domingo, 31 de maio de 2009

Maior evento de Relações com Investidores da América Latina está com inscrições abertas

A Digital Assessoria Comunicação Integrada informa que o maior evento de Relações com Investidores da América Latina está com inscrições abertas.
O 11º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais está com as inscrições abertas. O maior evento de Relações com Investidores da América Latina promovido pelo IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas) acontece nos dias 22 e 23 de junho de 2009, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, em São Paulo (SP). Com o tema “Mercado de Capitais no Brasil e no Mundo no atual cenário econômico”, o Encontro abordará assuntos como a crise afetou a visão do mercado, o comportamento do investidor no novo cenário mundial, o RI na nova realidade, gerenciamento de riscos e o Novo Mercado. As inscrições são limitadas. Mais informações pelo site http://www.ibri.com.br/EncontroRI/11/convite/index.asp ou pelos telefones (11) 3107-5557 (Abrasca) e (11) 3106-1836 (IBRI).
Informações para a Imprensa: Rodney Vergili e Jennifer Almeida - digitalcomunicacao@gmail.com

Digital divulga abertura de inscrições para o "Prêmio Revelação em Finanças"

Digital divulga abertura de inscrições para o "Prêmio Revelação em Finanças IBEF SP/KPMG"

Ideia é estimular e premiar com R$ 15 mil novas formas, sistemas ou soluções para o exercício das funções da área financeira

A Digital Assessoria Comunicação Integrada divulga a abertura das inscrições para a 6ª edição do "Prêmio Revelação em Finanças IBEF SP/KPMG". O prêmio busca revelar executivos de futuro promissor na área financeira, estimulando profissionais com até 35 anos a criarem novas formas, sistemas ou soluções para o exercício das funções da área financeira nas empresas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 02 de outubro de 2009.

Podem ser inscritos trabalhos realizados a partir de 1º de janeiro de 2007. É preciso que o conteúdo seja aplicável em empresa da iniciativa privada ou pública, organização não-governamental ou instituição acadêmica.

Além de receber R$ 15 mil em dinheiro e o certificado de "Revelação em Finanças IBEF SP/KPMG 2009", o vencedor receberá escultura criada especialmente para o Prêmio pelo artista plástico Osni Branco e terá o direito de associar-se ao Instituto sem precisar pagar, durante um ano, as taxas de inscrição e trimestralidades.

Os interessados em participar da 6ª edição do Prêmio Revelação em Finanças IBEF SP/ KPMG poderão inscrever seus trabalhos enviando o material pelo correio ou via Internet. Também serão admitidos trabalhos de autoria coletiva.

Mais informações sobre o regulamento e inscrições: www.ibef.org.br/premio-revelacao .

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Digital Assessoria divulga a lista dos indicados ao IR Magazine Awards Brazil 2009

A Digital Assessoria Comunicação Integrada informa que a IR magazine, a mais importante publicação internacional sobre relações com investidores, disponibilizou a lista dos indicados ao prêmio - IR Magazine Awards Brazil 2009.

A premiação, que é promovida pela IR magazine em conjunto com a Revista RI e o IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores, celebra a excelência nas comunicações com os acionistas e das práticas de relações com investidores no Brasil.

Os indicados, que se destacaram entre os melhores profissionais de RI e as melhores empresas em diferentes categorias, surgiram de uma pesquisa independente conduzida pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas - FGV, a partir de consulta a uma amostra de 400 analistas e investidores institucionais e de 5.000 investidores individuais.

Os vencedores de cada categoria só serão conhecidos durante a cerimônia de premiação, que será realizada no próximo dia 22 de junho de 2009, no Buffet Tôrres - Itaim, em São Paulo.

Abaixo, a lista dos indicados em cada uma das 17 categorias da premiação, apresentados em ordem alfabética:

IR magazine Awards Brazil 2009

1) Grand Prix do melhor programa de relações com investidores (empresas “large cap”)
ALL - America Latina Logística
Banco do Brasil
Banco Itaú Unibanco
Perdigão
Vale

2) Grand Prix do melhor programa de relações com investidores (empresas “small & mid cap”)
Localiza
Lojas Renner
Lupatech
OdontoPrev
Totvs

3) Melhor executivo de Relações com Investidores (empresas “large cap”)
Marco Geovanne Tobias da Silva (Banco do Brasil)
Luiz Fernando Rolla (Cemig)
Daniela Sabbag (Grupo Pão de Açúcar)
Ricardo Florence (Marfrig)
Edina Gomes Biava (Perdigao)

4) Melhor executivo de Relações com Investidores (empresas “small & mid cap”)
Sílvio Guerra (Localiza)
Paula Picinini (Lojas Renner)
Thiago Alonso de Oliveira (Lupatech)
José Roberto Borges Pacheco (OdontoPrev)
José Rogério Luiz (TOTVS)
5) Melhor desempenho em Relações com Investidores por um CEO ou CFO
Bernardo Vieira Hees (ALL - America Latina Logística)
Roberto Setubal (Banco Itaú Unibanco)
Claudio Galeazzi (Grupo Pão de Açúcar)
José Rogério Luiz (TOTVS)
Roger Agnelli (Vale)

6) Melhor website de Relações com Investidores (empresas “large cap”)
ALL - America Latina Logística
Banco Itaú Unibanco
Gerdau
Petrobras
Vale

7) Melhor website de Relações com Investidores (empresas “small & mid cap”)
Localiza
Lojas Renner
PDG Realty
Positivo Informática
TOTVS

8) Melhor Governança Corporativa
Banco Itaú Unibanco
Lojas Renner
Natura
Perdigão
Vale

9) Melhor relatório anual

Banco Bradesco
Banco Itaú Unibanco
Petrobras
Usiminas
Vale

10) Melhor encontro com a comunidade de analistas (empresas “large cap”)
Banco Bradesco
Banco do Brasil
Banco Itaú Unibanco
Cemig
Vale

11) Melhor encontro com a comunidade de analistas (empresas “small & mid cap”)
LLX Logística
Localiza
Lojas Renner
Marcopolo
Totvs

12) Melhor “conference call”
ALL - America Latina Logistica
Banco Itaú Unibanco
Grupo Pão de Açúcar
Perdigão
Vale

13) Maior evolução em Relações com Investidores (empresas “large cap”)
B2W
Fosfértil
JBS
Suzano Papel
Vivo

14) Maior evolução em Relações com Investidores (empresas “small & mid cap”)
Magnesita
MRV Engenharia
OHL Brasil
Paranapanema
SulAmérica

15) Melhor sustentabilidade socioambiental
Banco Bradesco
Banco Itaú Unibanco
Cemig
Natura
Suzano Papel

16) Melhor relações com investidores para investidores individuais
Banco Bradesco
Banco Itaú Unibanco
Gerdau
Petrobras
Vale

17) Melhor marca corporativa “branding”
Banco Bradesco
Banco Itaú Unibanco
Natura
Petrobras
Vale

IR Magazine Awards Brazil 2009

PATROCINADORES:

- ABRASCA
- Barron`s
- Citigroup
- Chorus Call do Brasil
- Computershare
- FIRB
- IBRI
- JP Morgan
- NYSE Euronext
- OTC QX International
- Revista RI
- RI WEB / Comunique-se
- The Bank of New York Mellon
- The Media Group
- The Wall Street Journal
- Thomson Reuters
- Vale



ONDE:
Buffet Tôrres - Itaim
Av. Horácio Lafer, 430
Itaim – São Paulo, SP

QUANDO:
Segunda-feira, 22 de junho de 2009
19:30 horas - Coquetel de Recepção
20:30 horas - Jantar e Cerimônia de Premiação

SOBRE O IR MAGAZINE AWARDS BRAZIL:
O IR Magazine Awards Brazil faz parte de uma série anual de premiações e pesquisas promovidas ao redor do mundo pela IR magazine / Cross Border. Os vencedores dos IR Awards são selecionados através de pesquisa independente junto a profissionais de investimentos e investidores institucionais. Esses Estudos de Percepção dos Investidores em conjunto representam a maior pesquisa mundial deste tipo, compreendendo mais de 5.000 administradores de portfolio, analistas sell e buy side, em mais de 14 países ou regiões. Os profissionais pesquisados indicam as companhias nas respectivas categorias e dão suas opiniões em tópicos e tendências específicas relacionadas as relações com investidores. Para mais informações sobre o IR Magazine Awards Brazil, visite: http://www.blogger.com/ .

SOBRE A IR MAGAZINE / CROSS BORDER:
A IR Magazine, editada em Nova York e Londres pela Cross Border Ltd. (fundada no Reino Unido em 1993), é a única publicação global focada na interface entre as companhias e seus investidores. A IR magazine promove anualmente cerimônias de premiação nos Estados Unidos, Reino Unido, Europa Continental, Canadá, Região Nórdica, Ásia, Brasil, Irlanda e Austrália, contando com uma audiência anual em torno de 8.000 profissionais de relações com investidores. A Cross Border também edita a Corporate Secretary na América do Norte e a CorpComms no Reino Unido. A divisão de contratos da Cross Border oferece publicações e promoção de eventos para os setores financeiros e de comunicação corporativa na Europa e nas Américas. (www.thecrossbordergroup.com)

SOBRE O IBRI:
Fundado em 5 de junho de 1997, o IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega cerca de 500 profissionais ligados à área de Relações com Investidores. A missão do IBRI pode ser definida no binômio formação e valorização do profissional de RI. O Instituto estimula e promove atividades de Relações com Investidores (RI) junto às companhias e aos profissionais ligados ao mercado de capitais no Brasil e no exterior, promove o intercâmbio voluntário de experiências, idéias e informações sobre métodos e técnicas de RI entre os membros do IBRI; e incentiva a adoção de padrões éticos e profissionais de trabalho e conduta das pessoas ligadas às atividades de RI. (www.ibri.com.br)

SOBRE A REVISTA RI:
A Revista RI - a principal publicação brasileira sobre Relações com Investidores - foi lançada em Março de 1998, em associação com o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI), e em 11 anos de edições mensais ininterruptas, é considerada a publicação brasileira líder entre os profissionais de RI e de finanças no mercado de investimentos. Com uma circulação mensal de 10.000 exemplares, a Revista RI é distribuída para diretores e executivos de finanças e de relações com investidores de 500 empresas brasileiras de capital aberto. A publicação também é lida por investidores institucionais e individuais, analistas financeiros e profissionais de investimentos das principais instituições que atuam no mercado de ações brasileiro. Sua circulação e distribuição fazem da Revista RI uma fonte indispensável de referência pelos responsáveis pelas tomadas de decisões de investimentos no Brasil. (http://www.revistari.com.br/)

domingo, 24 de maio de 2009

Digital participa do 12º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa

A Digital Assessoria participa da 12ª edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, que acontece nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2009, no Centro de Convenções Rebouças (Avenida Rebouças, 600, Cerqueira César, São Paulo, SP). O tema deste ano é “O Novo Patamar de Comunicação Corporativa no Brasil” e reunirá executivos de comunicação de todo o Brasil, entre Jornalistas, Relações Públicas, profissionais de Propaganda e Marketing, RH, RIs e áreas afins. Mais informações sobre o evento pelo site www.megabrasil.com.br.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Artigo de Rodney Vergili - Novos tempos para a Comunicação no Mercado de Capitais

Novos tempos para a Comunicação no Mercado de Capitais

(*) RODNEY VERGILI

O mercado de capitais no Brasil vive novos tempos. Os juros estão em queda. Os investidores cada vez mais seletivos e em busca de informações para a tomada de decisões. O país entra no radar dos investidores com o “investment grade” e com fundamentos que permitem a médio prazo liderar o grupo de países emergentes (BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China).
São TEMPOS em que palavras como T (transparência), E (equidade), M (melhores práticas no mercado de capitais), P (prestação de contas), O (Ouvidoria) e S (sustentabilidade) passam a ser a base das empresas líderes da economia nacional.
A comunicação financeira está cada vez mais valorizada. As empresas que investem em comunicação e inovam ganham espaço no mercado das lentas, fechadas e burocráticas.
Ativos intangíveis -como marca, reputação, credibilidade - passam a ser diferenciais importantes nos negócios. São cada vez mais freqüentes as fusões e aquisições realizadas com base no valor percebido (imagem e reconhecimento público). O gerenciamento de imagem é prioritário em empresas líderes.
As companhias que abrem as portas de comunicação para seus públicos estratégicos (clientes, colaboradores, investidores, fornecedores, imprensa, governo...) têm suas marcas reconhecidas e começam a adquirir as firmas pouco adaptadas aos novos tempos.
As empresas que investem em comunicação conseguem captar com juros menores em fundos de recebíveis, debêntures, notas promissórias e são melhor avaliadas no mercado acionário.
Empresas interessadas em manter excelente relacionamento com o mercado de capitais devem investir em constante treinamento da equipe e gerar fluxo de informação constante por meio de tratamento especializado no relacionamento com a imprensa.
A falta de uma estrutura de atendimento aos públicos estratégicos passa a mensagem para o mercado de que a empresa que buscou se capitalizar no “boom” de 2007 fazia apenas uma operação especulativa. Essa estratégia reduz as possibilidades de captações menos onerosas de recursos no futuro.
A Comissão de Valores Mobiliários tem feito papel relevante para manter a credibilidade do mercado de capitais ao punir de maneira exemplar as companhias, dirigentes e intermediários que desrespeitam as melhores práticas de relacionamento com o mercado e também as companhias sem compromisso de longo prazo.
Transparência – A transparência é um conceito da Física e é representada pelo vidro. No caso da comunicação no mercado de capitais há a necessidade de uma interação-que não é característica de objetos, como o vidro. A transparência neste caso está ligada à necessidade de ser sincero e franco nas ações, de levar as informações da empresa (as positivas, mas também as negativas) para o mercado e trazer a repercussão (“feedback”) para a companhia. Não é algo estático-como o vidro-, pois exige dinamismo e interação com os “stakeholders” (públicos estratégicos).
Equidade – O mercado de capitais exige tratamento equitativo. São cada vez mais valorizadas as empresas que procuram oferecer benefícios aos minoritários próximos aos propiciados aos controladores nos processos de vendas de participação. As boas normas de conduta induzem a divulgação simultânea de informações a todos os investidores, a constante atualização tecnológica e a adoção das melhores práticas de Políticas de Divulgação e Negociação (dentro da legislação e dos pronunciamentos do CODIM - Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado - http://www.codim.org.br/ ).
Melhores Práticas - A comunicação deve privilegiar os porta-vozes com mais facilidade de comunicação. É cada vez mais frequente a criação de Comitês de Divulgação formados por especialistas multidisciplinares (profissionais de Relações com Investidores, de Comunicação, de Finanças, Departamento Jurídico, sem prejuízo dos demais profissionais interessados) que trazem visões diferenciadas e acompanham a correta execução das normas de divulgação, além de preparar manuais de conduta para situações de crise.
Prestação de contas – Princípio básico para a empresa que tem compromisso de longo prazo com o mercado de capitais é a prestação de contas. Esse princípio se aplica sem dúvida para empresas abertas, mas proporciona correta avaliação em termos de menores juros pagos e maior volume captado em operações de renda fixa, como no lançamento de fundos de recebíveis ou debêntures. Não basta entregar os demonstrativos financeiros em dia. É preciso querer se comunicar com o mercado.
Ouvidoria – O processo de relacionamento com o mercado de capitais exige que as empresas procurem se profissionalizar. É preciso atenção especial em ouvir o investidor, o funcionário, a imprensa e os demais públicos estratégicos. Ouvir o público traz informações importantes sobre a avaliação do mercado e contribui para o gerenciamento de risco da imagem corporativa.
Sustentabilidade – Há 10 anos, as empresas em sua comunicação com o mercado valorizavam a divulgação apenas dos demonstrativos financeiros. Atualmente, os investidores exigem resultados positivos em pelo menos três contas (a chamada “triple bottom line”): rentabilidade, cuidados com o meio ambiente (planeta) e responsabilidade social (pessoas). Nos tempos modernos, a empresa que quer se perpetuar precisa ser lucrativa e preocupar-se em evitar passivos (até mesmo jurídicos) ambientais e sociais.

(*) Rodney Vergili é jornalista, economista e diretor da agência Digital Assessoria Comunicação Integrada – http://www.digitalassessoria.com.br/
http://digitalassessoria.blogspot.com/
E-mail: digitalcomunicacao@gmail.com

Artigo postado também no Blog Mercados Financeiros e de Capitais do Prof. Ricardo Humberto Rocha da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo).