma mensagem a um grande número de pessoas de uma só vez.

9. A lista de distribuição deve conter exclusivamente nomes de pessoas ou empresas com as quais a companhia tenha uma relação existente. Podem estar incluídos clientes, fornecedores, investidores e indivíduos que tenham expressamente partilhado seu endereço eletrônico com a finalidade de receber informações.

10. Esta lista de distribuição pode e deve ser utilizada por sistemas de distribuição de e-mails, amplamente ofertados no mercado. A escolha de um sistema de distribuição de e-mails deve levar em conta sua capacidade de enviar um texto para centenas de pessoas ao mesmo tempo, de filtrar as mensagens dependendo do seu conteúdo e cadastrar ou descadastrar nomes da lista de envio dependendo do objetivo ou conteúdo da mensagem.

11. A lista de distribuição de uma companhia é um ativo intangível fundamental de relacionamento com os agentes do mercado de capitais. A companhia deve empregar os seus maiores esforços na construção da sua própria lista de distribuição. Portanto, não se recomenda a terceirização desta lista. A utilização de empresas que fazem distribuição de informações ao mercado é recomendável, mas de forma complementar à sua própria lista de distribuição.


Da Formatação da Mensagem
12. A Internet nos traz uma nova e poderosa forma de se comunicar. Comunicar, neste meio, significa a conjugação de texto, imagem, dados ou som, em uma só mensagem. As fronteiras físicas desaparecem, permitindo que uma companhia possa segmentar e personalizar suas mensagens, passando então a se comunicar com seus públicos estratégicos de forma individualizada e personalizada.

13. Para que uma mensagem seja efetiva e alcance com sucesso seu objetivo, as companhias devem dar a devida atenção aos seguintes aspectos:
a. Título – O título é a única ferramenta que o editor de uma mensagem tem para capturar a atenção dos leitores. Quem recebe dezenas de mensagens por dia abre apenas as mais interessantes e descarta as outras com base no título;
b. Motivos do Envio – É importante explicar que o leitor recebeu a mensagem porque tem um relacionamento com a companhia e que ela não foi enviada aleatoriamente;
c. Mensagem – Deve ser simples, clara, acessível, concisa e ir diretamente ao ponto a ser informado. Deve-se, ainda, evitar o uso de abreviações que não seguem as normas formais de escrita hoje comum na Internet. Isto pode servir para comunicação informal, mas é impróprio para uma relação formal;
d. Links para Cancelar Recebimento – A companhia deve oferecer ao leitor a possibilidade de cancelar a remessa de e-mails a qualquer momento;
e. Anexos – A companhia deve evitar mensagens com muitos anexos ou imagens “pesadas” que podem ser barrados em firewalls ou servidores de e-mail. Recomendamos a inclusão de hiperlinks para acesso integral e facilitado via navegador utilizando a mensagem usual “Caso não consiga visualizar essa mensagem click aqui”.



Do Gerenciamento dos Dados
14. Atualmente, no processo de comunicação por e-mail, não basta uma companhia simplesmente enviar uma mensagem a um grande número de destinatários. Esta é apenas parte do trabalho. A isto acresce a necessidade de se certificar que seu e-mail chegou à caixa de entrada de seus contatos. Nesta tarefa é fundamental a escolha de um sistema de distribuição que atenda a esta necessidade.

15. Para uma companhia transmitir e-mails para um grande número de perfis e obter sucesso em chegar à caixa de entrada dos componentes de sua lista de participantes é importante se preocupar com alguns elementos que irão fazer a diferença entre a mensagem terminar na pasta de lixo eletrônico ou alcançar seu objetivo:
a. Procurar uma solução técnica que possa evitar que seu domínio seja enquadrado em listas anti-Spam (e-mails não solicitados enviados em grande quantidade);
b. Preparar suas mensagens de acordo com as melhores práticas de comunicação de e-mails amplamente divulgadas na Internet;
c. Monitorar reclamações, e-mails inválidos, retornos por caixas saturadas, retorno por servidor indisponível, por mensagens muito pesadas, perfis inativos e os índices de descadastramento.

Da Permissão
16. É essencial que, ao incluir-se um nome à lista de distribuição de uma companhia, haja o consentimento do participante, que pode ser explícito, quando ele mesmo opta por receber, ou implícito, caracterizado por uma relação evidente entre as partes. Da mesma forma, é imprescindível permitir ao destinatário a opção de se descadastrar a qualquer momento da lista de envio pela qual recebeu o email. Isso diferenciará a distribuição da companhia do denominado Spam, de acordo com as melhores práticas definidas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.

17. Para se obter uma permissão válida de futuro participante de uma lista de distribuição não deve haver simulações de cadastramento envolvidas na mensagem. Esta deve ser explícita e a linguagem clara, permitindo que os seus destinatários saibam de maneira nítida com o que estão concordando. Este procedimento ajuda a companhia a proteger-se de reclamações de envio de Spam garantindo que suas listas sejam "limpas".

18. Para solicitações de inclusões por meio do Website de Relações com Investidores, recomenda-se que seja enviado um e-mail resposta com instruções simples sobre a forma de confirmar o desejo de receber comunicações. Esta confirmação pode ser tão simples como um link com "sim" ou apenas uma resposta à mensagem.


Do Descadastramento
19. A companhia deve manter controle estrito sobre o descadastramento dos leitores das comunicações. Deve entender os motivos do descadastramento com o objetivo de aperfeiçoar seu programa de comunicação e melhor servir seus leitores.

20. A companhia deve informar com clareza aos participantes da sua lista de distribuição a sua política de descadastramento, indicando o prazo de remoção de endereço eletrônico da base de destinatários.

21. O prazo para remoção de nomes da lista não deverá ser superior a 2 (dois) dias úteis, quando solicitado diretamente pelo link de descadastramento do e-mail e de 5 (cinco) dias úteis quando solicitado por outros meios. Estes prazos devem ser contados a partir da data comprovada da solicitação.


Da Privacidade
22. Cada companhia deve criar sua própria política de privacidade referente à administração da sua lista de distribuição e divulgá-la claramente aos participantes. Esta deve ser específica a respeito de como as informações dos destinatários serão utilizadas. Compromisso em proteger e não distribuir seus detalhes é fundamental.

23. A companhia deve atentar para que não haja qualquer possibilidade de desvio em sua política de privacidade, evitando não somente problemas éticos, mas também eventuais problemas jurídicos.

Da Mensuração
24. As companhias devem dispor de ferramentas de distribuição de e-mail em grande quantidade, que possibilite acompanhar o resultado das campanhas de comunicação em tempo real (enquanto a campanha é enviada).

25. A distribuição de e-mail pode e deve ser administrada da mesma maneira que uma ferramenta de marketing direto, analisando seu retorno gerado por meio de relatórios e análises gráficas. O objetivo desta realimentação (feedback) é acumular informações que permitirão gerar campanhas de distribuição de informações cada vez mais otimizadas.


Do Arquivamento de Mensagens
26. Mensagens de e-mail devem ser armazenadas de forma segura e inviolável. Apesar de parecer simples, falhas neste processo podem trazer conseqüências pouco agradáveis. Uma boa solução de arquivamento permite às companhias cumprir exigências de transparência dos órgãos reguladores, sejam estes locais ou internacionais.

27. Alguns dos pontos que deverão ser contemplados ao se definir um sistema de arquivamento de mensagens de e-mail:
a. Registros eletrônicos de mensagens enviadas devem permanecer arquivadas por um período de pelo menos 3 anos;
b. As mensagens devem ser indexadas de forma a facilitar seu acesso pelas pessoas autorizadas;
c. Manter controle dos acessos ao sistema de arquivamento de mensagens, também, por um período de pelo menos 3 anos; e,
d. O sistema de arquivamento deve prever duplicidade de arquivo em locais distintos, servindo este como sistema de back-up (cópia de segurança).


São Paulo, XX de xxxxxxxx de 2012.


Edison Garcia Helio O. M. Garcia Jr.
Relatores


Geraldo Soares Haroldo Reginaldo Levy Neto
Coordenadores

quinta-feira, 8 de março de 2012

IBRADEMP realiza seminário sobre agronegócios

Digital Assessoria informa: IBRADEMP realiza seminário sobre agronegócios


IBRADEMP instala Comissão de “Direito do Agronegócio”




Fotógrafo: Marcelo Magnani


O IBRADEMP (Instituto Brasileiro de Direito Empresarial) criou a Comissão de Direito do Agronegócio para realizar estudos e debates sobre o tema.


Ecio Perin Jr., vice-presidente do IBRADEMP, afirma que a Comissão de Direito do Agronegócio se associará a outras comissões existentes no Instituto, como a de Direito Falimentar, Direito Societário e Mercado de Capitais, Infraestrutura, e Anticorrupção e Compliance.


Segundo Ecio Perin Jr, a importância estratégica da Comissão de Direito do Agronegócio decorre do cenário atual “que aponta o Brasil como sendo aquele que se transformará no maior país agrícola do mundo em dez anos”.


“Com clima diversificado, chuvas regulares, energia solar abundante e 13% de toda a água doce disponível no planeta, o Brasil tem 388 milhões de hectares de terras agriculturáveis férteis e de alta produtividade, dos quais 90 milhões ainda não foram exploradas.


O agronegócio é a locomotiva da economia brasileira e responde por R$ 1 em cada R$ 3 gerados no país, afirma.


O Brasil situa-se no contexto mundial como celeiro mundial em termos de agronegócios, possuindo 22% das terras agriculturáveis do mundo.


Levantamento realizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) aponta que a produção de alimentos terá de crescer 20% nos próximos 10 anos a fim de atender à demanda mundial.


Nesse contexto, a União Europeia vai contribuir com aumento de 4%; a Austrália, com 7%; os Estados Unidos e o Canadá, com 15%; a Rússia e a China, com 26%; e o Brasil, com 40%.


“Teremos de avançar o dobro do crescimento mundial e isso implica expectativa grande sobre nossa produção em função da disponibilidade de terras e de nossa competitividade”, observa. Ecio Perin Jr. destaca que “neste contexto se justifica a instalação da Comissão de Direito do Agronegócio, um foro de discussões dinâmico de uma economia em profunda transformação”.


Para ele, existem seis pilares que são considerados fundamentais para a consolidação do agronegócio brasileiro.


1. O primeiro é a renda, com o seguro rural, o crédito e os preços de garantia ao produtor;


2. O segundo é a logística, com priorização das estradas, ferrovias e portos;


3. Em terceiro, destaca-se a tecnologia, com a continuidade dos investimentos no campo;


4. O quarto pilar refere-se ao comércio exterior, com a adoção de uma política mais agressiva;


5. O quinto trata da defesa sanitária, por meio da criação de um programa eficaz;


6. E, finalmente, o sexto pilar trata de uma revisão ampla do aparato legal sobre o campo, que inclua as discussões sobre o Direito de propriedade, questões trabalhistas e ambientais.


"O cenário é promissor para o Brasil, porém, se quisermos aproveitar essa oportunidade, temos de priorizar esses seis pilares", conclui Ecio Perin Jr., vice-presidente do IBRADEMP (Instituto Brasileiro de Direito Empresarial).


IBRADEMP realizou seminário sobre Direito do Agronegócio



O IBRADEMP (Instituto Brasileiro de Direito Empresarial) realiza seminário sobre agronegócios, no dia 09 de março de 2012, sexta-feira, das 08h30 às 17 horas, em São Paulo (SP). O evento ocorre no Hotel Meliá – Jardim Europa, localizado na Rua João Cachoeira, 107 – Itaim Bibi – São Paulo – SP.


O seminário tem como objetivo analisar e discutir os principais temas controversos do Agronegócio Brasileiro, no contexto da produção, comercialização e financiamento das cadeias agroindustriais na visão dos Tribunais Superiores.


Terá início às 09 horas, com a abertura do evento realizada pelo Desembargador Heraldo de Oliveira Silva, Presidente da Academia Paulista de Magistrados (APM); Luiz Carlos Correa Carvalho, Presidente da ABAG e Ecio Perin Jr., Diretor Vice-Presidente do IBRADEMP. Na ocasião será anunciada a criação do Comitê de Direito do Agronegócio do IBRADEMP.


O evento será finalizado com a mesa redonda “A visão do agronegócio brasileiro pelos Tribunais Superiores” com a presença dos Ministro Marco Aurélio Mello do Supremo Tribunal Federal (STF), da Ministra Nancy Andrighi do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Ministro Massami Uyeda do Superior Tribunal de Justiça sendo mediada por Silvio Venosa, Ex-Juiz do Tribunal de Alçada Civil de São Paulo e Membro da Academia Paulista de Magistrado.


Segue link da programação: http://bit.ly/z3XIEv


O evento possui os seguintes patrocinadores: Patrocínio Ouro – Cetip, EcoAgro, Itaú BBA, Monsanto, Syngenta e Vale e Patrocínio Prata – ABMR&A - Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio, Banco Original, Damha Agronegócios, ETH Bioenergia e conta com o apoio da ABAG e Demarest & Almeida Advogados.


Serviço:
Seminário: “Agronegócio na visão dos Tribunais Superiores"
Data: 09 de março de 2012 - sexta-feira
Horário: 08h30 às 17 horas
Local: Hotel Meliá – Jardim Europa (Rua João Cachoeira, 107 – Itaim Bibi - São Paulo – SP)
Mais informações e inscrições: agronegocio@ibrademp.org.br ou (11) 3255-0399.


Assessoria de Comunicação do IBRADEMP
www.ibrademp.org.br
Digital Assessoria - Comunicação Integrada
Rodney Vergili / Caroline Belleze
rodney@digitalassessoria.com.br
caroline@digitalassessoria.com.br
Fones: (11) 5081-6064 / 5904-2681 / 5579-2918
Programação

08h30 às 09h00 Welcome Coffee e Credenciamento
09h00 às 09h30 Abertura:

Des. Heraldo de Oliveira Silva
Presidente da Academia Paulista de Magistrados - APM

Luiz Carlos Correa Carvalho
Presidente da ABAG

Criação do Comitê de Direito do Agronegócio

Ecio Perin Jr.
Diretor Vice-Presidente do IBRADEMP
Especialista em Direito Comercial pela Università degli Studi di Bologna.
Mestre e Doutor em Direito Comercial pela PUC/SP
09h30 às 10h00 Fundamentos Macroeconômicos e Externalidades do Agronegócio Brasileiro

José Roberto Mendonça de Barros - MB Associados
Economista, Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado no Economic Growth Center,Yale University, USA
10h00 às 10h45 Crédito, investimento, sustentabilidade e segurança jurídica dos contratos no agronegócio (Agenda do Setor)

Renato Buranello
Mestre e Doutorando em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Luiz Fernando Sant'Anna
Mestre em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo

Marcelo Junqueira Inglez de Souza
Mestre em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Doutor pela Universidade alemã Albert-Ludwigs-Universität Freiburg
10h45 às 11h00 Coffee Break
11h00 às 11h30 Investimento Estrangeiro e Aquisição da Propriedade Imobiliária Rural

Ministro Luís Inácio Lucena Adams - Advogado Geral da União

André Pessôa - Agroconsult
Fundador e Sócio-Diretor da Agroconsult. Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG) e mestre em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Membro do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP
11h30 às 12h00 Securitização de recebíveis do agronegócio como forma de investimento e fomento à produção agropecuária

Moacir Teixeira - Ecoagro
Sócio-Diretor e Economista
Foi coordenador da área de agronegócios da várias instituições financeiras
12h00 às 12h30 Muito além do simples registro: O papel das entidades de mercado de balcão organizado no desenvolvimento sustentável do mercado de títulos agrícolas

Claudio Barbosa Lima - Cetip
Gerente de Desenvolvimento de Produtos
12h30 às 14h00 Almoço Livre
14h00 às 14h30 A Propriedade Intelectual como fator de desenvolvimento tecnológico: O modelo de Inovação da Embrapa

Claudio Mattos Mestre em Direito de Propriedade Intelectual pela Franklin Pierce Law Center (EUA). Internship na empresa Arena Pharmaceuticals (EUA)

Filipe Teixeira - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Chefe da Assessoria de Inovação Tecnológica
Pós-Graduação em Propriedade Intelectual pela FGV/RJ
14h30 às 15h30 Questões Controversas na Visão do Superior Tribunal de Justiça

Ministro Massami Uyeda - Superior Tribunal de Justiça – STJ
Ministra Nancy Andrighi - Superior Tribunal de Justiça - STJ
15h30 às 16h15 Ordem Constitucional Econômica e o Agronegócio

Ministro Marco Aurélio Mello – Supremo Tribunal Federal – STF,
Tribunal Superior Eleitoral – TSE, Presidente do Imae
16h15 às 17h00 Mesa Redonda

A Visão do Agronegócio Brasileiro pelos Tribunais Superiores

Ministro Marco Aurélio Mello - Supremo Tribunal Federal - STF
Ministra Nancy Andrighi - Superior Tribunal de Justiça - STJ
Ministro Massami Uyeda - Superior Tribunal de Justiça - STJ

Mediador:
Silvio Venosa
Ex-juiz do Tribunal de Alçada Civil de São Paulo.
Membro da Academia Paulista de Magistrado
17h00 Encerramento e Coquetel

RSVP: agronegocio@ibrademp.org.br



IBRADEMP – Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
Tel. / Fax: +55 (11) 3255-0399
Inscrições gratuitas. Vagas limitadas.

Mais informações: digitalcomunicacao@gmail.com