domingo, 30 de outubro de 2011

Digital: Veja a relação dos finalistas de "Melhor Relatório Anual"

Prêmio Abrasca Melhor Relatório Anual 2011




Concorrem ao Prêmio 102 participantes. Entrega será no dia 10 de novembro de 2011.


Relatório do IBRI é finalista do Prêmio Abrasca Melhor Relatório Anual 2011



O Prêmio Abrasca Melhor Relatório Anual chega à 13ª edição com 102 participantes, um recorde em relação aos 97 inscritos no ano passado. Os ganhadores serão anunciados no próximo dia 10, durante solenidade no Auditório da BM&FBovespa, em São Paulo.



Segundo os organizadores, a premiação tem o objetivo de contribuir com as empresas para a melhora da qualidade das informações apresentadas ao mercado e, assim, aprimorar mecanismos de governança corporativa.



Finalistas – O prêmio foi dividido em cinco grupos:



Companhias Abertas-Grupo 1 (receita líquida igual ou acima de R$ 2 bilhões): AmBev, Banco Bradesco, Banco Santander, BRF Brasil Foods, CBD, Cemig, Duratex, Fibria, Itaú Unibanco, Itaúsa, Natura, Petrobras, Sul América, Tractebel, Ultrapar e Usiminas.



Companhias Abertas-Grupo 2(receita abaixo de R$ 2 bilhões): AES Tietê, BicBanco, CSU, Elekeiroz, Eternit, Itautec, Multiplan, Santos Brasil, Triunfo Participações e Investimentos, Wilson Sons.



Companhias Fechadas - Grupo 1: Algar Participações, Cargill, Endesa Brasil, Intercement, Mapfre, Samarco, Wal Mart Brasil.



Companhias Fechadas - Grupo 2: Banco Fibra, BrasilPrev, CAB Ambiental, Endesa Cachoeira, Endesa Cien, Grupo SBF, TBG.



Organizações Não-Empresariais: Creche e Orfanato Vinde a Mim as Criancinhas, Fundação Bradesco, IB Morumbi, IBGC, IBRI, Infraprev e Sabesprev.



Serão entregues ainda cinco menções honrosas aos destaques em análise econômico-financeira; aspectos sócio-ambientais; estratégia; gestão de risco e governança corporativa.



O Prêmio foi criado pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) e conta com o apoio institucional da ABERJE, AMEC, ANBIMA, ANEFAC, APIMEC NACIONAL, APIMEC-SP, BM&FBOVESPA, IBEF-SP, IBGC, IBRACON, IBRI e INI. A iniciativa é coordenada pelo professor Lélio Lauretti e por Lucy Sousa, presidente da Apimec Nacional.

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domingo, 9 de outubro de 2011

Encontro Nacional de Relações com Investidores recebe Selo Verde de evento sustentável

Encontro Nacional de Relações com Investidores recebe Selo Verde de evento sustentável


Os tempos mudaram. Fomentar o desenvolvimento de mercados e das organizações é uma das tarefas atuais, mas não mais a única. Pensar -e agir- de forma sustentável é o que existe de mais atual. Nesse sentido, a Associação Brasileiras das Companhias Abertas (ABRASCA) e o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) comemoram a conquista de um grande avanço com a certificação do 13° Encontro Nacional de R.I. e Mercado de Capitais por meio do Selo SustentaX, Nível Verde.

Maior evento de Relações com Investidores da América Latina, o 13° Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, realizado pela ABRASCA em parceria com o IBRI, torna-se referência na organização de um grande fórum – reunindo os principais players do mercado e convidados internacionais, pois reuniu crescimento, aumento da qualidade e a busca por menores custos operacionais com sustentabilidade.

A recompensa desse esforço, que tem uma Comissão Organizadora composta por integrantes do mercado de capitais e a SB Eventos na coordenação geral, veio com a certificação do Encontro por meio do “Selo SustentaX de Evento Sustentável, no Nível Verde”, concebido aos eventos que realizam medidas de redução de emissões e poluição, economia de água e energia, reciclagem e reúso de materiais, melhoria do conforto ambiental, acessibilidade e inovação em sustentabilidade.

Critérios de Mensuração

Realizado nos dias 12 e 13 de julho de 2011, em São Paulo, o 13° Encontro teve itens analisados como fácil acesso ao transporte público; disponibilidade de vagas no estacionamento para veículos de transporte coletivo, grávidas e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; uso nos equipamentos de ar condicionado de fluídos refrigerantes que não afetam a camada de ozônio; tratamento de efluentes; separação e destinação correta dos resíduos gerados na montagem, realização e desmontagem do evento; utilização de madeira certificada; proibição do fumo no local do evento; disponibilidade de entradas, saídas, circulação e banheiros adequados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; uso de material de divulgação reciclado ou de florestas de manejo sustentável e doação dos banners para reciclagem.

Cada vez mais empresas e organizações se preocupam com as práticas de responsabilidade social e ambiental. O que antes se concentrava em algumas ações isoladas, hoje faz parte da estratégia empresarial para o crescimento e, também, fidelização dos clientes e consumidores. Segundo pesquisa realizada pela Tetra Park, a responsabilidade social incorpora a decisão de compra de 77% dos consumidores. Essas ações partem não só do marketing, como de toda administração, sendo refletidas, também, nos eventos corporativos.

O Brasil é 7º país que mais recebe eventos internacionais, de acordo com levantamento da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). Em 2009, foram 293 eventos internacionais, destes 79 foram realizados na cidade de São Paulo. Em 2010, o número cresceu em torno de 5% e a tendência é um up grade para os próximos anos, em razão da Copa do Mundo e Olimpíada, além daqueles já inseridos na Agenda, como o Encontro Nacional de R.I. e Mercado de Capitais, realizado anualmente.

Sobre o Encontro de R.I., o presidente do Grupo SustentaX, Newton Figueiredo, destacou que ações empresarias que não deixam de lado as questões sociais e ambientais. “Realizar um evento de forma sustentável é uma demonstração importante de parte da ABRASCA e do IBRI que buscam realizar essa atividade de modo a evitar desperdícios, reduzindo custos e os impactos negativos sobre os participantes, o meio ambiente e a sociedade em geral”, elogiou.

Para a organização do evento, o Selo Verde é uma importante conquista que merece ser devidamente valorizada, pois agrega alto valor a todos os parceiros envolvidos nesse esforço.







Assessoria de Comunicação do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores)

Digital Assessoria Comunicação Integrada

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quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Digital: CODIM: Pronunciamento de Orientação n° 10 sobre Comunicação Eletrônica – Website de Relações com Investidores

A Coletiva de Imprensa em 05/10/2011 contou com a apresentação sobre o tema dos relatores Edison Garcia (AMEC) e Helio O. M. Garcia Jr. (IBRI), além da participação de Geraldo Soares (Coordenador do CODIM pelo IBRI).




Geraldo Soares, Vice-presidente do Conselho de Administração do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e Coordenador do CODIM pelo IBRI

Edison Garcia, Presidente Executivo da AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais)

Hélio Garcia – Relator do Pronunciamento do CODIM – representando o IBRI



Serviço: CODIM: Pronunciamento de Orientação n° 10 sobre Comunicação Eletrônica – Website de Relações com Investidores.

PERFIL DO CODIM - O CODIM é uma iniciativa conjunta de entidades representativas do mercado de capitais e tem por função discutir e sugerir a utilização das melhores formas de divulgação de informações das companhias abertas para os seus mais diferentes usuários por meio de Pronunciamentos de Orientação produzidos e disseminados no mercado por todas as entidades participantes direta ou indiretamente do Comitê e de apoios a outros documentos e/ou iniciativas que sirvam, também, para atender aos objetivos. A iniciativa visa a padronizar as melhores práticas de divulgação e, portanto, tem como proposta ajudar no desenvolvimento do Mercado de Capitais brasileiro.

O Comitê tem a Coordenação de Geraldo Soares pelo IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e Haroldo R. Levy Neto pela APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) e mais oito entidades de mercado – ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias); BM&FBOVESPA, CFC (Conselho Federal de Contabilidade), IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), tendo ainda como membro observador a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).












CODIM divulga Pronunciamento de Orientação sobre Comunicação Eletrônica – Website de Relações com Investidores



O CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado) divulgou, no dia 05 de outubro de 2011, Pronunciamento de Orientação nº 10 sobre Comunicação Eletrônica – Website de Relações com Investidores. Os relatores do Pronunciamento foram Edison Garcia (AMEC) e Helio O. M. Garcia Jr. (IBRI). Geraldo Soares, vice-presidente do Conselho de Administração do IBRI também participou da apresentação.



O Pronunciamento do Comitê sugere as melhores práticas e informações que devem ser inseridas no Website de RI das companhias, para que a comunicação com o mercado ocorra de forma adequada, equânime e com transparência.



A apresentação e o Pronunciamento podem ser acessados no site do CODIM, www.codim.org.br.

A seguir acompanhe o Pronunciamento na íntegra:



CODIM

COMITÊ DE ORIENTAÇÃO PARA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES AO MERCADO

(ABRASCA – AMEC – ANBIMA – ANCORD – APIMEC – BM&FBOVESPA – CFC –IBGC – IBRACON – IBRI)

PRONUNCIAMENTO DE ORIENTAÇÃO Nº 10, de 05 de outubro de 2011.

EMENTA: COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA–WEBSITE

DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES (RI):

PADRONIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA

PREPARAÇÃO DE WEBSITE DE RI, COMO FORMA

DE CONTRIBUIR PARA A ADOÇÃO DE BOAS

PRÁTICAS DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES,

PRESTAÇÃO DE CONTAS E GOVERNANÇA

CORPORATIVA.





O Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado – CODIM –, com base em sua competência, torna público que, após submeter a matéria em audiência pública, aprovou, por decisão de seus membros em reunião realizada no dia 15 de setembro de 2011, o presente Pronunciamento de Orientação, o que faz mediante os seguintes termos:



Conceituação

O Website de RI é um veículo fundamental de comunicação e deve ser utilizado como ferramenta na divulgação de informações e prestação de contas entre a Área de Relações com Investidores da Companhia e seus públicos estratégicos (stakeholders). Na maioria das vezes é o primeiro lugar que os interessados na Companhia consultam quando procuram por informações operacionais, financeiras e estratégicas. O Website de RI geralmente é parte do site ou portal da Companhia, descrevendo sua trajetória, histórico de dados econômico-financeiro, políticas, apresentações, vídeos e outras informações de importância para o entendimento do negócio.



Do Objetivo

1. O propósito deste Pronunciamento de Orientação de Conduta é o de identificar as melhores práticas e procedimentos no desenvolvimento e manutenção de Website de RI, ajudando as Companhias a se comunicarem com mais eficiência com seus acionistas, investidores, profissionais de investimento, analistas e outros públicos estratégicos. Deve ficar claro que estas melhores práticas e procedimentos não procuram interpretar regulamentos ou cobrir requisitos existentes na legislação e procedimentos ditados pela CVM, mas concentram-se especificamente sobre formas de garantir que a comunicação com os investidores seja clara e eficaz.



Das Considerações Gerais

2. O estilo de um Website de RI é uma questão individual de cada Companhia e deve naturalmente refletir a sua identidade e imagem corporativa. Reconhecendo isto, as orientações aqui apresentadas representam diretrizes para atingir as melhores práticas e não soluções prescritivas de design ou formatação.

3. A Companhia deve divulgar o endereço de seu Website de RI da forma mais ampla possível e, principalmente, em todo material entregue ao seu investidor ou público estratégico como forma de aumentar sua disseminação.

4. O Website de RI deve ser de fácil navegação e intuitivo ao se usar.

5. O Website de RI deve possibilitar o número de acessos simultâneos necessários ao atendimento do seu público estratégico, assegurando que as principais informações sejam apresentadas com clareza e permitindo que os usuários possam encontrar rapidamente a informação procurada. Importante garantir o funcionamento do Website de RI em todos os navegadores conhecidos.

6. O Website de RI deve buscar dar acessibilidade a todo tipo de usuário, inclusive aqueles que tenham necessidades especiais.

7. O Website de RI deve ainda:

(a) assegurar que informações importantes como resultados trimestrais, resultado anual, formulário de referência, manuais das assembléias e relatório anual sejam disponibilizados em diversos formatos, como PDF, HTML, XBRL, EXCEL e outros que possam possibilitar fácil tratamento dos dados pelos usuários, possibilitando download;



(b) atentar para novas tecnologias de tratamento de dados, incorporando-as quando necessário;



(c) assegurar fácil interação com os usuários permitindo aos mesmos que se registrem para receber “e-mail alerta”, últimas notícias e outras informações que possam ser de interesse;

(d) limitar o uso excessivo de alertas (disclaimers);

(e) visando atrair o maior número possível de visitantes, considerar a utilização de idiomas estrangeiros, preferencialmente o Inglês e Espanhol, tomando o devido cuidado para manter a simetria das informações em todos os idiomas;



(f) incluir perfil corporativo da empresa destacando suas atividades e desempenho, as apresentações realizadas para acionistas e profissionais de investimento e garantir que o formulário de referência seja incluído em sua plenitude, conforme estabelecido na regulamentação vigente;

(g) evitar segmentação de usuários deixando um único nível de disclosure de informação para todos;



(h) dispor de sistemas de segurança que procurem minimizar os riscos de adulteração das informações e protejam eventuais dados dos usuários;



(i) disponibilizar recursos de busca e comunicação online com pesquisa de satisfação e campo para sugestões, críticas, reclamações ou solicitação de informações adicionais.



Do Conteúdo

8. O conteúdo do Website de RI deve ser claro, preciso, oportuno, relevante, didático e compreensível, cobrindo as necessidades por informações dos públicos estratégicos.

Aprimorar o conhecimento dos acionistas sobre a Companhia e o mercado em que ela atua é a melhor maneira de assegurar que suas expectativas sejam realistas e alcançáveis. Um Website de RI não deve se limitar a só reproduzir informações que possam ser encontradas em outras fontes, deve sim incorporar todos os elementos disponíveis, que permitam alcançar o objetivo de informar com transparência.

9. Todas as informações enviadas aos órgãos reguladores e autorreguladores devem também estar disponíveis no Website de RI, com histórico de pelo menos 3 (três) anos.

10. O conteúdo do Website de RI deve ser atualizado de forma regular, revendo e complementando as informações constantemente, garantindo assim a consistência das informações e minimizando a possibilidade de erro de interpretação. A credibilidade de um Website de RI está diretamente relacionada à sua constante atualização. A Companhia deve, ainda, divulgar as atualizações relevantes que realizar no Website de RI e informar, neste site, as datas em que as informações nele divulgadas foram ali inseridas.



Das Informações Sobre a Companhia

11. Historiar a trajetória de uma Companhia é uma das principais funções do Website de RI. Para que isto se concretize de forma produtiva é necessário manter uma seção do tipo “Quem Somos” com informações da Companhia atualizadas regularmente e sob a perspectiva de investimento. Importante, ainda, manter informações sobre a alta direção da Companhia, apresentando não somente fotos e biografia dos participantes, mas incluindo, se possível, entrevistas, palestras e vídeos mostrando detalhes da Companhia, sua estratégia, missão e visão.



Do Relatório Anual

12. O Relatório Anual da Companhia é também uma importante fonte de informações de sua história. Considerando o crescente interesse de investidores estrangeiros nas Companhias brasileiras, em especial de investidores institucionais, é recomendável, visando ao aumento da atratividade de investidores, que o Relatório Anual seja também disponibilizado no Website de RI, inclusive de anos anteriores. A divulgação de sua versão na língua inglesa também é recomendável pela importância que os investimentos externos têm representado na liquidez do mercado brasileiro. Essa prática de boa governança corporativa é bem considerada pelos investidores e certamente gerará valor à Companhia.



Das Informações Financeiras

13. Informações financeiras claras e completas são componentes essenciais de qualquer Website de RI. Uma das principais razões pelas quais investidores visitam os websites das Companhias é para ter acesso confiável às informações financeiras atualizadas, com rapidez e facilidade.

14. Informar o histórico de dados financeiros cobrindo período de pelo menos 3 (três) anos é uma das melhores práticas, pois possibilita ao interessado na Companhia pesquisar e analisar a empresa no tempo.



Das Notícias Relevantes

15. Manter os investidores atualizados com notícias sobre a Companhia, sua estratégia e o setor em que ela atua é o elemento-chave para um Website de RI adequado. É importante que este se torne a fonte principal de notícias, mantendo constante atualização das informações relevantes sobre todos os aspectos da Companhia e seu setor.



Da Estratégia e Visão

16. Fornecer aos usuários do Website de RI uma indicação clara da estratégia e visão da Companhia, mostrando seu perfil, sua história, os produtos e serviços que fornece. Estas são informações importantes que irão ajudar os investidores a entender a Companhia e seu próprio processo de investimento.



Das Informações dos Acionistas

17. O Website de RI deve manter informações atualizadas sobre os investidores da Companhia, analisando o nível de participação no Capital, por tipo de ação e por região geográfica. Deve, ainda, destacar seus acionistas principais de acordo com a legislação pertinente.



Das Informações de Crédito

18. Analistas de crédito e investidores em ações procuram quase sempre as mesmas informações (rentabilidade, fluxos de caixa, índices etc.). Entretanto, crises no passado recente, impuseram a necessidade de oferecer um conjunto de informações um pouco mais abrangente, que permita análises mais profundas sobre a estrutura de capital das Companhias e sua exposição às dívidas.



Da Governança Corporativa

19. O Website de RI é o depositório natural das informações que demonstram a forma como a Companhia é gerida em nome de seus acionistas. Consequentemente é importante que se dê a estas informações o devido destaque. A crescente preocupação com a responsabilidade corporativa exige que as Companhias detalhem suas políticas e informações desta área, tais como, mas não limitadas a código de conduta, política de divulgação, política de dividendos, política de negociação de valores mobiliários, indicação dos comitês existentes e conselheiros independentes, acordo de acionistas, estatuto e outros documentos societários relevantes.







Das Informações de Sustentabilidade

20. As melhores práticas na preparação de Website de RI indicam que devem ser incorporadas ao seu conteúdo informações completas sobre as políticas da Companhia relativas à sua responsabilidade corporativa. Trata-se aqui de dados e relatórios detalhados de como suas políticas estão ligadas à gestão de desempenho ambiental e social, saúde, segurança e gestão de risco.



Das Novas Tecnologias

21. A maioria dos usuários que procuram um Website de RI, de uma maneira geral, está familiarizada com novas e atualizadas tecnologias. No entanto, é importante garantir que usuários menos preparados tecnicamente não fiquem impedidos de acessar as informações em função do emprego de funcionalidades muito complexas.



Da Avaliação dos Acessos

22. Uma das vantagens da comunicação com os investidores através do Website de RI é a capacidade de medir seu desempenho e seu nível de utilização. Ferramentas básicas para avaliação de acessos devem ser utilizadas.



São Paulo, 05 de outubro de 2011.

Edison Garcia Helio O. M. Garcia Jr.

Relatores

Geraldo Soares Haroldo Reginaldo Levy Neto

Coordenadores








Assessoria de Comunicação do CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado)

Mais informações:
digitalcomunicacao@gmail.com